Autor Tópico: Flash Nikon em RB67 - alguém já usou?  (Lida 6993 vezes)

drmont

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
  • Sexo: Masculino
    • Andre Monteiro Fotografia
Online: 08 de Agosto de 2009, 10:34:39
Gostaria de saber se é possível utilizar o Flash Nikon SB600 da Nikon em uma RB67 PRO SD, da Mamiya, sem danos para o flash.

A conexão com a Mamiya é nas lentes (X) e já vi um adaptador com PC-macho em uma ponta e soquete (BASE para o flash) na outra.

Só que não sei se o SB600 funcionaria adequadamente.

Grato pelas eventuais dicas.




ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #1 Online: 09 de Agosto de 2009, 11:45:19
Olá, amigo!

Não conheço nada sobre Mamiya. Então no conjunto SB600 + mamya não posso opinar.

Porém tenho um SB600, e posso dar uns pitacos a respeito do flash.

Para utilizar com outras câmeras que não seja Nikon, o SB600 só vai ter a opção MANUAL, você tendo opção de francionar a carga em 1/1, 1/2, 1/4, etc.

Em outros flashs da Nikon como o SB800, ou os antigos SB24 e SB28 você tem a opção de AUTOMATICO no flash. Onde você coloca no flash a velocidade e ISO que está usando na câmera, e mesmo sem o TTL ele faz a medição automatica de quanto de luz mandar, pelo sensor do flash.

Já o SB600, como eu disse, só tem TTL (pra digitais Nikon), ou Manual.


Abraço
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


rogeriom

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 427
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 09 de Agosto de 2009, 12:30:03
Gostaria de saber se é possível utilizar o Flash Nikon SB600 da Nikon em uma RB67 PRO SD, da Mamiya, sem danos para o flash.

Eu acho que a possibilidade de danos é para a máquina.
É preciso verificar qual a voltagem do SB600 e quanto a sapata da RB67 aguenta.
[ SONY NEX-F3 SEL1855OSS SEL1650OSS SEL55210OSS NIKKOR 50/F1.8D ]
[ GALAXY S20 FE: 26mm f/1.8 1/1.76" SENSOR; 13mm f/2.2 1.3" SENSOR; 76MM f/2.4 1/4.4" SENSOR ]


liao

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 109
Resposta #3 Online: 11 de Agosto de 2009, 21:08:50
Gostaria de saber se é possível utilizar o Flash Nikon SB600 da Nikon em uma RB67 PRO SD, da Mamiya, sem danos para o flash.

A conexão com a Mamiya é nas lentes (X) e já vi um adaptador com PC-macho em uma ponta e soquete (BASE para o flash) na outra.

Só que não sei se o SB600 funcionaria adequadamente.

Grato pelas eventuais dicas.






Ola ,
Eu usei mamiya rb67 com flash metz ( para nikon ) e funcionou perfeitamente ..... isso foi ha uns 6 anos atras ..


sinclair

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
Resposta #4 Online: 05 de Junho de 2010, 16:40:18
pode ter certeza que vai disparar. por contato pc ou pelo pino central da sapata universal o flash recebe o comando para disparar. e vai ter que trabalhar no manual. as outras funçoes dificilmente vao rolar. acho que se usar um radio elimina a possibilidade, embora remota, de queimar/sobrecarregar eletricamente tanto a camera qnt o flash.


lee oliveira

  • Trade Count: (33)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
  • Insta @cameraantigarj ou @luizoliveirafotografias
Resposta #5 Online: 15 de Junho de 2010, 18:50:19
drmont, tudo bom?..essa RB é um tanque de guerra.. ótima câmera ..e pode usar qualquer flash com um cabo de PC sem problema , ..só que ele vai funcionar manual ou automático dependendo do flash, a opção de usar o Radioflash é uma boa para te dar mais mobilidade ..ahhh ,sua lente tem que estar em X sync
ela permite a sincronização de flash em todas as velocidades de 1 segundo a 1 / 400 segundo :ok:



bom tambem é um HandGrip para voce aclopar o flash


mais tarde pegar um back desse !!


rrpuertas

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
Resposta #6 Online: 28 de Junho de 2010, 22:13:35
Vai disparar só que no modo manual. Se quiser pode usar rádio flash também... tudo no modo manual. Fica tranquilo que não tem erro!
VENDO KIT FOTOGRAFIA SUBAQUÁTICA



lee oliveira

  • Trade Count: (33)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
  • Insta @cameraantigarj ou @luizoliveirafotografias
Resposta #7 Online: 29 de Junho de 2010, 00:17:58
Vai disparar só que no modo manual. Se quiser pode usar rádio flash também... tudo no modo manual. Fica tranquilo que não tem erro!

ele vai funcionar manual ou automático dependendo do flash (se o flash tiver a opção de automático)


rrpuertas

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
Resposta #8 Online: 29 de Junho de 2010, 14:00:55
USar um flash automático sem ele saber distância e diafragma é um tiro no pé!
VENDO KIT FOTOGRAFIA SUBAQUÁTICA



lee oliveira

  • Trade Count: (33)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
  • Insta @cameraantigarj ou @luizoliveirafotografias
Resposta #9 Online: 29 de Junho de 2010, 14:10:54
USar um flash automático sem ele saber distância e diafragma é um tiro no pé!

uma pergunta .
como voce usa flash automatico com uma camera manual??


MCarpinetti

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 315
  • Sexo: Masculino
    • http://www.carpinetti.com.br
Resposta #10 Online: 03 de Julho de 2010, 12:08:57
uma pergunta .
como voce usa flash automatico com uma camera manual??

Normalmente os flashes automaticos tem uma regulagem que leva em conta o ISO e a abertura usada, essa mesma regulagem tem uma tabela que tambem lhe dará a distancia maxima atingida pela luz com eficiencia.
No caso de alguns flashes, como o Metz 54MZ-41, ele tambem tem a opção de alterar a abrangencia do refletor, tendo as opções 35mm, APS, 6x6 e 6x9, todas programaveis.
Ao usar o flsh nikon, deve ficar atento para esse detalhe, pois deve compensar essa abrangencia, senão a luz ficará concentrada apenas na area central da imagem.
Sou totalmente contra a pirataria, eu nunca roubaria um navio.


lee oliveira

  • Trade Count: (33)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
  • Insta @cameraantigarj ou @luizoliveirafotografias
Resposta #11 Online: 03 de Julho de 2010, 14:09:49
Normalmente os flashes automaticos tem uma regulagem que leva em conta o ISO e a abertura usada, essa mesma regulagem tem uma tabela que tambem lhe dará a distancia maxima atingida pela luz com eficiencia.
No caso de alguns flashes, como o Metz 54MZ-41, ele tambem tem a opção de alterar a abrangencia do refletor, tendo as opções 35mm, APS, 6x6 e 6x9, todas programaveis.
Ao usar o flsh nikon, deve ficar atento para esse detalhe, pois deve compensar essa abrangencia, senão a luz ficará concentrada apenas na area central da imagem.
MCarpinetti, obrigado ,mas a pergunta era para o o amigo Rrpuertas que disse que usar um flash automático  na RB é um tiro no pé sem ele saber distância e diafragma,então perguntei a ele ,para ver o que ele faz para dar errado.. talvez ele não consiga ver o tipo de leitura do flash...trabalhei para moda com essas câmeras com o CT ou CL em automático perfeitamente.. por isso eu queria saber dele porque tiro no pé? queria saber como ele faz a leitura do flash
mas valeu.. abraço


AdrianoFurlanetto

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 492
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 05 de Julho de 2010, 13:57:00
Boa Tarde Galera... tenho uma pergunta tbm xD

Tenho um flash Nikon SB-22 e gostaria de saber se tem problema em usa-lo na Canon EOS 5D M-II e na EOS 40D e na Canon EOS 300???
Muito Obrigado!


lee oliveira

  • Trade Count: (33)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
  • Insta @cameraantigarj ou @luizoliveirafotografias
Resposta #13 Online: 05 de Julho de 2010, 14:13:20
Boa Tarde Galera... tenho uma pergunta tbm xD

Tenho um flash Nikon SB-22 e gostaria de saber se tem problema em usa-lo na Canon EOS 5D M-II e na EOS 40D e na Canon EOS 300???
Muito Obrigado!
  a 300 é a Digital? se for use com radioflash ,se for analógica pode usar tampando os contatos da sapata,
mas mesmo voce tampando os contatos para sapata, TTL tu sabe que não vai funcionar,certo?aconselho usar com radioflash , mas a 5D e a 40D segura tranqüilamente com cabo pc


AdrianoFurlanetto

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 492
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 05 de Julho de 2010, 14:59:07
a EOS 300 é analogica... Pq tampar os contatos da sapata??

Mas eu usei o flash simplesmente colocando-o na sapata das cameras e funcionou (desparou) tem algum problema?
Me pareceu ter funcionado direitinho...

Obrigado
« Última modificação: 05 de Julho de 2010, 15:00:10 por AdrianoFurlanetto »