Segundo o que se relata sobre esse fato, uma primeira bandeira foi fincada no alto desta montanha com um cano que foi encontrado pelas redondezas. Enquanto uma tropa carregava a bandeira, outra carregava galões de gasolina para atear fogo nos tuneis que os japoneses usavam para se esconder. Quando fincaram a bandeira foi um momento de catarse total..sirenes foram ligadas e teve uma grande comoção.
Algumas horas depois, um superior decidiu que uma bandeira maior deveria ser colocada no lugar da primeira, que foi erguida ao mesmo tempo que foi removida (no caso, parece ser a foto de Bob Campbell). Rosenthal nao podia se concentrar nas 2 por questão de acessibilidade, entao se concentrou na erguida. Havia batalha enquanto hasteavam a bandeira...houve uma "tropa de segurança" para esse momento. Diz-se que os japoneses estavam tacando granadas ali perto.
Quatro soldados estavam tentando ficar a bandeira, mas encontravam dificuldades por causa do solo vulcânico e dois que estavam olhando foram para tentar ajudar.
Na foto de Bob Campbell (e isso é uma suposição minha) vc ve claramente todos os soldados segurando o mastro. Como a bandeira foi erguida na diagonal, e nao na vertical, a foto de Roshethal parace mostrar a hora da erguida, onde o ultimo soldado já nao alcança mais.
A batalha, porém, não acabou neste momento e ainda durou algum tempo depois desse episodio
Ou seja, segundo a historia não havia clima para "poses" ou algo tão bem elaborado. O cacete tava comendo ali e logo depois da tomada do topo houve uma "operação de limpeza" para procurar japoneses, descobrir refugios, etc. Segundo outras fotos sobre aquele dia, realmente não teria como ter tempo, animo ou qq coisa que seja para uma composição ajustada, com poses programadas, etc.
E vendo o trabalho de Rosenthal como um todo, parecia não haver a preocupação com "fotos perfeitas", trabalhadas exaustivamente. Ou seja, eu acredito que possa ter sido uma belissima cagada dele
Alias, se for mesmo sorte, ele deveria levantar a mão pro céu todo santo dia, por fazer uma foto parecer, em atitude, a uma pintura do romantismo