Autor Tópico: Clyde Butcher. Esse é o CARA.  (Lida 10442 vezes)

GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Online: 11 de Agosto de 2009, 15:17:14
Deveria ter postado esse tópico em ARTE FOTOGRÁFICA mas como o trabalho do cara é feito com GF, achei melhor ficar aqui.

Fiquei conhecendo o trabalho em P&B do Clyde Butcher através do fotógrafo Nanã Sousa Dias lá no Esquina da Foto. Pra mim, no mesmo nível do mestre Ansel Adams.

Acho impressionante como ele consegue compor suas fotos usando as nuvens de maneira genial. Muito legal.









Para quem não conhece: http://www.clydebutcher.com/online-gallery.cfm

« Última modificação: 11 de Agosto de 2009, 15:19:48 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 11 de Agosto de 2009, 15:36:20
Muito legal.
Fruto de paciência de voltar várias vezes ao local e aguardar a hora certa.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 12 de Agosto de 2009, 22:31:07
Muita técnica, paciência e disposição. Principalmente para levar uma grande formato pro meio do mato e por vezes até entrar literalmente na água em busca de uma foto.
Bem...os resultados mostram que o esforço vale a pena. Lindas fotos.
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #3 Online: 13 de Agosto de 2009, 09:29:52
Sem esquecer do conhecimento na ampliação!


m.polli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 97
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 13 de Agosto de 2009, 13:55:36
Nossa!!! Lindas mesmo Guto.

Como disso o Lucas - Conhecimento - essa é a palavra chave.
Mauricio Polli


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #5 Online: 13 de Agosto de 2009, 16:34:59
Guto, aproveitando seu belo tópico pra dizer de uns outros:

Logicamente não dá pra dizer nada negativo do nosso Mestre Ansel Adams. Eu seria uma mula maior do que sou em não reconhecer a genialidade do Cabra. Mas tenho aqui, na minha opinião que Ansel Adams foi, além de um perfeccionista na arte, um cientista da fotografia de filme. Entretanto, uma vez na vida, surge alguém que faça algo que se torne uma referência acima da referência. E pra mim, ao se tratar de fotografia na natureza em Grande Formato, acredito que o primeiro seja o Adams, mas depois veio Charles Cramer.

Pra quem conhece bem o trabalho de Adams, mesmo sem ter lido algum dos seus três livros mágicos, pode reconhecer em Cramer uma linda sucessão. Vejam como ele, Cramer, consegue arrancar, em várias imagens, movimento com sua Grande Formato. Coisa quase inexistente em Adams. E quem já mexeu com câmeras desse porte, sabe a dificuldade que é isso.

Abaixo, então, uma foto de Cramer e na seqüência imagens aterradoras, tirando tudo o que uma película pode dar:



















Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #6 Online: 13 de Agosto de 2009, 16:37:35
E dêem uma olhada nas fotos de Marc Adamus:







« Última modificação: 13 de Agosto de 2009, 16:42:30 por Elmo »


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 13 de Agosto de 2009, 17:45:20
Fantásticas, Elmo.
Clyde Butcher, Marc Adamus, Charles Cramer...que trio. Além desses, com certeza muitos outros fazem bonito também.
Já estou adicionando essa "turminha" nos meus favoritos. Aula de fotografia e colírio para os olhos.
Abs  :ok:
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #8 Online: 14 de Agosto de 2009, 08:36:15
Guto, pra não dizer que fotografia em Grande Formato tenha apenas a natureza como único tema, veja as fotos de Sally Mann. E tente entender como ela consegue fazer essas fotos com uma câmera tão pouco versátil:

















AC

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 113
Resposta #9 Online: 14 de Agosto de 2009, 13:30:08
Elmo, dica fantástica, todos eles são mágicos da fotografia, cada um a seu modo.


Obelix

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 14 de Agosto de 2009, 19:57:59
Sensacional! Bicho, a primeira foto do Marc Adamus parece alto-relevo! Me deu vontade de tocar o monitor! E essa definição é exclusividade do grande formato? Ou, com uma médio formato, o treino de uma vida inteira, mais todos os cursos de fotografia que se puder fazer, podemos alcançar esse resultado? E as emulsões dos filmes, são as mesmas dos filmes comerciais?
Zenit 12xp
Yashica A
Olympus Trip 35


Anderson Fonseca

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
  • Tião Carreiro e Pardinho Salva!!!!!!
Resposta #11 Online: 15 de Agosto de 2009, 19:19:50
sensacionais, todos eles!!!!!!! :worship: :worship:


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #12 Online: 16 de Agosto de 2009, 18:06:37
Então vamos lá. Mais um da lista: o Escocês Bruce Percy, mostrando uma Profundidade de Campo que só uma GF é capaz de produzir:














albertgr

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.038
    • http://www.flickr.com/photos/alberto_gr
Resposta #13 Online: 16 de Agosto de 2009, 19:38:49
Nossa, são todos fantásticos! Mas as fotos do Marc Adamus estão fora de série... Me lembrou bastante do Ansel Adams. Show!
"Film is not dead, it just smells funny."



Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #14 Online: 17 de Agosto de 2009, 06:14:20
Pra quem quiser procurar sobre, não dá pra não indicar:

Edward Weston



Gregory Crewdson



Peter Gowland



Alec Soth



Peter Watson



E o Andreas Feininger











« Última modificação: 17 de Agosto de 2009, 20:02:44 por Elmo »