Autor Tópico: MP = qualidade  (Lida 10316 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #45 Online: 08 de Setembro de 2009, 10:14:56
Ivan,

O Super-CCD é um bom sensor. O problema das Fuji S5000/7000 (tive ambas) nunca foi o sensor em si, e sim a medonha compressão das imagens. Mesmo em JPEG fine, a quantidade de artefatos de cor era IMENSA, muito visíveis em áreas tipo céu azul e sombras. As cores em si e a qualidade ótica nunca foram problema sério.

Mas hoje, por exemplo, a S100FS (que também tive uma) tem uma ótica bem ruim, com um purple fringe absurdoooooooooooooooooooooo. E não é problema de sensor, pois o PF praticamente desaparece no extremo tele dela.

Depois vou postar uns exemplos...


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #46 Online: 08 de Setembro de 2009, 20:10:30
Ivan,

O Super-CCD é um bom sensor. O problema das Fuji S5000/7000 (tive ambas) nunca foi o sensor em si, e sim a medonha compressão das imagens. Mesmo em JPEG fine, a quantidade de artefatos de cor era IMENSA, muito visíveis em áreas tipo céu azul e sombras. As cores em si e a qualidade ótica nunca foram problema sério.

Mas hoje, por exemplo, a S100FS (que também tive uma) tem uma ótica bem ruim, com um purple fringe absurdoooooooooooooooooooooo. E não é problema de sensor, pois o PF praticamente desaparece no extremo tele dela.

Depois vou postar uns exemplos...

Bom, desde essa época fotografo em RAW, então a compressão das imagens nunca me afetou. Tenho fotos feitas com essas câmeras que são simplesmente excelentes, admiráveis para sensores tão pequenos.

O problema da fuji é que ela quer fazer tudo, e a parte boa fica encoberta pela parte ruim.


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #47 Online: 08 de Setembro de 2009, 21:50:51
Olá, estou construindo um site que tem isso justamente como um dos exemplos, um comparativo da imagem de uma Sigma DP2 (4.7MP) e uma G10 (14MP)

o site é photomysteries.com , veja o link do teste e compare.


Usar uma lente APS-C em uma full frame não faz muito sentido.
No seu caso seria mais sensato trocar as lentes. Não há como comparar as câmeras em questão... Comparar uma Semi-Pro Full frame com uma amadora aps-c não faz o menor sentido, é como comparar a EOS-5D com uma EOS-400D. Eu jamais me desfaria de uma FF por nenhuma APS-C.

Concordo com você, mas estou curioso em saber o resultado de uma comparação entre a qualidade das imagens obtidas com 5MP de uma full frame (D700) com os 10MP de uma DX (D80), independente de ser sensato ou não... :D
Afinal esse foi o tema de sua citação acima entre a Sigma e a G10, não foi ?
Poderia me ajudar nesse sentido (não me interessa se não é sensato, apenas quero os fatos? :ok:


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #48 Online: 08 de Setembro de 2009, 23:12:49
Sergio,

Vou ver se faço o seguinte: Uma foto com uma EOS-5D , cropar o sensor FF p/ APS-C e comparar com uma EOS-350D

Em relação ao comparativo da DP2 x G10 , o foco foi o sensor Foveon da DP2 contra o sensor Bayer da G10. É um contexto completamente diferente.



fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #49 Online: 10 de Setembro de 2009, 22:01:44
Sergio,

Vou ver se faço o seguinte: Uma foto com uma EOS-5D , cropar o sensor FF p/ APS-C e comparar com uma EOS-350D

Em relação ao comparativo da DP2 x G10 , o foco foi o sensor Foveon da DP2 contra o sensor Bayer da G10. É um contexto completamente diferente.



Beleza !!!!! :ok:
Ficaremos no aguardo (estou ansioso para tirar essa bendita dúvida).
Abraços.

Sérgio.


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #50 Online: 10 de Setembro de 2009, 22:03:32
20X30 não é muito exigente.

Ivan, com os 5,2 MP de uma D700 (FF), até que tamanho de ampliação com boa qualidade eu posso conseguir?

Sérgio.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #51 Online: 10 de Setembro de 2009, 23:09:43
Ivan, com os 5,2 MP de uma D700 (FF), até que tamanho de ampliação com boa qualidade eu posso conseguir?

Sérgio.

Com 5mpx depende bastante do assunto. É bastante fácil com 5mpx fazer 20X30 de qualquer assunto. 25X33 é possível caso seja retrato, com certa facilidade. Outros temas dependem da foto.


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #52 Online: 11 de Setembro de 2009, 00:37:41
Fiz retrato do meu filho 20X25 com 2,1 Mpx com resultado bom (não ótimo), a partir de um crop da D50 (6mpx a foto inteira, sem o crop). Com 3MP daria um ótimo resultado.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #53 Online: 11 de Setembro de 2009, 08:31:37
Já fiz 25X33 a partir de fotos em RAW de uma Fuji s5000, cujo sensor tinha 3mpx (cerca de 4mpx-equivalentes, benefício do SCCD). Não é uma foto perfeita, mas é muito convincente. Creio que os 5mpx feitos com lente boa e bom sensor, em RAW, dê para 25X38, exceto em paisagens onde qualquer resolução a mais é útil.


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #54 Online: 11 de Setembro de 2009, 18:37:39
Já fiz 25X33 a partir de fotos em RAW de uma Fuji s5000, cujo sensor tinha 3mpx (cerca de 4mpx-equivalentes, benefício do SCCD). Não é uma foto perfeita, mas é muito convincente. Creio que os 5mpx feitos com lente boa e bom sensor, em RAW, dê para 25X38, exceto em paisagens onde qualquer resolução a mais é útil.

Muito interessante Ivan.
Imagino que os 6 MP da Fuji s5000 (e obviamente o sensor) sejam bem menores que os da D700, portanto, devo teoricamente esperar um resultado melhor com os 5MP de uma FF, está correto?
Se eu fotografasse com 5MP em RAW/NEF e antes mexer em qualquer coisa do arquivo, interpolasse para 12 MP com o Genuine Fractals, por exemplo, geraria uma imagem final de qualidade semelhante aos 12 MP originais em JPEF/Fine ?
« Última modificação: 11 de Setembro de 2009, 18:42:19 por fcsergio »


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #55 Online: 11 de Setembro de 2009, 19:15:52
É impossível responder. Evidentemente os 5mpx de um sensor grande rendem muito bem, mas 5 não viram 12, o detalhamento permanece de cinco. O fato de interpolar do RAW ou não é indiferente, porque a interpolação é a última coisa feita pelo conversor quando ele oferece isso. Ou seja, na verdade é um tiff interno que é interpolado.

Faça você mesmo a experiência.
Abraços,
Ivan


hugo_arruda003

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 656
  • Sexo: Masculino
  • Prefiro não pensar igual a como você pensa!
Resposta #56 Online: 03 de Outubro de 2009, 15:11:23
a d60 da nikon saiu de linha??
a d3000 é a secessora, ou nada a ver?


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #57 Online: 04 de Outubro de 2009, 01:15:00
a d60 da nikon saiu de linha??
a d3000 é a secessora, ou nada a ver?

Saiu e a D3000 é a sucessora (inclusive com o mesmo sensor)...


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #58 Online: 04 de Outubro de 2009, 15:12:22
D3000 altamente criticada em qualidade de imagem comparando com a D40.
Ken Rockwell

Mas elogiada por ter o mesmo sistema de AF das irmãs mais caras (D5000 e D90) além de estar avaliada para 100 mil disparos.

É uma diferença de preço irrelevante em comparação à D5000.


hugo_arruda003

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 656
  • Sexo: Masculino
  • Prefiro não pensar igual a como você pensa!
Resposta #59 Online: 06 de Outubro de 2009, 10:30:34
D3000 altamente criticada em qualidade de imagem comparando com a D40.
Ken Rockwell

Mas elogiada por ter o mesmo sistema de AF das irmãs mais caras (D5000 e D90) além de estar avaliada para 100 mil disparos.

É uma diferença de preço irrelevante em comparação à D5000.

entao cara, acontece que eu ia comprar a d40, mas aí falaram "'e pouca diferença, compra a d60(no caso, a d3000) que tem um sensor melhor. aí fala, vai de d5000, o negócio vai ficando complicado  :D, mas brigadao por postar,