Pessoal com a divulgação dos dados da CIPA vários meios de comunicação começaram a consolidar as informações sobre o mercado global de SLRs. Com isso dá para ter um panorama global e não só um panorama baseado no mercado Japonês (que é mais acompanhado do que os demais).
Em 2006 o panorama de representatividade era o seguinte:
Já em 2008 o resultado ficou assim:
O gráfico a seguir mostra os pontos de market share conquistados e perdidos por cada uma das empresas.
Sintetizando os resultados, vemos uma escalada da Nikon de cerca de 12% e principalmente da Sony, que apresentou uma alta expressiva de 116% em seu market share. O ataque agressivo atingiu principalmente a Canon, que é a líder de mercado, o que ilustra o potencial de risco que a marca representa para os demais competidores, já que em pouco tempo ela conquistou expressividade (na casa dos dois dígitos) e elevado potencial de crescimento em cima de grandes competidoras.
Apesar de continuar líder de mercado a canon perdeu 19% de seu market share, o que é preocupante para qualquer marca. Esta perda significativa de participação de mercado, pode ser o motivo que está levando a Canon a investir pesado em seus novos lançamentos.
Em um campo de menor expressividade temos o crescimento da Panasonic, que dobrou sua participação de mercado com um crescimento exatamente sobre os pontos perdidos pela Olympus neste mesmo mercado. Assim parece estar havendo uma canibalização dentro do sistema 4/3, que em essência tem sido mais prejudicial à Olympus, que perdeu cerca de 17% de seu market share, do que à Panasonic, que conquistou exatamente o market share perdido pela Olympus.
Outro aspécto interessante é que a Fuji sequer aparece listada no ano de 2008, o que pode significar uma contribuição de um ponto para a Nikon dentro do sistema. A Pentax também confirma a má fase com a perda de pouco menos de 1 ponto de Market Share, mas que não significou encolhimento do seu próprio mercado e sim encolhimento em sua participação dentro da competitividade global.
Uma curiosidade é que na amostragem nacional feita em nossa pesquisa anual os resultados mostram uma Nikon e uma Sony bem mais fortes no Brasil, com uma Canon mais fraca. Esta posição se assemelha em partes à japonesa, onde a Nikon tem dominado o mercado, mas a Sony vigora com cerca de 10% de market share, abaixo da média mundial.
Dados de nossa pesquisa em 2008
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=31497.0