Autor Tópico: K20D, primeira experiência de uso  (Lida 12733 vezes)

Paradela

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 473
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 26 de Setembro de 2009, 10:25:10
Alexandre Paradela


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #31 Online: 26 de Setembro de 2009, 11:31:10
Tanto faz a fonte luminosa desde que ela seja praticamente uniforme no quadro todo.

O UniWB é ótimo, depois que o setamos não mudamos mais.

O interessante é que quando usamos o filtro magenta 30M com ele, o resultado no LCD é de cores naturais, só que a saturação dos canais é máxima.

O Headroom vai embora, e aí a fotometria fica exata para os tons desejados.
« Última modificação: 26 de Setembro de 2009, 11:32:57 por Ivan de Almeida »


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #32 Online: 27 de Setembro de 2009, 12:06:46
O wb tá setado para UniWB.

Fica um verde horrível a imagem, hein! Bem, estou precisando então de um filtro magenta deste... já achei um no ebay baratinho, um cc30m. Quando ele chegar eu testo tudo direito!
Deve melhorar muito mesmo!


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #33 Online: 27 de Setembro de 2009, 14:49:02
O fato de ficar verde não tem importância nenhuma, pois o importante é o RAW. Depois é só corrigir o WB.

O UniWB serve somente para ter um prognóstico melhor da exposição do RAW. Permite controlar melhor a exposição.

O filtro magenta serve para saturar mais os outros canais diferentes do verde.


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #34 Online: 27 de Setembro de 2009, 15:00:44
Entendi...

Na verdade o UniWB é para ver descobrir sobre qual exposição o Raw estoura e assim expor corretamente... e o filtro saturar mais os canais vermelhos e azul... realmente o canal vermelho fica devendo bastante em relação ao verde... me parece o pior... É dele então que começam a surgir os ruídos? Quer dizer, é dele que parte a maioria dos ruídos numa imagem?

Outra dúvida... com o filtro 30m as cores no lcd parecem mais menos esverdeadas?
« Última modificação: 27 de Setembro de 2009, 15:10:06 por Natão »


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #35 Online: 27 de Setembro de 2009, 15:49:09
Entendi...

Na verdade o UniWB é para ver descobrir sobre qual exposição o Raw estoura e assim expor corretamente... e o filtro saturar mais os canais vermelhos e azul... realmente o canal vermelho fica devendo bastante em relação ao verde... me parece o pior... É dele então que começam a surgir os ruídos? Quer dizer, é dele que parte a maioria dos ruídos numa imagem?

Outra dúvida... com o filtro 30m as cores no lcd parecem mais menos esverdeadas?

Com o filtro as cores ficam quase normais no LCD, se não normais mesmo, o que significa que o filtro compensa perfeitamente a saturação diferencial dos canais.


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #36 Online: 27 de Setembro de 2009, 18:32:32
Valeu Ivan, ah já decidi partir para as pentax também... já coloquei minha camera e os acessórios à venda, é só entrar em estoque na BH a pentax K-x que eu compro uma... Eu queria uma com vídeo, não é 1080, mas da pra filmar um pouquinho!
Fora que vou poder utilizar todas as objetivas estabilizadas... vai valer a pena!


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #37 Online: 17 de Outubro de 2009, 10:36:10
Reavivando o tópico!!

então Ivan, acabei não ficando com a pentax, e comprei uma 40d mesmo... Quando comprei ponderei pelo tempo que demoraria para chegar e pela resistência do corpo, já que as vezes eu sou meio descuidado e desasatrado..

então tentei setar para UniWB, comprei um filtro tiffen CC 30M, mas cara, o sensor dessa câmera é muito mais verde do que eu imaginei... Quando ajustei para UniWB fico totalmente verde mesmo, muito mais intenso do que o da XS que e tinha... Tanto que nem o filtro magenta foi capaz de abrandar a tonalidade de verde.. Na verdade com o filtro a imagem do LCD ficava verde como em UniWB ajustado na XS sem filtro.

É normal isto? Ele tem mais canais de verde do que os demais?
Posso te enviar a foto pra tu ver, ah sim e posto a foto totalmente estourada para tu analisar também o historiograma, já que não sei fazer isso muito bem... Seria o caso de eu comprar um CC40M ou 50M?

Abs
Valeu!


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #38 Online: 17 de Outubro de 2009, 15:33:29
Não sei, Natão, nunca tive essa câmera. Dê uma olhada no DXO sobre o balanço dos canais da 40D


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #39 Online: 17 de Outubro de 2009, 15:51:18
Não sei, Natão, nunca tive essa câmera. Dê uma olhada no DXO sobre o balanço dos canais da 40D

Link específico, tens? ou alguma indicação pra eu interpretar adequadamente aquele gráfico???
Eu nucna entendo muito bem...


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #40 Online: 18 de Outubro de 2009, 09:42:41
Então Ivan, eu procurei, como eu disse não sei interpretar muito bem mas vamos lá

o Canal verde tem o fator x1,00
o Canal azul tem o fator x1,49
e o Canal vermelhor tem fator de x2,07

Isso significa que eu teria que baixar o fator de multiplicação para 1 utilizando um filtro, certo?
Bem aí eu não saberia qual filtro intensidade da Correção de Cor utilizar, existe uma lista para isso?

Muito obrigado desde já!


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #41 Online: 18 de Outubro de 2009, 09:46:54
Se é isso, é mais ou menos igual à Pentax, e deveria ser simples fazer o WB e a compensação com o filtro magenta seria direta.

Lembre-se que deve fazer o UniWB sem o filtro. Depois põe o filtro, do contrário o filtro vai interferir no cálculo.


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #42 Online: 18 de Outubro de 2009, 09:57:22
Se é isso, é mais ou menos igual à Pentax, e deveria ser simples fazer o WB e a compensação com o filtro magenta seria direta.

Lembre-se que deve fazer o UniWB sem o filtro. Depois põe o filtro, do contrário o filtro vai interferir no cálculo.

Ok, vou fazer isso pra agora e mostrar como fica uma fotografia com WB ajustado para UniWB sem filtro e só convertida para JPG, e talvez poste uma com o filtro também.


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #43 Online: 18 de Outubro de 2009, 10:24:53
aqui estão, feitas com uma ST 50mm 1.4

desculpe se estão cortadas, mas é só um teste para ver as cores mesmo, foi uma coisa rápida, bem rápida

primeiro de um objeto branco (quase branco) com um fundo de um verde bem claro - sem filtro e ajustado para UniWB



Agora com filtro de CC



De plantas

sem o filtro



com filtro



Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #44 Online: 18 de Outubro de 2009, 11:51:43
Estranho.