Autor Tópico: Spider  (Lida 2777 vezes)

Blasius

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.254
Online: 29 de Setembro de 2009, 16:36:39
Olá! Fiz essa de brincadeira... tinha cerca de 3 a 4mm e não ficava parada! Deu trabalho...

Usei a XTi com MP-E 65mm f/2.8 e flash circular (meu 580 EX II ficou em casa, então foi só com o ring mesmo...)

1.


2.


3.


EXIF: (todas iguais)
Magnificação 2:1
Modo manual
1/125s
f/16 (equivalente f/48)
ISO 80 (isso mesmo)

Abraços!  :ok:
Canon Rebel XTi - Canon 6D - Pentax K1000
Críticas são para construir, não destruir... Faça com sabedoria e conhecimento. Aceite e aproveite o melhor. Discutir é crescer!


Paulinho Cé

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.882
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 29 de Setembro de 2009, 17:36:03
Jumping Spider ou aranha saltadora é inquieta mesmo mas se provocada, fica em posição de ataque e rende boas poses.
Achei que faltou foco e DOF muito curto. A luz tambem  não estava aquelas coisas, mesmo para um ring flash.
Fazer "de brincadeira" dá nisso, o resultado não é bom.

Abraços,

Paulinho Cé
Fotografe com a alma...<br />http://www.flickr.com/photos/paulinhoce/


Blasius

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.254
Resposta #2 Online: 29 de Setembro de 2009, 18:00:05
Jumping Spider ou aranha saltadora é inquieta mesmo mas se provocada, fica em posição de ataque e rende boas poses.
Achei que faltou foco e DOF muito curto. A luz tambem  não estava aquelas coisas, mesmo para um ring flash.
Fazer "de brincadeira" dá nisso, o resultado não é bom.
Abraços,
Paulinho Cé

Oi Paulinho, pena que você não acho o resultado bom... quanto ao DOF, eu usei a mínima abertura que essa objetiva permite (f/16), ou seja, essa é a maior profundidade de campo que ela permite com 2:1. E o objetivo dela e causar esse efeito mesmo (questão de gosto)... Realmente foram para brincar, apenas divertir...

Abraço!  :ok:
Canon Rebel XTi - Canon 6D - Pentax K1000
Críticas são para construir, não destruir... Faça com sabedoria e conhecimento. Aceite e aproveite o melhor. Discutir é crescer!


Paulinho Cé

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.882
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 29 de Setembro de 2009, 18:24:15
Oi Paulinho, pena que você não acho o resultado bom... quanto ao DOF, eu usei a mínima abertura que essa objetiva permite (f/16), ou seja, essa é a maior profundidade de campo que ela permite com 2:1. E o objetivo dela e causar esse efeito mesmo (questão de gosto)... Realmente foram para brincar, apenas divertir...

Abraço!  :ok:

Blasius meu amigo,

A minha opinião não deve influenciar a tua abordagem, ela é tua e é a tua maneira de conceber a tua fotografia.
Mesmo com f16, estando o objeto perpendicular à objetiva o DOF fica curto demais pois o ideal é que ele esteja paralelo à ela.
Eu falo assim porque as minhas macros têm um cunho documental e pouco artistico pois o meu objetivo é mostrar a libélula inteira, toda focada para que possa ser observada nos detalhes. Aliás estou achando que devo mudar um pouco a minha abordagem e compor mais artisticamente, quem sabe seja uma nova fase das minhas fotografias de libélulas...

Se o objetivo era obter o resultado mostrado, parabens... poucos conseguem obter o que pretendem numa fotografia.

Abraços,

Paulinho Cé
« Última modificação: 29 de Setembro de 2009, 18:27:00 por Paulinho Cé »
Fotografe com a alma...<br />http://www.flickr.com/photos/paulinhoce/


Blasius

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.254
Resposta #4 Online: 29 de Setembro de 2009, 18:30:58
Oi Paulinho, são abordagens diferentes mesmo... E que bichinha difícil de focar, ela não para de maneira alguma! Essa objetiva, quem já usou sabe, é difícil focar pois não existe anel de foco. Tem-se que aproximar e afastar a objetiva para colocar o foco aonde deseja-se, e quando o objeto em questão não para de se mover  :shock: fica difíl!!!

Abraço!  :ok:
Canon Rebel XTi - Canon 6D - Pentax K1000
Críticas são para construir, não destruir... Faça com sabedoria e conhecimento. Aceite e aproveite o melhor. Discutir é crescer!


SELAROM777

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 379
  • Sexo: Masculino
  • Jesus é a luz do mundo!!!
Resposta #5 Online: 29 de Setembro de 2009, 19:16:51
Quanto zoio tem a aranha!!!  :shock: :shock: :shock: Será que ela enxerga com eles tudo??? :ponder: :ponder: :ponder:
Viva com Esperança!!!


Blasius

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.254
Resposta #6 Online: 29 de Setembro de 2009, 19:27:19
Quanto zoio tem a aranha!!!  :shock: :shock: :shock: Será que ela enxerga com eles tudo??? :ponder: :ponder: :ponder:

Pois é, haja zoio mesmo!!!  :ok:
Canon Rebel XTi - Canon 6D - Pentax K1000
Críticas são para construir, não destruir... Faça com sabedoria e conhecimento. Aceite e aproveite o melhor. Discutir é crescer!


Djusten

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 272
Resposta #7 Online: 29 de Setembro de 2009, 19:35:36
Sabe que vc me fez lembrar que um amigo tem uma aranha dessas vou pedir ela emprestada pra fazer umas tbm :D


SELAROM777

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 379
  • Sexo: Masculino
  • Jesus é a luz do mundo!!!
Resposta #8 Online: 29 de Setembro de 2009, 19:54:37
Se pegar a aranha do amigo emprestada tem que devolvê... :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Viva com Esperança!!!


atpaula

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.231
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 29 de Setembro de 2009, 20:20:44
Taí uma que o crop só ajudaria.... Tiraria o excesso de borda branca, focando mais na pernuda.
Aguinaldo
www.aguinaldodepaula.com
Nikon / Zeiss


Oberdan Gomes

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 764
Resposta #10 Online: 29 de Setembro de 2009, 20:51:20
Se pegar a aranha do amigo emprestada tem que devolvê... :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Pois é, haja zoio mesmo!!!  :ok:

Nesta aí, se não me engano, são ao todo 8 olhos (4 pares), mas tem espécies com 6, 4, 2 ou nenhum, pois é nenhum olho, foi descrito a ausencia de olhos em umas aranhas encontradas no interior de cavernas.

Em tempo... gostei das fotos! Essa 65mm é uma coisa de doido!
« Última modificação: 29 de Setembro de 2009, 20:51:51 por Oberdan Gomes »


Alexandre Lourenço

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 968
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #11 Online: 29 de Setembro de 2009, 21:04:58
E aí Blasius! :ok:

Dá pra ver o reflexo das lâmpadas do ring flash nos olhos da aranha...! :aua:
Tenho este problema com as fotos intra-orais... Vc já experimentou o twin flash para ver se este tipo de reflexo desaparece?

Abraços,
Alexandre.


Blasius

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.254
Resposta #12 Online: 30 de Setembro de 2009, 08:31:09
E aí Blasius! :ok:

Dá pra ver o reflexo das lâmpadas do ring flash nos olhos da aranha...! :aua:
Tenho este problema com as fotos intra-orais... Vc já experimentou o twin flash para ver se este tipo de reflexo desaparece?

Abraços,
Alexandre.

Não experimentei não, mas fica o reflexo sim, porém não na mesma forma, de semi-círculo...

 :ok: :ok: :ok:
Canon Rebel XTi - Canon 6D - Pentax K1000
Críticas são para construir, não destruir... Faça com sabedoria e conhecimento. Aceite e aproveite o melhor. Discutir é crescer!


Blasius

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.254
Resposta #13 Online: 30 de Setembro de 2009, 08:58:10
Oi Oberdan! Não sabia que aranhas tinham menos que 4 pares do olhos!  :o Muito menos que existiam sem olhos!!!!  :eek: Há, vê as fotos dessa Oberdan, parece-me que ela só tem 3 pares de olhos?!

Vai mais duas fotos de uma aranhinha... Essa foi mais fácil de fotografar, pois ficava paradinha! Essas eu fiz já faz algum tempo...

4.


5.


Se alguém tiver alguma contribuição em fotos de aranhas, pode postar!

Abraços!  :ok:
« Última modificação: 30 de Setembro de 2009, 08:59:39 por Blasius »
Canon Rebel XTi - Canon 6D - Pentax K1000
Críticas são para construir, não destruir... Faça com sabedoria e conhecimento. Aceite e aproveite o melhor. Discutir é crescer!


Oberdan Gomes

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 764
Resposta #14 Online: 30 de Setembro de 2009, 09:29:23
A quantidade de olhos, depende dos hábitos dela, aranhas predadoras (como essa, uma papa-moscas) possuem mais olhos, enquanto as formadoras de teias tem menos, repare que nas fotos que ela aparece de lado, tem um olho bem menor entre os dois maiores.

Olhe essa imagem de uma micoscopia, que retirei do site da ULBRA (http://www.ulbra.br/)


Eu estou procurando um adaptador para ligar a minha XTi em um micoscópio Triocular, mas por enquanto só achei para compactas :(

Ah, tenho em casa, uma Caranguejeira (de uns 12cm) e uma Armadeira (de 17cm + ou -), ambas conservadas em Alcool (na verdade na cachaça) na época que encontrei-as estava sem alcool absoluto, aí coloquei na cachaça mesmo.
« Última modificação: 30 de Setembro de 2009, 09:31:29 por Oberdan Gomes »