Retenção de texturas não é problema do sensor nem da câmera Leo. É lente, pura e simplesmente, e no máximo se pode falar de tratamento
entendendo tratamento como o algoritmo de conversão do RAW. Porque texturas são resultado de microcontraste da lente e do o filtro LowPass, que é mais fraco nas Pentax e não mais forte. Só. Agora, li o teste e não achei esse tipo de comentário nele, então é um comentário seu, não do dpreview. Testar duas ou mais câmeras com lentes diferentes não leva a nada, melhor faz quem usa para isso lentes de terceiros (Sigma) pois aí pode usar a mesma lente para todas (acho que o Image-resource faz assim). Mesmo assim o dpreview diz que a retenção de detalhes é idêntica e indistinguível do da Canon 50D (câmera que você não critica), e louva a Nikon D300. Com que lentes as câmeras foram testadas? Isso não significa nada? Para mim significa muito. Sem equalizar as lentes, o teste é podre quanto à retenção de detalhes em comparação.
Na questão da latitude, mais uma vez o teste é contraditório, pois aponta uma latitude nas altas luzes de 2,5 para a K7 e de 3,2 para a K20D. Ora, elas têm o mesmo sensor, só variando os canais de exportação dos dados do sensor de 2 para 4, então é absurda a conclusão e enviezada. Tão enviezada a coisa desses testes que no DXO, por exemplo, a GX20 Samsung aparece quase dez pontos acima da K20D, que é exatamente a mesma câmera e provavelmente feita na mesma fábrica apenas com nome diferente. Aliás, a GX20 é a terceira melhor no DXO, abaixo apenas de duas Nikon e de cãmeras com sensor FF.
De todo modo, esses são os números do teste...
Usable range
Pentax K7 -5.7 EV 2.9 EV 8.6 EV
Pentax K20D -5.8 EV 3.2 EV 9.1 EV
Nikon D300 -4.7 EV 4.1 EV 8.8 EV
Canon EOS 50D -4.8 EV 3.5 EV 8.3 EV
Interessantemente, a Pentax K20D extensamente criticada aqui tem DR maior que a incensada D300 cujo sensor tem menos 2,5mpx. E não está informado aqui se isso foi medido em RAW ou JPEG... Infere-se que tenha sido em JPEG, pois quando é em RAW avisam.
Aliás, mais uma vez, do mesmo modo como fizeram no teste da K20D, omitem o gráfico da recuperação das altas luzes em RAW, gráfico que há em todos os outros testes de câmera... E isso é isento?
Você também viu o que quis no teste, pois nos gráficos de ruído, por exemplo, a de pior desempenho entre as de sensor muito denso é a Canon 50D quando examinadas em RAW. Veja o gráfico do teste do dpreview:
Croma
Gray
Black
É claro que eles acima botam o gráfico em JPEG, onde o JPEG supertratado da Canon é "liso" (e ruim). Se você acha que o gráfico em JPEG interessa, aí é questão de viés.