Enquete

Qual a sua avaliação para a foto?

Excelente
2 (6.5%)
Boa
13 (41.9%)
Razoável
10 (32.3%)
Ruim
5 (16.1%)
Péssima
1 (3.2%)

Votos Totais: 31

enquete encerrada: 12 de Outubro de 2009, 00:10:16

Autor Tópico: Lua - 03/10/09  (Lida 2528 vezes)

jpedro98

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 05 de Outubro de 2009, 00:10:16


Título: Lua - 03/10/09

F/4.5
1/250s
ISO 100

Nossa, fiquei super empolgado com esse site, que resolvi postar essa foto que fiz.
Já aviso, sou mais que novato na área, comprei uma H50 e estou ainda me familiarizando com o novo " Brinquedo ".
Caso esqueci algum detalhe me perdoem, com o tempo vou me acostumando.

Abraços.


victim

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 584
Resposta #1 Online: 05 de Outubro de 2009, 00:46:56
votei ruim pq nao custa nada tirar uma foto dessas, eh so levantar o olhar e a lua esta cheia. Enfim a composicao ficou bem fraca, pra nao dizer que nao houve.  enfim tente colocar coisas mais interessantes na foto.


SELAROM777

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 379
  • Sexo: Masculino
  • Jesus é a luz do mundo!!!
Resposta #2 Online: 05 de Outubro de 2009, 09:20:04
É isso aí jpedro, é assim mesmo, parabéns pela foto que ficou muito boa, mas o victim disse tudo, neste fórum a grande maioria dos frequentadores são profissionais e tem grande conhecimento sobre fotos, e cabe a nós, meros fotógrafos mortais, absorver o conhecimento deles e aceitar as críticas numa boa, e buscar o diferente, o inovador, ou ainda o melhor que pudermos das coisas simples sob ângulos que um olho normal não está acostumado a observar. Em nome de todos do fórum te dou as boas vindas e... manda foto!!! :snack:    :ok: :ok: :ok:
Viva com Esperança!!!


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 05 de Outubro de 2009, 09:39:11
votei ruim pq nao custa nada tirar uma foto dessas, eh so levantar o olhar e a lua esta cheia. Enfim a composicao ficou bem fraca, pra nao dizer que nao houve.  enfim tente colocar coisas mais interessantes na foto.

Foto de lua tem uma série de dificuldades técnicas, principalmente com esse grau de aumento, que, pela proporção no quadro não foi dos menores. A Lua tem um movimento angular aparente MUITO rápido e conseguir uma foto com a exposição correta E sem blur ( no caso blur de movimento) em hipótese alguma é trivial. A Exposição está excelente e não há blur aparente neste grau de aumento (pelo menos 500mm em uma 35mm). Tecnicamente está corretíssima, em se tratando de uma foto atronômica. Não existem outros elementos na foto mas creio que aqui não seja o caso.

Antes de falar que não custa nada tirar uma foto destas, tente fazer primeiro... Tenho 20 anos de experiência em astrofotografia, e pode acreditar que não é assim tão simples.

Manda ver, pois ficou muito boa. Se quiser dicas em astronomia é so falar.
« Última modificação: 05 de Outubro de 2009, 09:40:20 por afshalders »


Bruno Mota

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 445
  • Sexo: Masculino
    • Bruno Mota
Resposta #4 Online: 05 de Outubro de 2009, 09:42:45

Qual lente usou para fazer tal foto!?

CP2.1. Os comentários deverão incluir, obrigatoriamente, críticas e sugestões para melhoria dos trabalhos.
   CP.2.1.1. Comentários vagos e que incluam apenas elogios serão excluídos.
« Última modificação: 05 de Outubro de 2009, 13:23:41 por Fernanda Maia »


celojordani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 696
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 05 de Outubro de 2009, 13:21:58
cara, compra um tripé, soca o zoom digital no máximo trava o foco na lua, poe o temporizador 2segundos e bate a foto! ajuda!

eu gosto de fotos dwe lua, não importa o motivo, ou falta de assunto.
Marcelo Jordani Feliti -http://www.wikiaves.com.br/perfil_celojordani


Nikon D5000 + 18-55mm AF-S VR + 70-300mm AF-S VR + SB 600


Oberdan Gomes

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 764
Resposta #6 Online: 05 de Outubro de 2009, 13:36:43
Qual lente usou para fazer tal foto!?

Bruno foi um Ultra-Zoom (lente fixa), à menos que ele tenha utilizado aqueles Tele-converter que são vendidos à parte, foi só no Zoom da Sony H50 mesmo.

Votei boa, porque realmente a nitidez não é tão simples de se conseguir nesse tipo de foto.  :ok: ...

Como sugestão, use F/8 (que é a abertura mínima H50), o que lhe dará uma nitidez ainda maior.


jpedro98

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #7 Online: 05 de Outubro de 2009, 21:54:13
Gente, realmente agradeço as resposta, sempre são válidas e interessantes.

Quanto a foto, o que gostei foi que com uma camera, sem acessórios, consegui pela 1ª vez tirar uma foto da lua. Não levem como uma ofença, a foto. Pois fiz e postei como sendo a minha obra de arte do momento. Como creio que diversos ja tiveram esse momento.
Assim que tirar mais fotos, vou postar, pois realmente da pra ver que vocês entendem do que falam. rsssssssss   E apesar de fotografia ser uma coisa " Simples " , acabo de descobrir que é muito mais complexo que imaginava.

Abraços a todos e muito obrigado pelas dicas. Até a proxima...


Ana Adams

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #8 Online: 05 de Outubro de 2009, 22:51:51
jpedro98,
quase todos nós aqui já fomos iniciantes ( tem alguns que nasceram experientes !!! hahahah.. brincadeirinha !! ), e todos nós sabemos da dificuldade de fazer as primeiras boas fotos da lua.
Não se sinta desestimulado por algumas críticas, entenda apenas como algo que já foi superado por alguns. E, ao contrário do que vc pode ter achado, uma foto não pode ser uma ofensa, pelo menos não uma foto da lua  ;)
De minha parte, desejo suas boas vindas ao nosso MF, aqui tem gente muito boa que pode te ajudar a melhorar na sua nova arte.
Aconteceu comigo  :D


lgrassmann

  • Trade Count: (29)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 102
  • Sexo: Masculino
    • www.leandro.fot.br
Resposta #9 Online: 05 de Outubro de 2009, 23:48:56
votei ruim pq nao custa nada tirar uma foto dessas, eh so levantar o olhar e a lua esta cheia. Enfim a composicao ficou bem fraca, pra nao dizer que nao houve.  enfim tente colocar coisas mais interessantes na foto.

Concordo com o astrofotógrafo acima. Foto de lua não é tão elementar assim. Mesmo com uma boa máquina em mãos, acertar fotometria e tirar uma foto sem tremer não é fácil.
Aliás, victim, não entendi suas colocações. Criticar sem apontar os erros e sugerir correções é muito fácil! Gostaria que você mesmo sugerisse uma composição melhor da lua cheia, e citasse algum elemento que pudesse ser colocado na foto. Eu não consigo imaginar uma foto da lua com algum outro elemento que não sejam eventuais estrelas que apareçam no enquadramento. E, antes de criticar um novato desta forma, lembremo-nos que todos nós já passamos por dificuldades no início do aprendizado (Pra não dizer que ainda temos dificuldades, apesar da experiência).


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #10 Online: 06 de Outubro de 2009, 00:36:18
Em abril, eu tentei fazer uma foto decente da lua cheia com um telescópio com cf de 2000mm aproximadamente e 20 polegadas de diâmetro, um Schmitt-Cassegrain de mais de $25.000, numa noite sem nuvens, no melhor lugar que consigo imaginar, o deserto de Atacama. A câmera foi uma EOS-5D acoplada ao telescopio com um adaptador. Apesar da experiência, foi um INFERNO. Mesmo com acompanhamento computadorizado não é trivial, pois com estes aumentos, o alinhamento do sistema tem que estar absolutamente perfeito, qualquer centésimo de grau de erro causa motion blur. Das mais de 30 tentativas UMA saiu mais ou menos, isso porque tinha uma estrada a uns 200m de onde estávamos e o chão tremia levemente com o passar de caminhões. O legal foi a lua enchendo um quadro de 35mm inteirinho.


wirian

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 442
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 07 de Outubro de 2009, 09:50:24
CP2.1. Os comentários deverão incluir, obrigatoriamente, críticas e sugestões para melhoria dos trabalhos.
   CP.2.1.1. Comentários vagos e que incluam apenas elogios serão excluídos.
« Última modificação: 09 de Outubro de 2009, 07:46:05 por Fernanda Maia »
Cabe a mim a construção daquilo que me é peculiar


Icosta

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 292
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 07 de Outubro de 2009, 22:46:18
CP2.1. Os comentários deverão incluir, obrigatoriamente, críticas e sugestões para melhoria dos trabalhos.
   CP.2.1.1. Comentários vagos e que incluam apenas elogios serão excluídos.
« Última modificação: 09 de Outubro de 2009, 07:45:44 por Fernanda Maia »


muxxx

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
  • Sexo: Masculino
    • MURILO SANTOS PHOTODESIGN
Resposta #13 Online: 12 de Outubro de 2009, 20:57:30
CP2.1. Os comentários deverão incluir, obrigatoriamente, críticas e sugestões para melhoria dos trabalhos.
   CP.2.1.1. Comentários vagos e que incluam apenas elogios serão excluídos.
« Última modificação: 13 de Outubro de 2009, 08:16:59 por Fernanda Maia »
Murilo Santos :: murilosantos.com

Nikon D7000 | 8mm fisheye 3.5 | 50mm 1.8 | 28mm 2.8 | 28-75mm 2.8 | 70-200mm 2.8


Simon

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 12 de Outubro de 2009, 21:27:49
Gostei de sua foto, é bem gráfica e tem um bom detalhamento. Eu aumentaria um pouco o tamanho da lua no quadro (mas está boa assim mesmo). Meu voto é 'boa'.