Muito bacana o texto.
Mas eu vou ser contrário em algumas coisas.Vou começar com um sonoro "DEPENDE"
PQ depende?
Pq depende de como o profissional,amador vê a fotografia
Pq depende do objetivo da foto feita
Depende,depende e depende.Mas vou ser objetivo.
O mito do controleEssa linha de raciocício onde damos uma "desculpa" de que teríamos que ter uma "retro escavadeira"....não cola mais.O fotógrafo tem q ter no mínimo bom senso e se esforçar um pouco para fazer uma boa foto.Isso é que diferencia A de B.Se um outro fotógrafo,foi no mesmo lugar que vc e fez uma composição bacana sem essa árvore atrapalhando,pq vc tambem não o fez?comodismo?era mais fácil fazer assim e depois explicar?qual era a sua intenção?fazer um mero registro do momento,eternizar o momento ou fazer dessa sua foto uma PINTURA?
E pq a fotografia não pode ser vista como pintura?Aliás,os antigos pintores nada mais eram do que fotógrafos de seu tempo.
Acho que o que ocorre é um filtro muito baixo e uma aceitação enorme de detalhes que comprometem uma foto,mas isso é um opinião minha e não quero com essas minhas linhas causar tumulto.
Ah..é possível SIM controlar TUDO que sai numa foto,em estudio e ate mesmo na natureza,basta ter PACIENCIA e saber o momento certo de clicar.
O mito da originalidadeNão adianta vc ser original se vc não tem como divulgar seu trabalho ou o mais importante,se vc não conhecer aquela pessoa que vai te abrir novas oportunidades,ou seja QI.oO que mais vemos hoje em dia são fotos em midias consagradas muito mal feitas e produzidas,mas com um equipamento de última geração,ou seja o QI funcionou alí.....
Sofra influências,faça releituras mas busque sempre o seu caminho, muitos copiam os outros mas lá no inicio alguem foi diferente e criou o estilo,pq vc não pode ser um desses?Pq é mais difícil?
O mito da foto única
As vezes uma foto boa é resultado de um roupante.Se vc raciocinar muito para fazer algo,vc perde em alguma coisa.
Arte é momento,arte é sensibilidade,arte as vezes é a famosa CAGADA
O mito da foto pronta
A foto é sua obra,trate-a como tal,seja meticuloso e detalhista.
O mito do instante decisivo
O que vc explanou nessa parte foi de encontro com o que disse sobre a “retroescavadeira”. A preparação da foto.
Se vc fez uma foto com uma arvore atrapalhando a composição,vc não se preparou para fotografar e buscou alternativas de até mesmo colocar essa árvore de forma harmoniosa na composição.
Falando em amadorismo e profissionalismo,....acho que esses termos deveriam ser banidos da fotografia.Teriamos queadotar o seguinte,se VC É FOTÓGRAFO OU NÃO.
Já vi muitos profissionais largarem o dedo no obturador com uma modelo PARADA a sua frente e ate mesmo fotografando uma montanha.
Por isso que falo,DEPENDE. Que tipo de foto é o seu objetivo?
Existem certas “regras” de composição que podem e que não podem ser quebradas,pois isso acarreta claramente uma perda da harmonia do conjunto.
Tudo é muito relativo,mas a técnica,o feeling,o timming e o DOM,ainda são os diferenciais em fotografia e ARTE
ABS!! E desculpem se me prolonguei demais ou se falei besteira