Autor Tópico: Entrando para o clube do Médio Formato  (Lida 3869 vezes)

Leonardo Mota

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 105
  • Sexo: Masculino
Online: 09 de Outubro de 2009, 02:07:11
Estou entrando para o clube do Médio Formato...

Meu pai me deu uma câmera antiga dele que a muito tempo não era usada, esta Yashica MAT LM da foto, ela está um pouco judiada e suja, ainda não deu tempo de dar uma geral nela, mas já comprei um filme Fuji Preto e Branco para tirar umas fotos... Infelizmente o fotometro embutido dela aparentemente não funciona, a menos que tenha que fazer algo para ele funcionar que eu ainda não descobri, rsrsrs. Então vou apelar para a tabelinha que alguém enviou nesta área do Fórum, enquanto não descolo um fotometro para levar em minhas saídas.

O duro é revelar filme P/B, tá saindo muito caro, ainda mais se for scannear junto, vou fazer uma fotos com ela e se gostar do resultado e da "brincadeira" vou comprar um kit para revelar p/b que do que eu lí não é muito complicado, agora o scannear, pelo menos por enquanto vou ter que usar o pessoal do laboratório.



Assim que tiver as primeiras fotos reveladas posto aqui!

É isso aí!!!

Abs.
« Última modificação: 09 de Outubro de 2009, 02:07:46 por Leonardo Mota »
Leonardo Mota


Barboza

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
Resposta #1 Online: 11 de Outubro de 2009, 01:54:26
Parabéns pelo presente!!!

É um sonho de consumo meu (principalmente assim, "na faixa"!). :D

Não esquece de postar as fotos!

Abraços
« Última modificação: 11 de Outubro de 2009, 01:59:05 por Barboza »


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #2 Online: 11 de Outubro de 2009, 11:04:11
Opa, essa ai eu não tenho. Quer fazer uma troca?  :assobi:

Parabéns, bem vindo ao grupo.

E a use em todo lugar. Olha só:



Arnaldo Tomazetti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
    • http://www.fotto.com.br
Resposta #3 Online: 11 de Outubro de 2009, 22:23:40
Olá Leonardo, o fotômetro desta câmera não é "embutido". Ele está apenas anexado à câmera mas funciona independente desta, ou seja, não há comunicação entre fotômetro e câmera.
Vc faz a leitura no fotômetro e transporta os valores para a câmera. 


Leonardo Mota

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 105
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 12 de Outubro de 2009, 01:09:39
Bela foto Elmo, o que eu fico imaginando é como sairão as fotos, acho bem interessante o formato 6x6 da câmera, mas como estou mais acostumado com o formato tradicional das DSLRs as vezes compor a cena ainda é complicado.

Arnaldo, valeu pela dica, então não está funcionando mesmo, porque o ponteirinho nem se move, independente da quantidade de luz e para onde aponto. Será que é complicado "arrumar" isto?

Enquanto isso, fotometro com a DSLR e fotografo com ela... rsrsrs.

Assim que tiver as fotos postarei aqui.

Abs.
Leonardo Mota


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #5 Online: 12 de Outubro de 2009, 08:11:17
Leonardo,

Nos bons tempos das 6x6, o médio formato era usado para poder ser cortado pelos fotógrafos nas ampliações. Era difícil algum fotógrafo de casamento, por exemplo, usar o formato quadrado.

Hoje já seria uma heresia cortar um 6x6.

Pelo menos uma coisa fica fácil, você não precisa ficar na dúvida entre foto horizontal ou vertical.  :)



Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 13 de Outubro de 2009, 11:35:47
Nos bons tempos das 6x6, o médio formato era usado para poder ser cortado pelos fotógrafos nas ampliações. Era difícil algum fotógrafo de casamento, por exemplo, usar o formato quadrado.

Elmo, que legal vc ter tocado nesse assunto. Eu conheci um fotógrafo, cujo trabalho em casamentos só era feito em 6x6. Me lembro de ter visto um album feito por ele, ampliado em 30x30cm. Imagino que ele tenha usado o papel para 30x40, pois desconheço papéis em formato quadrado. Desperdício? Sei lá, desperdício mesmo seria cortar a imagem na ampliação, ou mais que desperdício, "heresia" como você disse e não há palavra melhor.

Mas o curioso é que esse tipo de trabalho era feito por volta de 1992 ou 1994. Na minha opinião, nem tanto tempo assim. Ele já ia "armado" com duas, às vezes, três Rollei e sempre tinha alguém na retaguarda ajudando da troca de filmes. E digo ajudando porque essa tarefa não era exclusiva de seu assistente. Ele próprio também o fazia durante a cerimônia. E como o cara era rápido nisso. Quanta habilidade!!!

Quando ele era o fotógrafo (cidade pequena, era comum ele revezar com outro dois no máximo) eu mais prestava atenção em seu trabalho do que na própria cerimônia.  :assobi:
-22.352971,-48.775582