Autor Tópico: Fotos Iguais x Resultados Diferentes  (Lida 2655 vezes)

lipe_machado

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.061
    • flickr.com/photos/lipe_machado
Online: 20 de Outubro de 2009, 16:06:20
O que mais me encomoda, e que às vezes o flash da S6000fd sai mais forte em uma fotos e em outras não, sem eu ter mexido na intensidade de luz, no enquadramento, na iluminação do ambiente...

Já cansou de acontecer em 2 fotos praticamente iguais sairem com exposições diferentes por causa do flash.

Exemplo:

Aniversariante atrás do bolo. Enquanto estão todos ali cantando o parabéns (e só a minha máquina no recinto) fui tirando as fotos, sem praticamente ter trocado minha posição e enquadramento, algumas fotos saíram com aquela luz bem dura, deixando uma sombra na parade, enquanto outras saíram como preenchimento, suavizando os contornos e deixando a luz bem mais natural, sem eu ter feito absolutamente nada.

Alguém tem alguma luz, que possa solucionar esse problema?


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 20 de Outubro de 2009, 16:15:21
O flash não tem tempo de recarregar totalmente?
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 20 de Outubro de 2009, 16:20:41
Isso acontece com o mesmo ISO, velocidade e abertura?
Será que não existe uma opção de flash automático? Ou seja, será que a máquina está regulando o seu flash e essa regulagem não é tão boa?
Mesmo que não tenha flash automático, qual o modo você está usando? Pois se estiver no automático, pode não ser preciso e alterar o ISO, velocidade e abertura, dando a sensação que o problema está no flash. Seria interessante você postar algumas fotos pra compararmos e também o exif.


lipe_machado

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.061
    • flickr.com/photos/lipe_machado
Resposta #3 Online: 20 de Outubro de 2009, 16:31:52
O flash não tem tempo de recarregar totalmente?

Paulo desculpe minha ignorância, mas acho que a S6000fd, não tem esse problema não.
O flash é embutido, acredito que esteja sempre "carregado". O que eu posso alterar á a intensidade do Flash indo de -2/3 a +2/3, mas no caso citado acima, eu não alterei essa intensidade.


Randal.Junior

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 890
  • Sexo: Masculino
  • Think out of the blackbox.
    • Flickr
Resposta #4 Online: 20 de Outubro de 2009, 16:33:14
Pode ser o TTL da camera que faz medições diferentes e dispara o flash com intensidades diferentes.
Tente fazer tudo no manual e veja se isso tb acontece...
Randal Junior
Now shooting on D80 D90 D7000 D7200 + 10.5 fisheye + 35/1.8 + 16-85VR + 85 macro + 70-300VR + SB600

Flickr: Photostream
.


lipe_machado

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.061
    • flickr.com/photos/lipe_machado
Resposta #5 Online: 20 de Outubro de 2009, 16:36:11
Isso acontece com o mesmo ISO, velocidade e abertura?
Será que não existe uma opção de flash automático? Ou seja, será que a máquina está regulando o seu flash e essa regulagem não é tão boa?
Mesmo que não tenha flash automático, qual o modo você está usando? Pois se estiver no automático, pode não ser preciso e alterar o ISO, velocidade e abertura, dando a sensação que o problema está no flash. Seria interessante você postar algumas fotos pra compararmos e também o exif.

lealves a máquina tem o modo automático, em que ela seleciona todos os parâmetros, velocidade, ISO e abertura do diafragma e se precisa ou não de flash.

Nesse caso específico, eu coloquei AE e com flash, e ia alterando a intensidade do mesmo.

No exemplo citado não lembro de ter alterado nada, mas posso postar as fotos mais tarde, pois no momento estou no trabalho, com seus respectivos EXIF's.


lipe_machado

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.061
    • flickr.com/photos/lipe_machado
Resposta #6 Online: 20 de Outubro de 2009, 16:44:38
Pode ser o TTL da camera que faz medições diferentes e dispara o flash com intensidades diferentes.
Tente fazer tudo no manual e veja se isso tb acontece...

Randal acho que pode ser uma alternativa... Nesse caso, o talvez o estudo do EXIF mostre alguma coisa, não sei.

Mas vale o teste.


felipeando

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 64
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 21 de Outubro de 2009, 09:42:55
Paulo desculpe minha ignorância, mas acho que a S6000fd, não tem esse problema não.
O flash é embutido, acredito que esteja sempre "carregado". O que eu posso alterar á a intensidade do Flash indo de -2/3 a +2/3, mas no caso citado acima, eu não alterei essa intensidade.


Não existe isso de sempre carregado, depois de disparar precisa-se de um tempo para carregar, que depende da potencia e do flash em questão.


lipe_machado

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.061
    • flickr.com/photos/lipe_machado
Resposta #8 Online: 21 de Outubro de 2009, 09:50:29

Não existe isso de sempre carregado, depois de disparar precisa-se de um tempo para carregar, que depende da potencia e do flash em questão.

felipeando, sei que o flash precisa ser carregado entre um disparo e outro, mas isso é válido só para flash de sapata não? O flash da minha máquina é aquele embutido, normais de todas as máquinas, estes também precisam ser carregados?

Se sim, desculpem pela minha ignorância.


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 21 de Outubro de 2009, 10:03:58
Qualquer flash sempre tem que carregar depois de um disparo. Se a bateria estiver baixa vai demorar mais.
Experimente fazer várias fotos seguidas rapidanete com flash e veja se as exposições são iguais.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


regis-sp

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 199
  • Sexo: Masculino
  • Reginaldo Ornellas - Fotógrafo - SP
    • Fotógrafo de Casamentos | São Paulo SP | Reginaldo Ornellas
Resposta #10 Online: 09 de Novembro de 2009, 18:44:45
Deve ser o TTL. Veja o modo de medição se está pontual, centro ponderado, matrix, etc.... dependendo de onde vc fez a medição na hora do click (no rosto, na roupa etc) o flash dispara com intensidade diferente.