Trabalhando como amador: Você se identifica como amador, trabalha como amador, e entrega o serviço como amador, independente se for de nivel profissional ou não. Você tem menos compromisso com o serviço no sentido de ficar como o cliente quer, ou seja, você pode fazer um serviço mais ao seu jeito. Creio que todos pensam assim correto?
Trabalhando como profissional: O que vou falar aqui, é o modo que trabalhamos aqui no escritório.
O cliente é atendido pelo diretor de arte, ele é designer e fotografo. Temos em mãos, vários briefing's conforme o tipo de trabalho.
Esses briefing's foram desenvolvidos com base em trabalhos antigos e trabalhos de outros que temos a possibilidade de fazer. É claro que tambem sempre pedimos sugestões para os clientes de trabalhos que eles já tenham visto, e que traga exemplos para estudo. Esse é o ponto em que você pode fazer sugestões ao seu gosto, e mostrar seu estilo, mas isso não quer dizer que o cliente irá fazer do seu jeito
. Mas com certeza, temos que fazer tudo para ficar um trabalho perfeito, e no sistema "O cliente sempre tem razão", mesmo que apenas ele pense assim
Em um briefing de fotografia, temos um album de fotos de inumeros tipos, e o cliente vai selecionar o tipo de foto que faremos.
Selecionamos o estilo das fotos, e como será o trabalho final.
Começamos o trabalho com o fotografo que irá fazer o serviço passando o briefing, e será discutido com o fotografo como serão as fotos, quantas fotos, fundos, os tipos de luz, poses, roupas, cabelos, efeitos, e pós produção, etc...
O cliente assina um contrato, e no contrato está tudo especificado, com o briefing e como será o trabalho.
Basicamente é assim que funciona, parece complexo e demorado, mas não é. Para um trabalho de fotografia somos em no máximo 4 pessoas, mas qualquer pode ver que na maioria dos trabalhos isso é exagero, portanto nem usamos. Na maioria dos trabalhos, tambem não demanda toda essa burocracia, pois temos clientes fixos e temos um certo nome no mercado.
Essa burocracia toda tem o lado positivo e negativo:
o positivo é que o cliente fica preso ao que ele pediu, e não há como ele contestar o trabalho final pois há um contrato e tudo foi discutido previamente, garantindo assim o retorno do serviço, não há serviço perdido.
o negativo é que você tem o compromisso de entregar o trabalho do modo que o cliente quer, deixando o seu gosto de lado, e no prazo estipulado.
Se eu tivesse o meu estudio, pequeno ou grande, eu adotaria esse sistema, pois funciona bem e o cliente sempre sai satisfeito, mesmo quando não estamos satisfeitos. O Cliente quando não fica totalmente satisfeito, sabe que foi ele que quis daquele modo. E quando ele se arrepende, ele sempre volta e faz um novo serviço com um estilo diferente.
Espero ter ajudado
Abraço