Autor Tópico: Qual melhor Filtro Polarizador?  (Lida 13495 vezes)

LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Online: 04 de Novembro de 2009, 08:40:02
Pessoal,

Estive conversando com um amigo, Cau Pansardi, sobre Filtros PLC. Sempre me veio à mente que Hoya era uma das melhores marcas mas ele recomendou muito o PLC da Nikon.

No geral, um PLC de 77mm está na faixa de 150 dólares com algumas boas variações nos preços. Pesquisei mas não encontrei nada falando sobre as marcas de PLC no mercado.

Alguém tem alguma sugestão sobre o assunto?
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


thiago.cecilio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
    • Flickr Thiago
Resposta #1 Online: 04 de Novembro de 2009, 14:22:40
Luiz, opinião de iniciante, mas que já apanhou muito com experiências em diversas áreas de eletrônicos e informática (a qual atuo). Se você já utilizou os filtros Hoya e gosta dos resultados do mesmo, continue com eles, o time está ganhando e é arriscado mexer. Agora se realmente você gostaria de fazer uma experiência, aí aconselho ir fundo nas indicações de seu amigo com os PLC da Nikon. Mas esteja sempre aberto a resultados dos mais diversos, pois nunca utilizou essa marca.
Sei lá, sou meio conservador com relação a esse tipo de coisa, dificilmente mudo de uma marca para outra quando vejo que ela produz resultados muito satisfatórios para mim, a não ser que eu queira mesmo fazer experiências.
Fica aí minha opinião e dica...


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #2 Online: 04 de Novembro de 2009, 14:42:28
Andei pesquisando preços e, quando tinha, lia os reviews.
Mas é aquele negócio, pouca gente faz review na página do produto.

Eu não me fixo em marcas. Pego um filtro Nikon, uma alça da Pentax, uma tampa da Olympus e uma lente da Sigma e saio na rua tranquilo e calmo.  :D
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


Mitsuo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 04 de Novembro de 2009, 20:49:52
Olá, Luiz.

Após os comentários em alguns fóruns, opiniões dos consumidores nos sites de lojas e alguns reviews, destaquei 3 pontos que eu deveria decidir para comprar um PLC:

a) marca: B+W e Hoya foram os que tiveram melhores comentários. Não quero descartar outras marcas, apenas foi minha percepção.

b) multi coated ou normal: neste caso, pareceu-me que o mais caro é melhor (mais um vidro na frente da ótica tem de ser de boa qualidade, não?)

c) slim ou espessura normal: a versão slim causaria menos vignetting, no entanto, não permitiria o encaixe da tampa frontal da lente. Comprei na versão normal e não percebi vignetting suficiente para rejeitá-la, mesmo em 10mm; ou nada que o DPP não possa resolver. E há espaço para segurar a tampa frontal.

Foram os fatores que na época eu pesquisei.

Abçs.


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #4 Online: 04 de Novembro de 2009, 21:29:08
Tenho visto algo semelhante, Mitsuo.

Dizem que o Slim da Nikon, além de ser multi-coated, é rosqueado e prende a tampa frontal ainda. Por isso achei interessante. Claro que também elogiaram o resultado. Mas como os preços estão na média de $150, é bom mesmo pesquisar.

Um amigo, Emídio, disse que um polarizador linear é muito bom e custa 1/3 do preço. Hoya sai por 50$ na B&H.
Vou pesquisar mais sobre os lineares... dizem que afeta o AF, mas são comentários antigos.
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #5 Online: 04 de Novembro de 2009, 21:31:30
Tenho visto algo semelhante, Mitsuo.

Dizem que o Slim da Nikon, além de ser multi-coated, é rosqueado e prende a tampa frontal ainda. Por isso achei interessante. Claro que também elogiaram o resultado. Mas como os preços estão na média de $150, é bom mesmo pesquisar.

Um amigo, Emídio, disse que um polarizador linear é muito bom e custa 1/3 do preço. Hoya sai por 50$ na B&H.
Vou pesquisar mais sobre os lineares... dizem que afeta o AF, mas são comentários antigos.


Afeta os sistemas de AF que tem espelhos no meio do caminho.