Autor Tópico: AOS USUÁROS QUE VISITAM MAS NÃO POSTAM :)  (Lida 4062 vezes)

Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #15 Online: 22 de Outubro de 2005, 11:35:42
PEssoal estou dando continuidade no nosso papo sobre vinhos, fumos e etc no post:
Confrarias de Vinhos, Bebidas, Fumos e etc.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


FoxValleSCJ

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 22 de Outubro de 2005, 12:28:05
Apoiado a iniciativa!!!

O que posso contrinuir em off é assuntos de história do pensamento filosófico e antropologia!!! Uns negócio nada ver mesmo!!!!  :risada2:  :risada2:  :risada2:

PS: O pessoal que de física (que não manjo nada) posso tentar dar uma olhada em parametros de conceitos metafísicos!!! Desde que não sejam de abordagem dualista, pois odeio a filosofia platonica!!!

Até Mais
  Paulo Valle
   FoxValle

[span style=\'color:gray\']___________________
Canon Eos Rebel XT + Ef 28-135mm IS + Ef 18-55mm (infelizmente) + 550ex + Ridata 80x 2Gb[/span]


talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
Resposta #17 Online: 22 de Outubro de 2005, 21:11:41
Citar
Apoiado a iniciativa!!!

O que posso contrinuir em off é assuntos de história do pensamento filosófico e antropologia!!! Uns negócio nada ver mesmo!!!!  :risada2:  :risada2:  :risada2:

PS: O pessoal que de física (que não manjo nada) posso tentar dar uma olhada em parametros de conceitos metafísicos!!! Desde que não sejam de abordagem dualista, pois odeio a filosofia platonica!!!

Até Mais
Ei, o Bruno tambem eh antropologo :)

E por falar em visao metafisica da fisica (nossa, ficou esquisito  :laughing: ), estou atras de ler um livro chamado O Tao da Fisica. Ele traca um paralelo entre as religioes orientais e a fisica (se nao me engano, a moderna).

Quanto a filosofia, faco minhas as suas palavras: eu nao manjo nada  :laughing:  
Tales Pinheiro de Andrade
São Bernardo do Campo/SP/Brasil
I think computer viruses should count as life. I think it says something about human nature that the only form of life we have created so far is purely destructive. We've created life in our own image.
Stephen Hawking


FoxValleSCJ

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 23 de Outubro de 2005, 00:47:27
Beleza!!!

Cara, antropologia é um estudo maravilhoso!!! Acho que vale a pena ler alguma coisa ou dedicar um tempo a alguns estudos!!
Uma visão metafísica da física caberia também com uns estudos de cosmologia filosófica, ou uma metafísica-do-ser-do-mundo-enquanto-ente-material-e-imóvel (com os tracinhos juntando tudo porque é como se fosse uma palavra só)!!! Mas eu falava de uma metafísica de fundo aristotélico que colocava o ser em conformidade com o ente material, divergindo do pensamento platonico que colocava o ser como uma realidade transcendental e ideal do que deveria ser o ente material!!! Acho que to complicando, né???

Quanto ao pensamento de religiões orientais, eles divergem muito da abordagem ocidental!!! Acho que no geral eles tem uma visão muito mais centrada e ampla de ser humano do que a nossa visão dualista ocidental!!! Acho muito importante e bem legal o encontro com pensamentos bem diversos do nosso, pois assim é possivel evoluir!!! Lembro do que meu primeiro superior dizia: "O saber, por si só, basta!!"

Até Mais
  Paulo Valle
   FoxValle

[span style=\'color:gray\']___________________
Canon Eos Rebel XT + Ef 28-135mm IS + Ef 18-55mm (infelizmente) + 550ex + Ridata 80x 2Gb[/span]


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #19 Online: 23 de Outubro de 2005, 03:57:20
Citar
Beleza!!!

Cara, antropologia é um estudo maravilhoso!!! Acho que vale a pena ler alguma coisa ou dedicar um tempo a alguns estudos!!
Uma visão metafísica da física caberia também com uns estudos de cosmologia filosófica, ou uma metafísica-do-ser-do-mundo-enquanto-ente-material-e-imóvel (com os tracinhos juntando tudo porque é como se fosse uma palavra só)!!! Mas eu falava de uma metafísica de fundo aristotélico que colocava o ser em conformidade com o ente material, divergindo do pensamento platonico que colocava o ser como uma realidade transcendental e ideal do que deveria ser o ente material!!! Acho que to complicando, né???

Quanto ao pensamento de religiões orientais, eles divergem muito da abordagem ocidental!!! Acho que no geral eles tem uma visão muito mais centrada e ampla de ser humano do que a nossa visão dualista ocidental!!! Acho muito importante e bem legal o encontro com pensamentos bem diversos do nosso, pois assim é possivel evoluir!!! Lembro do que meu primeiro superior dizia: "O saber, por si só, basta!!"

Até Mais
Bah, essa praga da antropologia está se espalhando! hehehe
Mas concordo com você: é um estudo muito interessante e, mais do que isso, muito importante para romper com os diversos tipos de intolerância que existem atualmente. Antropologia é minha paixão e minha profissão!

Sobre as religiões, existe uma outra tradição que difere muito das religiões ocidentais, que são as religiões de matriz africana. Trata-se de uma forma totalmente diversa de ver o mundo, as pessoas e as divindades, bem como todas as relações entre eles. Infelizmente, o "sincretismo" religioso ocorrido no Brasil (as áspas são necessárias, pois a expressão esconde as relações de poder e violência, tanto simbólica quanto física, que produziram esse fenômeno) se encarregou de dar uma desfigurada nessa mitologia... Agora, no senso comum, Ogum é a mesma coisa que São Jorge, Iemanjá é igual à Nossa Senhora dos Navegantes e, do outro lado, Exu é identificado com o Diabo. Isso é lamentável, e quem conhece um pouco dessa tradição sabe o quão incorretas são essas correspondências, tanto de orixás com santos quanto de orixás com o diabo.

Em relação a filosofia, ainda não tenho muita intimidade, então vou deixar para lá...hehehehe

Abraços!


FoxValleSCJ

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 23 de Outubro de 2005, 09:42:56
Legal!!!

A antropologia pode ajudar a ver a arte fotografica com outros olhos!!! "Arte é a tradução do espírito por meio da matéria" (Salvador de Madariaga).

Quanto aos padrões religiosos, bem sou seminarista!!! Mas mesmo assim, acho um grande desreito cultural o fato de igualar os simbolos de cada cultura!! Mesmo o Zeus grego tem suas particularidades em relação ao Jupiter Romano!!! Cultura não se compara!!! Qualquer produção cultural, artistica, religiosa, etc... deve ser tomada e entendida como uma produção dentro de um espaço-tempo!! Quem vai julgar os massacres espanhóis na américa??? Na época isso foi normal, hoje é um horror, mas o fato está deslocado do espaço-tempo: do século XVI e XVII para a mentalidade do século XXI!!!

Acho o vocabulário um aspecto tão rico da capacidade humana e depois vem um cara dizer: O santo tal na cultura tal é igual ao mito tal2 pra cultural tal2!! Cara, cada palavra está recheada de sentido e significado intenso pra num ambiente acadêmico ficar finalizado com um X=Y!!!

Paralelos são inevitaveis desde que não haja julgamento!!!

Até Mais
  Paulo Valle
   FoxValle

[span style=\'color:gray\']___________________
Canon Eos Rebel XT + Ef 28-135mm IS + Ef 18-55mm (infelizmente) + 550ex + Ridata 80x 2Gb[/span]


ot4vio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 81
Resposta #21 Online: 25 de Outubro de 2005, 06:34:27
filosofia acho interessante, antropologia mais ainda; seria bom um tópico viajante sobre o sentido da vida por exemplo =\

Gosto muito do taoteking, não muito a metafísica, mas muito sim o comportamento humano, muito lindo... E claro, a bíblia, que poucos conhecem, é um livro muito misterioso; escrito por Deus, um dia todos vão saber disso, aqui ou depois.


É, acho melhor não discutirmos nada específico né, senão...


FoxValleSCJ

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 25 de Outubro de 2005, 08:00:11
Legal sua idéia!! Eu gostei!!

monta a idéia e coloca num tópico que certamente estarei participando!! Isso foi parte do meu 3º capítulo da monografia de filosofia que fiz!! Assunto realmente interessante!!
De taoteking não manjo nada!! Vou ficando vendo os barcos no porto, só!! :mf_w00t2:  :mf_w00t2:  :mf_w00t2:  
Não sei o que vc chama de especifico, mas se for algo que todos possam falar, beleza!! Agora, se for tipo uma parte q só vc conhece é dificil do pessoal falar mesmo, daí acho complicado mesmo!!

Até mais
  Paulo Valle
   FoxValle

[span style=\'color:gray\']___________________
Canon Eos Rebel XT + Ef 28-135mm IS + Ef 18-55mm (infelizmente) + 550ex + Ridata 80x 2Gb[/span]