Autor Tópico: Luz continua X Flash estúdio  (Lida 8593 vezes)

Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #15 Online: 06 de Janeiro de 2010, 18:34:15
Talvez para a maioria dos casos, seja de fato o flash o mais indicado, mas eu já vi fotos muito bonitas de comida (inclusive usada em capa de revista) feitas com lightpaint. Não acho que a solução seja o flash e ponto, acho que pode sim caber outros tipos de iluminação.


joaocarlos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #16 Online: 13 de Janeiro de 2010, 00:34:24
Sou novo no forum.

No meu caso nao irei fotografar comida, e sim modelos, crianças e objetos.

- a luz continua seria viavel pra mim? ou o flash?
- caso seja a luz continua, qual a potencia que eu utilizaria?
- preciso iluminar o fundo branco e a modelo no caso, usaria 2 ou mais reflectores?

Penso em usar um reflctor padrao(nao profissional, com fluorescentes).


pontabranca

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
  • Sexo: Feminino
Resposta #17 Online: 15 de Janeiro de 2010, 00:07:34
João, pra fotografar gente o mais indicado é flash porque ele "congela" a imagem, se vc usar a velocidade indicada para sincronismo do clic, com o disparo do flash.
Pra vc usar luz contínua, teria que ser uma luz muuuito forte pra ter um diafragma e uma velocidade que não borrasse as pessoas.
Pra objetos, a luz contínua é tão boa quanto o flash, porém pra vc ter um resultado legal ela tbm tem que ser no mínimo de 500watts de potência... e o uso do tripé, caso queira uma imagem não tremida, é indispensável. a luz contínua não é tão prática quanto ao flash, tbm.

Já a questão da foto de comida, eu tbm discordo que a opção do flash seja a melhor, sem pensar. Depende da situação.
se você está numa externa, sem assistente e tem segurança da luz que vai fazer pra ter o resultado desejado pelo cliente, vá de flash.. em foto de comida fora do estúdio - as chamadas externas, tem que ter agilidade pq o restaurante vai abrir e vão te expulsar de lá.
Agora, se você está num estúdio, com produção, assistente e tem a opção de montar 2, 3 pratos iguais e tem luz contínua, é óbvio (pra mim) que vc vai conseguir controlar muito melhor a luz no prato, nos talheres, no fundo, do que se tivesse usando flash.
Bom, esta é minha opinião, baseada em alguns anos de assistência fazendo culinária pra editorial.
Esta luz contínua que me refiro é fresnel (fresnel é o vidro que vai na frente da lâmpada, luz usada tbm em cinema). Outros tipos de contínuas realmente esquentam muuito mais do que um fresnel.. do flash nem se fala. Seriam melhor utilizadas para iluminar o fundo.
E, como havia dito antes tbm (desculpem o repeteco, vai) hj em dia eu uso flash pra tudo, inclusive culinária, porque não tenho fresnéis.. e tbm não tenho experiência com as frias para still.




Banzai


Schellenberg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
  • Sexo: Masculino
    • Referência Visual
Resposta #18 Online: 15 de Janeiro de 2010, 14:17:27
Schellenberg há perda na qualidade quando o ajuste é feito pelo balanço de branco, porque você vai ter um canal subexposto e ao corrigir este canal, ele ficará mais rico em ruído.
Leo,

E um filtro para compensar o esverdeamento? A perda de qualidadade é muito significativa? :ponder:


sedassari

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 807
  • Sexo: Masculino
  • sedassari, ricardo
    • Gráfica São Gabriel
Resposta #19 Online: 23 de Janeiro de 2010, 16:52:17
Eu faço assim (há 10 anos) em estúdio: (1) Luz continua fria com difusores(duas fontes), rebatedores brancos no lugar certo, tripé. (2) Formato RAW, assim diminuimos o tempo nos preocupando com o balanço de brancos na hora do clique (3) ISO 100, Abertura e velocidades compaíveis com aquilo que pretendo no DOF. Abraço!
sedassari, ricardo | fotografia | adobe photoshop certified expert
ribeirão preto | são paulo | brasil