Autor Tópico: NIKON D200  (Lida 30281 vezes)

Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Resposta #75 Online: 01 de Novembro de 2005, 09:48:10
E é compatível em prioridade de abertura com as antigas Ai/S foco manual. A turma pode desenterrar as excelentes Mf como a 35 1.4
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #76 Online: 01 de Novembro de 2005, 10:47:21
Legal, informações preliminares dão conta de um poderoso CCD similar ao da D50. :)
O mais interessante é que o Phil tá comparando ela com a 5D, é impressionante uma câmera de US$ 1600,00 comparada com uma de US$ 3500,00 e ainda dando pau na maioria dos recursos.
Como eu disse a 5D não passa mesmo de um brinquedo inviável de caro. Jogadinha de MKT :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #77 Online: 01 de Novembro de 2005, 11:56:07
É de dar água na boa! Ainda mais pelo preço que ela custará depois do impacto de lançamento.

Ou a Canon dá uma boa resposta (incluindo preço competitivo) até o final de 2006/início de 2007, ou quando eu for fazer um upgrade vou trocar de sistema. :bye1:  


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #78 Online: 01 de Novembro de 2005, 12:02:43
Talvez tenha valido essa espera na compra da D50, embora eu ache que não preciso mais do que uma D50, a D200 ficou interessante, além de como disse o Leo, superar vários recursos da 5D, ela tem algumas coisas melhores inclusive que a D2X que é outro nível de SLR.
Nikon/Panasonic Gear


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #79 Online: 01 de Novembro de 2005, 12:18:18
Na verdade a D50 tbm é uma câmera fantástica
Eu estava indicando ela porque para mim já tinha ficado claro que não valia mais a pena investir no sistema Canon, a Nikon tinha se acertado, foram dois ótimos lancámentos seguidos e corrigindo o maior problema dela que era sensor, agora ninguém mais segura ela e a Minolta, as duas equipadas com bons sensores o jogo vira bonito. :/
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Lucas Eduardo

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 273
    • http://
Resposta #80 Online: 01 de Novembro de 2005, 12:45:13
tava pensando...vcs estão falando que a canon tá por baixo...mas não será o contrário??

a canon lançou a 20D bem antes...saiu a 5D e a nikon ainda não tinha lançado nenhuma a altura...
e os sensores FF? a canon tb tá na frente dessa...

eu acho que a nikon tá ganhando é das cameras ultrapassadas da canon...

alguns pode dizer "ah, mas a canon não tem maquina no seguimento da D200 ou D70"... e a nikon tem maquina no seguimento da 5D? 1Ds?

eu prefiro nikon...mas não acho que a canon esteja perdendo isso...e sim adiantada!
Sul Foto Clube


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
« Última modificação: 01 de Novembro de 2005, 12:50:01 por Roberto O. Almeida »


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #82 Online: 01 de Novembro de 2005, 12:56:43
:clap:  :clap:  :clap:  :clap:  :clap:  


Fravin

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 550
    • www.instagram.com/fravin
Resposta #83 Online: 01 de Novembro de 2005, 12:58:10
Citar
Fravin, o CCD GERA MUUUITO menos ruído do que o CMOS, para isso basta fazer o teste em RAW do adobe Camera RAW, o que torna as Canon pouco ruidosas é apenas o uso de software de tratamento intenso.
Se vc usar o mesmo tratamento para uma câmera com CCD e outra com CMOS a diferença será intensa.

Concordo que a temperatura influencia no ruído, mas ela influencia quando está fora da temperatura de operação do sensor, se o sensor foi feito para trabalhar a 40 graus e está operando a 50 ele vai gerar mais ruído do que um sensor feito para trabalhar a 90 graus e que esteja operando efetivamente nesta temperatura, existem uma infinidade de outras coisas que tbm proporcionam ruído, como forma de esvaziamento dos pixels, tipo de microlente usada tamanho dos pixels, dentre uma série de outros fatores.

Eu já fiz alguns testes em alta temperatura (do tipo fotografar no sol a 45 graus) com uma Fuji com CCD e uma Canon com CMOS, para vc ter uma noção em uma condição dessas o CMOS gera absurdos de ruído, a 10D do teste parecia estar em ISO 400, enquanto a Fuji operava normalmente, isso se deve ao fato de a curva de ótimo do CMOS operar em temperaturas bem mais baixas do que a curva de ótimo do CCD, mas em termos de ruído eu te garanto, CCD ainda gera menos ruído que CMOS, sendo que inclusive os dois fatores que impedem de usarem CMOS em compactas é o baixo nível de saturação de cores dele com pixels pequenos e o nível de ruído catastrófico que ele gera (compare uma aiptek com uma câmera com CCD Sony para vc ver a diferença de qualidade no ruído).
Leo, lembra das primeiras cameras fotograficas digitais?
Elas usavam sensores CMOS lembra? Com um nível extremamente alto de ruído. Lembra das Casio QV10 com sensores CMOS e lentes de plastico? Pois é.
A tecnologia estava começando ali. Eu lembro e estudo a fotografia digital desde esse tempo. Eu me lembro das fotos de minha QV30.

Bom, acontece que nesse tempo, os CCDs eram muito caros e dificeis de produzir. Entretanto, gerava imagens mais saturadas e com mais definição. Mas nada perto do que se consegue hoje.

Como na tecnologia da informática as coisas são feitas baseadas em padrões, o pessoal começou a investir alto no CCD, tornando o sensor mais barato e fácil de produzir. As cameras compactas passaram a ter elementos óticos mais complexos, melhores construidois, o que elevou muito a qualidade das imagens. Os sensores CCD começaram a popular nas cameras digitais. Foi aí que houve um boom na fotografia digital.

Como muitas das melhores tecnologias deixaram de existir simplesmente por que o padrão estabelecido foi outro, o CMOS foi esquecido e pouco estudado. Lembra das BETAMAX????

Bom, o sensor CMOS continuou a ser estudado e então desenvolveram um segundo tipo de sensor CMOS. Este segundo tipo (chamado APS) gera muito menos ruido que o antigo CMOS (chamado PPS), e possibilita a construção de sensores grandes. Só para registrar, o nome CMOS não tem nada haver com o funcionamento do sensor ou como ele registra a luz, e sim com seu método de fabricação. Para você saber, um pentium é um processador CMOS. As câmeras da Canon com sensor CMOS utilizam sensores APS aquelas câmeras antigas que conversamos no inicio utilizavam sensores PPS. Aliás ainda hoje o PPS é muito utilizado em câmeras de vigilância e nessas coisinhas baratíssimas que tiram fotos, devido ao seu baixíssimo custo de fabricação.

Além disso, o sensor CMOS pode incorporar outras funções da câmera, no mesmo processador que contem os sensores. Por questão de arquitetura da tecnologia, o mesmo processador (que tem os sensores) pode executar tarefas da câmera, como gerar as imagens, gravar no cartão, reduzir...... Não precisam de outros componentes só para fazerem isso. É por isso que essas coisinhas baratinhas que tiram fotos são tão pequenas e consomem tão pouco.

Mas voltando as câmeras de verdade, os sensores CMOS tem, por característica da arquitetura uma falha. Em capturas com abundancia de luz, os sensores CMOS são a excelência. Porém, com baixa luz a coisa se complica. Isso se deve ao que se chama em inglês de fill factor e quer dizer que parte dos sensores fotosensíveis são cobertos por circuitos. No CCD, 100% da área dos fotosensíveis captam a luz. No CMOS não. Por isso, a Canon instala em seus sensores CMOS as tais microlentes. Para direcionar a luz para as partes sensíveis a luz.
E é justamente isso que impede as câmeras mais baratas de terem sensores CMOS. Elas são feitas para dispararem com flash nas maiorias das vezes e instalar microlentes nesses sensores pequenos deve ser um trabalho bem trabalhoso....

Bom, não é a toa que a Nikon usa CMOS na D2x né?

Essa D200 veio para firmar mesmo a Nikon na fotografia digital. É muito do que você tem dito mesmo. A Canon perdeu a chance de estar na liderança em todos os seguimentos. Gostei de ver os 5fps, os menus reorganizados, o baixíssimo blackout... Agora eu não entendo como uma câmera dessas ainda não tem 100% de cobertura no visor. Isso para nosso trabalho profissional é fundamental. Argh...

Gosto muito do desenho das nikon... Elas são lindas....

Agora é só esperar para ver reviews comparando ela a 20D. :snack:  


Fravin

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 550
    • www.instagram.com/fravin
Resposta #84 Online: 01 de Novembro de 2005, 13:00:09
Citar
tava pensando...vcs estão falando que a canon tá por baixo...mas não será o contrário??

a canon lançou a 20D bem antes...saiu a 5D e a nikon ainda não tinha lançado nenhuma a altura...
e os sensores FF? a canon tb tá na frente dessa...

eu acho que a nikon tá ganhando é das cameras ultrapassadas da canon...

alguns pode dizer "ah, mas a canon não tem maquina no seguimento da D200 ou D70"... e a nikon tem maquina no seguimento da 5D? 1Ds?

eu prefiro nikon...mas não acho que a canon esteja perdendo isso...e sim adiantada!
 :laughing: Se der mole os caras dizem que essa D50 dá surra na 1DMk2....


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #85 Online: 01 de Novembro de 2005, 13:06:04


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #86 Online: 01 de Novembro de 2005, 13:09:57
Citar
alguns pode dizer "ah, mas a canon não tem maquina no seguimento da D200 ou D70"... e a nikon tem maquina no seguimento da 5D? 1Ds?


A d2x ta em qual segmento, mesmo?


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #87 Online: 01 de Novembro de 2005, 13:40:54
Citar
tava pensando...vcs estão falando que a canon tá por baixo...mas não será o contrário??

a canon lançou a 20D bem antes...saiu a 5D e a nikon ainda não tinha lançado nenhuma a altura...
e os sensores FF? a canon tb tá na frente dessa...

eu acho que a nikon tá ganhando é das cameras ultrapassadas da canon...

alguns pode dizer "ah, mas a canon não tem maquina no seguimento da D200 ou D70"... e a nikon tem maquina no seguimento da 5D? 1Ds?

eu prefiro nikon...mas não acho que a canon esteja perdendo isso...e sim adiantada!
Lucas a Nikon tá ganhando em todas as categorias e a Canon não tem sensor para pegar mais a Nikon, se vc for pensar dessa forma a Nikon lançou a D100 antes da 10D e isso não fez da Nikon uma marca melhor que a Canon, o que aconteceu é que sempre a Nikon foi melhor em corpo, SEMPRE, onde ela era ruim era em sensor, mas agora a Sony acertou, ai não tem mais como segurar, mesmo que a Canon traga um novo equipamento (como fez com a 5D) com a atual tecnologia de sensores dela ela já não consegue ter vantagem nem sobre o sensor das câmeras equipadas com Sony (que era sua única vantagem), com uma tecnologia de sensor mais refinada por parte dos concorrente e corpos que sempre foram melhores a farra da Canon simplesmente cabou, e veja que não há essa defasagem toda que vc está falando, a tecnologia da D2X e da 20D é exatamente da mesma época 19 de agosto de 2004 da Canon contra 16 de setembro de 2004 da Nikon, a tecnologia implementada não tem nem 1 mês de diferença entre os lançamentos.
Quanto ao full frame (135) eu nem falo mais nada, puro MKT, full frame da Canon é pior que APs da Nikon, na boa, não existe motivo algum no mercado hoje para se comprar formato 135 e a prova que isso é marketing é que existiram câmeras do mesmo preçod a 5D durante 4 anos feitas pela Kodak, com 14MP e sistema Nikon e não vendiam praticamente nada, se fosse tão bom assim e com tanto diferencial não precisaria de marketing, a diferença é que agora é a Canon que está vendendo, ai eles fazem um espetáculo publicitário em cima, lançam o famoso NOSSA UMA CÂMERA 135 DE US$ 3500 (lembrando que isso já existe a mais de 4 anos) e pagam os sites de review para dar amplo destaque a isso e um monte de desinformado compra achando que está fazendo o melhor negócio do mundo enquanto na verdade está pagando US$ 3500,00 por uma 20D, ou seja não tem benefício nenhum, é o famoso VAMOS CUSTAR MAIS CARO. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #88 Online: 01 de Novembro de 2005, 13:44:59
Citar
a canon lançou a 20D bem antes...saiu a 5D e a nikon ainda não tinha lançado nenhuma a altura...

Lucas, me perdoe, mas a 5D não foi um lançamento, foi uma piada. Ao contrário do bom, bonito e barato, ela é ruim, feia e cara. Um equívoco da Canon, para se oportunizar do sensor full frame e nada além de uma jogada de marketing em cima disso.

Quanto à colocação de que as Canon estariam sempre antecipadas, isso não é um fato. Além da D100 como colocou o Leonardo, a D70 saiu grudada na 300D e foi muito superior, ficou inferior apenas contra a 350D, e por um breve momento, pq na minha opinião a D50 é mais câmera e custa menos.

Apesar de ter simpatia pela Nikon, eu não sou defensor de nenhuma marca, me interessa o melhor e com custo-benefício, pq no conceito de boa câmera tbm entra o investimento. A óptica Nikon sempre foi superior, os corpos tbm, e agora a eletrônica atingiu o mesmo nível com preço melhor e com uma vantagem, se vc usa Nikon fica mais fácil migrar para outros corpos como a Fuji, se usa Canon está preso à Canon.
« Última modificação: 01 de Novembro de 2005, 13:51:22 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #89 Online: 01 de Novembro de 2005, 13:55:49
Citar
Citar
a canon lançou a 20D bem antes...saiu a 5D e a nikon ainda não tinha lançado nenhuma a altura...

Lucas, me perdoe, mas a 5D não foi um lançamento, foi uma piada. Ao contrário do bom, bonito e barato, ela é ruim, feia e cara. Um equívoco da Canon, para se oportunizar do sensor full frame e nada além de uma jogada de marketing em cima disso.

Quanto à colocação de que as Canon estariam sempre antecipadas, isso não é um fato. Além da D100 como colocou o Leonardo, a D70 saiu grudada na 300D e foi muito superior, ficou interior apenas com a 350D, e por um breve momento, pq na minha opinião a D50 é mais câmera.

Apesar de ter simpatia pela Nikon, eu não sou defensor de nenhuma marca, me interessa o melhor e com custo-benefício, pq no conceito de boa câmera tbm entra o investimento. E eu acho que a Nikon vem se 'puxando', a óptica Nikon sempre foi superior, os corpos das câmeras tbm, e agora a eletrônica atingiu um bom nível e com preço melhor.
 :thmbup:  :thmbup:

Só acho uma coisa. Como falei no post anterior, acho que atualmente a Nikon é melhor opção que a Canon. Só que essa tecnologia muda muito rápido. Não acho, como o Leo, que "a farra da Canon acabou". Acho que, no momento, ela está por baixo. Mas uma coisa é certa: o pessoal da canon está apavorado, devem estar investindo bastante em pesquisa para tentar mudar a desvantagem atual. A 5D é ma piada, acho que vão se ferrar bonito nessa (embora o marketing do FF pegue muita gente...). Por isso que eu disse: se a canon não conseguir nada até o final de 2006, que eu acho um bom prazo para eles darem um jeito, quando eu for fazer um upgrade, o meu sistema será trocado. Mas não vão agora todos os que possuem canon se desesperar e sair vendendo tudo como loucos, pois a coisa não é assim. E outra, para quem já possui canon: se o seu equipamento te satisfaz (como é o meu caso), blz. Se não, troca, simples assim. Mas sair jogando dinheiro fora, principalmente para quem já tem um set de lentes da canon, é besteira, só porque a nikon está com lançamentos superiores no momento.

Abraço!