Autor Tópico: Transgênicos  (Lida 5018 vezes)

GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Online: 28 de Outubro de 2005, 10:51:59
Prezados, publico uma lista do Greenpeace com a lista dos alimentos que contêm transgênicos em nosso país, confesso que fiquei surpreso com alguns itens que não desconfiava, desde Halls e Trident, passando por todos cereais da Kellogs, até Yakult.

http://www.greenpeace.org.br/consumidores/...35e096ac1a5b410
Nikon/Panasonic Gear


Matheus

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.381
  • Sexo: Masculino
    • http://www.mundofotografico.com.br
Resposta #1 Online: 28 de Outubro de 2005, 11:11:17
ô loco!

Até a Garoto tá no meio ... Forno de Minas  também!

Tô fora ... valew pela lista.


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #2 Online: 28 de Outubro de 2005, 11:13:38
É impossível de cair fora, ou então vou deixar de comer tudo :(

:laughing:


Matheus

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.381
  • Sexo: Masculino
    • http://www.mundofotografico.com.br
Resposta #3 Online: 28 de Outubro de 2005, 11:39:55
Citar
É impossível de cair fora, ou então vou deixar de comer tudo :(

:laughing:
Graças a Deus ainda não Roberto ...

è só ir eliminando conforme vai descobrindo, mas se você deixar de comer industrializado, vai diminuir muito o consumo de transgênico.


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #4 Online: 28 de Outubro de 2005, 11:50:45
Olha, Beto, não que eu seja radical, até pq não se sabe se realmente faz algum mal, mas existem pontos interessantes:

- As patentes são em 90% pertencentes a MonSanto, apesar da industrialização da agricultura, ainda 60% dos produtores no Brasil são pequenos, vamos pagar royalties até em comida?
- Se não faz mal, pq não declaram que é produto transgênico como na Europa?
- Eu gosto de saber o que como, se eles não declaram abertamente me sinto enganado, então não consumo.

Acho que tbm razões éticas que incomodam.
Todo caso é uma opção de cada um, eu não consumo.
Nikon/Panasonic Gear


Matheus

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.381
  • Sexo: Masculino
    • http://www.mundofotografico.com.br
Resposta #5 Online: 28 de Outubro de 2005, 11:58:43
Quando eu sei não consumo tb ... deveriam fazer igual em cigarro, tem q avisar sim ao povo oq ele consome ....


talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
Resposta #6 Online: 28 de Outubro de 2005, 12:01:46
Citar
Olha, Beto, não que eu seja radical, até pq não se sabe se realmente faz algum mal, mas existem pontos interessantes:

- As patentes são em 90% pertencentes a MonSanto, apesar da industrialização da agricultura, ainda 60% dos produtores no Brasil são pequenos, vamos pagar royalties até em comida?
- Se não faz mal, pq não declaram que é produto transgênico como na Europa?
- Eu gosto de saber o que como, se eles não declaram abertamente me sinto enganado, então não consumo.

Acho que tbm razões éticas que incomodam.
Todo caso é uma opção de cada um, eu não consumo.
Em relação as patentes, começou a pouco uma discussão internacional.

Segundo a lei brasileira, uma patente internacional perde seu valor (e consequentemente deixa de ser necessario o pagamento de royalities) depois de 20 anos da data em que a patente foi concedida.
No caso dos trangenicos da MonSanto, a primeira patente foi concedida em 1985, se não me engano nos EUA, sendo assim, ela perde seu valor esse ano. Por isso, o escritorio de patentes aqui do Brasil já começou o processo para liberação.

Mas claro que a MonSanto não quer deixar barato, e alega outra historia que não lembro bem, mas acho que eles dizem que na verdade a patente foi cedida em 90, tendo mais 5 anos.

Vi isso no Bom dia Brasil, um mes atras, mais ou menos.

Vamos ver no que dá...
Tales Pinheiro de Andrade
São Bernardo do Campo/SP/Brasil
I think computer viruses should count as life. I think it says something about human nature that the only form of life we have created so far is purely destructive. We've created life in our own image.
Stephen Hawking


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #7 Online: 28 de Outubro de 2005, 12:10:24
Tales, ao que eu saiba quando estudei a lei de patentes, ela perde apenas se não for renovada. Não sei ao certo também, mas que eu lembre não é o que acontece com medicamentos por exemplo, basta ver esse caso. Você já viu algum laboratório perder direito de medicamentos com mais de 20 anos? Pode ser, mas eu não lembro. Todo caso meu argumento mais forte é simplesmente que quero saber o que consumo.
Nikon/Panasonic Gear


talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
Resposta #8 Online: 28 de Outubro de 2005, 12:29:43
Citar
Tales, ao que eu saiba quando estudei a lei de patentes, ela perde apenas se não for renovada. Não sei ao certo também, mas que eu lembre não é o que acontece com medicamentos por exemplo, basta ver esse caso. Você já viu algum laboratório perder direito de medicamentos com mais de 20 anos? Pode ser, mas eu não lembro. Todo caso meu argumento mais forte é simplesmente que quero saber o que consumo.
Na verdade, a unica vez que ouvi falar algo sobre patentes de remedios perdendo a validade foi quando o Brasil tava querendo quebrar a patente do AZT e de um remedio pra hepatite que esqueci o nome, mas meu pai passou um ano tomando esse remedio dia sim, dia não. E sabe porque me interessou? A dose diaria do remedia custa mais de R$800,00!!!

Imagina se meu pai tivesse que pagar isso...impossivel. O governo dá o remedio...


Mas isso ds trangenicos foi o que eu vi no jornal, mas não peguei a materia completa. Talves ai estaja a discussão: a Monsanto pode ter renovado a patente la fora e ta lutando por isso.

Mas concordo com você quanto a querer saber o que se consome.
Tales Pinheiro de Andrade
São Bernardo do Campo/SP/Brasil
I think computer viruses should count as life. I think it says something about human nature that the only form of life we have created so far is purely destructive. We've created life in our own image.
Stephen Hawking


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #9 Online: 28 de Outubro de 2005, 12:37:44
O remédio de que vc fala provavelmente é o Interferon, absurdo de caro.
« Última modificação: 28 de Outubro de 2005, 12:48:57 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #10 Online: 28 de Outubro de 2005, 13:01:49
Assunto complicado esse de patentes e mesmo de Transgênicos.

Sobre as patentes não posso falar muito, mas achoi que mseja esse o verdadeiro crime dos transgênicos e não a questão de fazer mal ou não.

O problema no Brasil é que os ministérios do Meio Ambiente (ridículo nessa gestão, por sinal) e da Agricultura não chegam a um acordo, ninguém mostra parecer, ou seja não se pode definir exatamente qual a postura do país, ai todo ano se libera a soja.

Acho que o Brasil devia investir em pesquisa na área e digo que eu sou em princ´pipio favorável ao consumo de transgênicos, não os vejo como causadores de mal algum, mutação gênica ocorre naturalmente direto, só acho que em alguns casos (Soja) a Monsanto é mais do que FDP, mas ai a discussão é longa o problema é na verdade social
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #11 Online: 28 de Outubro de 2005, 13:24:38
Citar
Não transgênico
Nescau (nestlé)

Weee  :laughing:

Po, mas sou viciado em Trident.. e ja ouvi rumores de que tem substâncias cancerígenas :S:S


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #12 Online: 28 de Outubro de 2005, 14:48:06
Roberto o Sol é altamente cancerígeno e nem por isso deixamos de aproveitá-lo, é claro que tudo tem que ser visto dentro de determinados patamares, o risco deve ser calculado e mesmo indicado, essa é a maior falha
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #13 Online: 28 de Outubro de 2005, 14:48:30
Também não sei se isso faz mal ou não. Mas acho basicamente três coisas:

- São necessárias pesquisas realmente sérias sobre os transgênicos;

- A liberação da soja transgênica no RS foi absurda, os produtores sabiam que era ilegal e saíram produzindo em massa, para depois dizer para o governo que "não tem mais jeito, já está tudo plantado". E o governo aceitou;

- Fazendo mal ou não, todo mundo tem o direito de saber se o produto que está consumindo é ou não transgênico, e as empresas que utilizam esses produtos tem o dever de fazer essa divulgação.


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #14 Online: 28 de Outubro de 2005, 14:53:39
Bruno, mandou bem. É bem isso.
Nikon/Panasonic Gear