Existiram três edições da Canon F1: a F1, a F1n e a F1 New. A F1 e a F1n são bem parecidas, não lembro as diferenças delas, mas acredito que sejam perfumaria. São muito parecidas. Já a F1 New foi um salto tecnológico grande. Fotografar com a F1 New é uma delícia.
Eu tinha uma que eu comprei de um colega do fórum e era maravilhosa, só não funcionava o botão de DOF preview (era barbada mandar arrumar, mas eu sempre deixava para depois). Acabei deixando no porta-malas do carro uma vez e uns oportunistas arrombaram o carro e levaram ela junto, provavelmente para usar como peso de papel ou vender por qualquer 50 reais para um leigo.
Basicamente, a F1 New difere da F1/F1n nas seguintes características:
- A New é uma câmera híbrida, funcionando sem pilhas apenas na velocidade 1/90s. A F1 é toda mecânica, só precisando de pilhas para o fotômetro;
- A New comumente vinha com o viewfinder que permite o modo de prioridade de abertura. A F1 era toda manual (talvez existisse um acessório que possibilitasse modo de prioridade, mas não lembro).
- A New é mais leve e compacta. A F1 é pesada e, se cair no chão, o chão pode quebrar. A F1 foi concebida em uma época em que os fotógrafos profissionais valorizavam muito a durabilidade e resistência das câmeras. Peso e tamanho da câmera eram símbolos de status. A New não fica muito para trás, tendo um corpo bastante robusto, mas já dá para perceber a mudança de paradigma.
- A New faz sincronismo de flash a 1/90 enquanto a F1 faz a 1/60. A F1 não tem sapata para flash embutida, mas possui encaixe para um adaptador em cima da manivela de rebobinar o filme. A F1 New também aceita alguns modos automáticos dos flashes Speedlite dos anos 80. Os flashes Metz possuem um adaptador que fazem uma interface com essa geração de câmeras, podendo funcionar até como TTL em uma Canon T90.
- A F1 requer um adaptador para que você possa usar pilhas silver-oxide para o fotômetro, já que não existem mais pilhas de mercúrio. Eu tenho esse adaptador e custa torno de 16 euros. A F1 New usa a mesma pilha da AE1, a 4LR44 ou, alternativamente, você pode empilhar 4 pilhas LR44 (aquelas de relógio de pulso) uma em cima da outra (eu nunca fiz isso, mas é para funcionar).
Resumindo, entre a F1 e a F1 New, eu pegaria uma F1 New, mas é bem difícil de encontrar. Uma F1 New usada custa em torno de US$350,00 nos EUA, enquanto a F1 custa em torno de US$270,00 (às vezes a F1 é mais cara em nichos voltados para colecionadores). As lentes FD são baratas, mas você só encontra o feijão com arroz. Lentes mais raras, como da série L, fisheye ou com grandes aberturas são bem caras nos EUA.
No entanto, a EOS1n, exceto pelo tamanho, me parece a melhor escolha, que abrirá um leque maior de possibilidades. O problema é que essa câmera tem muito mais eletrônica envolvida e geralmente estão bastante surradas (foram usadas para fotojornalismo ou intensamente em estúdio). As F1, mesmo que tenham um probleminha, tem solução fácil e barata.