Oi sou novata nesse negócio de cameras.
Já procurei na web um site que esclareça qual máquina serve para que. Eu quero uma básica analógica, porque sempre quis assim. Resumindo, alguém sabe qual a diferença da série F pra série FM da Nikon, ou pode indicar algum site que ajude a conhecer mais sobre analógicas logo agora que as digitais estam tão em voga.
Oi,
as diferenças começam no conceito.
Para a Nikon, uma máquina profissional é um instrumento de precisão que será usado por profissionais para fotografar o que eles precisam. Seja ele um repórter no meio da guerra do Vietnam, um dentista que precisa fotografar a evolução do câncer de boca de um paciente nos mínimos detalhes, um cientista que fotografa micro-sapos na selva tropical ou um fotógrafo de moda nas ruas de Paris. Cada um desses profissionais usa a câmera de um jeito, cada um com suas necessidades, uma mais diferente da outra. Como satisfazer a TODOS? Não vai ser com UMA câmera, mas com UM SISTEMA.
Criou-se um corpo mecânico forte o suficiente para aguentar os mais variados trancos e continuar fotografando. A ele podem ser acoplados a maior variedade de acessórios já criada para que você possa ter a câmera que você precisa para suas necessidades. É quase a customização de uma câmera. Os visores são intercambiáveis, os backs (tampas traseiras) também, existem vários tipos de motor drive. Os vidros despolidos (onde se foca) são encontrados em vários modelos, cada um indicado para um tipo de uso. Adicione a isso flashes, disparadores e coisas que você nem consegue identificar para que servem e você tem o Sistema Nikon, um conceito que teve seu ápice na F2, sendo o mais completo sistema profissional já desenvolvido.
Essas máquinas têm seus obturadores desenvolvidos para funcionar perfeitamente por, pelo menos, 150 mil disparos. Por muitos, as F2 são consideradas os mais perfeitos mecanismos mecânicos já criados. possuem vedações mais trabalhadas contra água e poeira, são mais robustas.
As FM/FE têm o seu sistema, mas não é tão completo, os visores não são intercambiáveis, tudo é mais reduzido, inclusive o tamanho e peso. Seus obturadores não são projetados para 150 mil disparos nem as vedações tão completas. Mas de forma alguma elas são câmeras inferiores. É uma diferença mais conceitual na prática.
A partir da F3, a eletrônica foi sendo incorporada à série F, com a prioridade de abertura. A F3, aliás, é a Nikon que mais tempo permaneceu em linha - por volta de 10 anos. Na F4 entraram o auto-foco (leeeento), programas, sistema de flash excelente. A F5 incorporou o motor e conjunto de baterias ao corpo (não tem acesórios anexáveis como a F4), aprimorou ainda mais o sistema de flash, o AF ficou muito rápido. A F6 aperfeiçoou o que era posível e ainda grava dados das imagens como nas digitais (abertura, velocidade, fotometragem, etc.).
Eu fui fisgado pelas F2 quando vi uma ao vivo na década de 70. Deve ter sido por volta de 74. Que máquina, Só de segurar você sentia que aquilo tinha sido feito para durar. O "clack-clack" do obturador é inesquecível, a sensação de se manipular os controles, foi uma experiência inesquecível. Mas só quando voltei a fotografar, no final do século (tô ficando velho...) é que eu curei esse trauma de infância.
Minhas sugestões:
- Se você quer uma máquina mecânica (bateria só para fotômetro) só para fotografar, vá de FM.
- Se você quer uma máquina mecânica (bateria só para fotômetro) para fotografar, sentir que é um objeto que faz parte da história (em Apocalipse Now, por exemplo, o fotojornalista vivido por Dennis Hopper, aparece com várias no pescoço, o que era muito normal pois cada uma tinha um tipo de filme), que já foi para o espaço, guerras e esteve em todos os grandes eventos do último século, vá de F2, de preferência uma F2A ou AS.
- Se você quer uma tão boa quanto e com a facilidade da prioridade de abertura, vá de F3. Ela tem uma velocidade mecânica, mas mesmo assim o consumo de baterias é ridículo de baixo.
Eu tenho três F2: F2 eye level (sem fotômetro), F2A (fotômetro de agulha) e F2AS (fotômetro por LEDs) e uma F3. A que eu uso mais é a F3 por causa da minha filha, que não para quieta. Aí é bom a velocidade automática para você se concentrar na imagem apenas.
Coisas a se considerar:
- As FM são menores e mais leves. Eu já acho que máquina pesada ajuda na estabilidade. E minha mão, que não é muito grande, se encaixa muito bem com as F2 e F3. A F3 é ligeiramente menor que a F2 (que não é tão grande assim, a eye level é quase uma FM)
- Máquinas mecânicas precisam de cuidados básicos - de vez em quando use-a mesmo sem filme, só para movimentar suas partes e evitar que o óleo endureça. A cada 5 ou 10 anos leve-a para uma limpeza, lubrificação e regulagem. Pronto.
- Máquinas mecânicas têm manutenção mais fácil. É mais difícil uma peça mecânica quebrar do que um circuito pifar. Refazer uma peça mecânica, muitas vezes, é possível. Já um circuito, não. Aí, era uma vez uma máquina.
- A minha F2A é da preta e eu tive a sorte de achar uma "de armário", parece nova. Quando eu levei no T. Tanaka para revisão, o chefe da oficina - um senhor japonês, naturalmente - ficou todo orgulhoso de ver uma naquele estado e poder cuidar dela. É curiosa essa relação deles com esses produtos "clássicos". Já quando levei a F2AS, que está bem marcada, ele tratou como uma câmera normal...
- As lentes G e DX não devem ser usadas em máquinas manuais/mecânicas. Nas G você só usa com a abertura máxima. E nas DX, como elas foram feitas para máquinas digitais que têm o sensor menor do que um filme 35mm, as bordas ficarão escuras.
- As F profissionais (dentro daquele conceito) são: F, F2, F3, F4, F5, F6.
- As "semi" profissionais são: FM (mecânica), FE (prioridade de abertura), FM2, FE2, F90 e F100.
- As outras F55, F80 e companhia limitada, são Fs de marketing, máquinas amadoras, embora competentes. Algumas DSLRs da Nikon e Fuji foram baseadas, por exemplo, na F80 (N80 nos USA)
Bom, espero ter ajudado e, qualquer outras dúvidas, pergunte que se eu puder ajudar, faço isso com o maior prazer. E prometo ser mais curto nas próximas respostas.
Abraço,
José Azevedo