Autor Tópico: Céu branco e sombra escura demais!  (Lida 6933 vezes)

danseveriano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
Online: 02 de Novembro de 2005, 16:53:46
Pessoal, o lance é o seguinte: Na primeira foto procurei focalizar a avenida (notem uma certa sombra) e a mesma saiu legal, o problema ficou por conta do céu que ficou branco demais.. gostaria de saber como modificar essa foto, se existe alguma técnica na hora de dar o click ou se isso é um problema mesmo e não tem jeito. Andei me informando e parece que tem a ver com céu estourado, sei la.. As duas fotos foram tiradas com uma Canon A85.

Foto 1:



Foto 2: A sombra escura demais quando procuro visualizar o horizonte (prédios)

« Última modificação: 02 de Novembro de 2005, 16:54:59 por danseveriano »


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #1 Online: 02 de Novembro de 2005, 17:00:46
Olha, quando você focou a avenida a câmera fotometrou de acordo com a luz refletida de lá, cuja quantidade é menor do que a do céu. Então, digamos que o tempo de exposição/abertura foram maiores e a quantidade de luz emitida pelo céu "entrou" e foi captada por mais tempo do que deveria.

Para corrigir não tem como, só na hora da exposição mesmo.. Pois quando os pixels ficam brancos eles perdem toda a informação.

Ja na segunda foto, o céu foi fotometrado, a exposição foi relativamente rápida e não deu tempo o suficiente para captar toda a luz refletida da avenida.


danseveriano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
Resposta #2 Online: 02 de Novembro de 2005, 17:38:09
Fotometrar, como é isso? Eu tenho que focalizar a camera e esperar um pouco mais antes de dar o clique? Explica isso.. ah, tava utilizando o modo automático da Canon, se utilizar o modo manual tenho como evitar isso nas fotos?


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #3 Online: 02 de Novembro de 2005, 18:16:11
Bom primeiro vc tem que saber qual a latitude do seu equipamento, depois vc deve fazer a fotometria dos dois pontos extremos do quadro (avaliando qual é a diferença de luz entre ambos), se a diferença couber na latitude basta você calcular a média e usar o resultado que você terá preservado tanto a luz alta como a baixa. Caso a diferença seja maior que a latitude é necessário vc sacrificar ou a sombra ou a luz alta.
Esse é um dos módulos do WS da comunidade, na verdade é o mais longo, é meio complicado tratar ele individualmente com maiores detalhes, mas espero que já te ajude.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #4 Online: 02 de Novembro de 2005, 21:35:57
Dependendo da para dar uma mexida... +-

Neste tipo de foto se a maquina estiver no tripé vc tb pode tirar 2 ou mais fotos
com exposições diferentes e depois juntar tudo numa só...
 


helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #5 Online: 03 de Novembro de 2005, 01:24:34
Citar
Bom primeiro vc tem que saber qual a latitude do seu equipamento, depois vc deve fazer a fotometria dos dois pontos extremos do quadro (avaliando qual é a diferença de luz entre ambos), se a diferença couber na latitude basta você calcular a média e usar o resultado que você terá preservado tanto a luz alta como a baixa. Caso a diferença seja maior que a latitude é necessário vc sacrificar ou a sombra ou a luz alta.
Esse é um dos módulos do WS da comunidade, na verdade é o mais longo, é meio complicado tratar ele individualmente com maiores detalhes, mas espero que já te ajude.
 :wacko:  


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #6 Online: 03 de Novembro de 2005, 03:20:03
hunm... eu geralmente "transporto" a fotometria de um ponto que eu acho "médio" para a composição final,

Mas, reza a lenda que para melhor aproveitar esta situação é colocar no maior iso ou no iso máximo possível na linha de curvatura ideal (cada câmera tem um nível ideal) e uma maior velocidade, apenas um pouco acima da média dos pontos de luz alta e baixa.

E com tripé ou e se a luz for muito forte (aquela luz do meio dia), dá para colocar no menor iso (ali´s, deve) e uma menor velocidade (que vai ser até alta no caso - por exemplo 1/800 1/1000 - mas sempre tentando abaixar um nível do ponto "zero" da exp.).

Porém, cada caso é um caso, devendo mesmo fazer umas 2 ou 3 fotos para se ter certeza e/ou então fazer o que o Pictus disse: tirar 2 fotos e depois juntar hehehehe

Abraços,

Renato


obs: lembrando que as vezes, muitas sombras (não neste caso), são supridas com um flash-zim de preenchimento.
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



scalla

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 463
  • Sexo: Feminino
    • http://www.flickr.com/photos/scalla/
Resposta #7 Online: 03 de Novembro de 2005, 11:54:07
Olha só a minha! Tive o mesmo problema

« Última modificação: 03 de Novembro de 2005, 11:56:04 por scalla »
Dulce Scalla - SP -

* XT *  e agora  também  *G15*




Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #8 Online: 03 de Novembro de 2005, 12:22:37
Citar
hunm... eu geralmente "transporto" a fotometria de um ponto que eu acho "médio" para a composição final,

Mas, reza a lenda que para melhor aproveitar esta situação é colocar no maior iso ou no iso máximo possível na linha de curvatura ideal (cada câmera tem um nível ideal) e uma maior velocidade, apenas um pouco acima da média dos pontos de luz alta e baixa.

E com tripé ou e se a luz for muito forte (aquela luz do meio dia), dá para colocar no menor iso (ali´s, deve) e uma menor velocidade (que vai ser até alta no caso - por exemplo 1/800 1/1000 - mas sempre tentando abaixar um nível do ponto "zero" da exp.).

Porém, cada caso é um caso, devendo mesmo fazer umas 2 ou 3 fotos para se ter certeza e/ou então fazer o que o Pictus disse: tirar 2 fotos e depois juntar hehehehe

Abraços,

Renato


obs: lembrando que as vezes, muitas sombras (não neste caso), são supridas com um flash-zim de preenchimento.
Renato, na verdade para traçar uma média vc precisa ver exatamente a latitude da câmera, em termos gerais a maior latitude encontra-se no ponto de ótimo do sensor, que em 90% dos casos é no ponto de mínimo ISO das câmeras, ou seja aumentar o ISO agrava ainda mais as condições da foto, porque além de pior latitude (o que no caso deste tio de imagem com ampla latitude pode ser grave) a imagem também irá gerar mais ruído, eu recomendo fortemente que só se aumente o ISO se for realmente necessário esses sacrifícios para se obter outro tipo de ganho, mas se o ganho que vc quer for em termos de latitude não tem nem o que pensar, o ISO tem que permanecer no ponto ótimo.

Aumentar um pouco a velocidade pode ser realmente bom nas digitais (na verdade vc está subexpondo a média) porque a latitude nas digitais é maior nas baixas luzes do que nas altas luzes, para o filme isso já não vale, porque ele normalmente tem a latitude maior na luz, então é viável superexpor com o filme.

 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #9 Online: 03 de Novembro de 2005, 12:25:34
É Dulce mas na sua o problema é falta de latitude mesmo, vc estourou um pouco a latitude na luz alta e na sombra, ai não tem o que fazer, ou vc estoura um pouco os dois lados (como vc fez) ou escolhe um para salvar e estoura ainda mais o outro. :/
« Última modificação: 03 de Novembro de 2005, 12:26:11 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


danseveriano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
Resposta #10 Online: 03 de Novembro de 2005, 15:42:50
Dulce, essa tua foto é de qual cidade?


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #11 Online: 03 de Novembro de 2005, 17:47:54
Resolvi dar uma mexida... :laughing:
 


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #12 Online: 03 de Novembro de 2005, 18:33:40
Pictus e seus tratamentos de PS :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Marco3a

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
    • http://
Resposta #13 Online: 03 de Novembro de 2005, 22:38:10
Pictus,

Vc está em SP ?
Já pensou em montar uma turma de PS ?

Já tem um aluno...  :D

Sumiu até com os fios!

[]'s
 


Osni

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 04 de Novembro de 2005, 02:53:23
No seu caso dan a opção shadow/highligth é quase tudo que precisa.
Faça o teste ai no PS
Vá em: images-> adjustments -> shadow/highligth.
No guia Shadows deixe o amount  entre 20 e 30...

Uma opção simples que quebra um galho enorme quando se está sem tempo para algo mais complexo.  :thmbup:


Espero ter ajudado.

 
Osni S. Cavalcanti
Brasília - DF
"A verdadeira viagem da descoberta não consiste em procurar novas paisagens, mas em ter novos olhos" - Provérbio Chinês
Nikon D40x 18-70mm