Autor Tópico: Foto em alta resolução com 48 MB?  (Lida 13511 vezes)

GabiT

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 137
  • Sexo: Feminino
    • Meu flickr
Online: 29 de Janeiro de 2010, 10:43:49
Pessoal, estou batendo a cabeça aqui para conseguir fazer isso. Podem rir, mas é o meu primeiro trabalho como profissional em fotografia e já estou levando um baile hahaha.

Vejam as especificações requeridas:

"Aceitamos apenas imagens em RGB-JPG, não compactadas de JPG File 47.5 – 52 MB (aberta em Photoshop) sem masks e com perfil de cor Adobe 98 (RGB Color de 24 bits, 8 bits por canal, arquivo de 8 bits), 300 dpi.
O tamanho fixo de arquivo publicado na Internet para uma imagem de alta resolução é de 48 MB. Se a câmera gerar uma imagem maior, não trará problemas para o photoshop. Porém, se o tamanho for menor, deverá ser ajustado na conversão de raw para tiff, o que garante qualidade superior a do photoshop e outros interpoladores.
REJEITAMOS QUALQUER TAMANHO INFERIOR A 47,5 MB."

Pois bem.
Conforme solicitado por eles, ajudei pixel dimention em aproximadamente 5200x3400 e resolução de 300.
Salvei em jpg qualidade máxima (12). E ainda assim o arquivo ficou com apenas 6 MB!

Salvei em tiff para testar e ficou com 7 MB. Hahaha.


Nunca tive uma foto em 45 MB na vida! O que eu estou fazendo de errado?

Obrigada!
Canon 5D Mk II   |   24-70mm 2.8 L   | 70-200mm 4 IS L   |   Canon Rebel XTi   |   50mm 1.8   |   100mm 2.8 USM Macro   |    Speedlite 430 EX II
Meu Flickr


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 29 de Janeiro de 2010, 12:04:33
Eles nao temmuita ideia do que estao falando Gabi...

Prestei consultoria por um ano a uma gráfica do RJ, que por sinal era que fazia os fotolitos para a Playboy. Os caras pegavam um filme 6x6 escaneavam em 8000 dpi óticos em um scanner cilíndrico, geravam arquivos imensos para no final dar saída em 120 dpi... Essa turma não tem noção das coisas.

Quer imagem grande ? Pega a sua imagem, salva no PS com qualidade 12 se for JPEG.

Outra coisa:

"Aceitamos apenas imagens em RGB-JPG, não compactadas de JPG File 47.5 – 52 MB (aberta em Photoshop) sem masks e com perfil de cor Adobe 98 (RGB Color de 24 bits, 8 bits por canal, arquivo de 8 bits), 300 dpi."

Arquivo de 300 dpi ? huahauhauhauhuahua ! DPI é propriedade de SAIDA, da impressora ou de uma Linotype por exemplo. Entrada é sempre em PIXEIS !

Quem diz que tira uma foto em 300 dpi não tem a menor noção do que diz.

Cuidado com este tipo de gente !





GabiT

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 137
  • Sexo: Feminino
    • Meu flickr
Resposta #2 Online: 29 de Janeiro de 2010, 13:32:49
Ai, além de tudo, sou pata. Eles pediram 300ppi!  :aua:

E eles são um banco de imagens top top, se eu não puder confiar neles, em quem vou???

Help! :(
Canon 5D Mk II   |   24-70mm 2.8 L   | 70-200mm 4 IS L   |   Canon Rebel XTi   |   50mm 1.8   |   100mm 2.8 USM Macro   |    Speedlite 430 EX II
Meu Flickr


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 29 de Janeiro de 2010, 13:47:27
ppi = pixel per inch = dpi = dots per inch

Se banco de imagem top não quer dizer muita coisa... Se eles querem TAMANHO de arquivo e não QUALIDADE.

"Porém, se o tamanho for menor, deverá ser ajustado na conversão de raw para tiff, o que garante qualidade superior a do photoshop e outros interpoladores"

Chega a ser hilário. Não estão falando coisa com coisa.


O que *seria* mais lógico":

1) Usar como imagem básica um formato sem compressão com perdas (aka. jpeg), como por exemplo o TIFF ou RAW

2) Gravar a imagem em JPG sem compressão (o que é IMPOSSIVEL, já que o processo JPG sempre adiciona uma compressão na imagem (não necessariamente no arquivo, são coisas diferentes)

3) ver o tamanho do arquivo. Exigir 48 MB é burrice ou ignorância

4) se realmente precisar dessa baboseira, use um interpolador decente, como um Lanczos 8x8 ou Mitchel , gere novamente o JPG e veja se o tamanho bate.

Haha tem gente que realmente viaja na maionese, ou no mínimo, que ouve o galo cantar mas não sabe aonde.

Gabi, se você quiser me mande a imagem que eu faço para você.


GabiT

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 137
  • Sexo: Feminino
    • Meu flickr
Resposta #4 Online: 29 de Janeiro de 2010, 14:37:32
Oi! Obrigada pela ajuda!
O que são esses Lanczos e Mitchel? Interpolador? Nunca ouvi falar nisso. Céus!
Canon 5D Mk II   |   24-70mm 2.8 L   | 70-200mm 4 IS L   |   Canon Rebel XTi   |   50mm 1.8   |   100mm 2.8 USM Macro   |    Speedlite 430 EX II
Meu Flickr


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #5 Online: 29 de Janeiro de 2010, 14:42:45
Sim são algoritmos de interpolação...


GabiT

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 137
  • Sexo: Feminino
    • Meu flickr
Resposta #6 Online: 29 de Janeiro de 2010, 22:47:57
Oi! Vi que no "Image size" do Photoshop há essa opção de interpolação (bicúbica etc.), mas não encontrei nada sobre esses itens que você mencionou :(

Continuei fuçando tudo loucamente e não consigo fazer com que uma foto fique com mais de 11 MB. Ha-ha-ha.

 :(
Canon 5D Mk II   |   24-70mm 2.8 L   | 70-200mm 4 IS L   |   Canon Rebel XTi   |   50mm 1.8   |   100mm 2.8 USM Macro   |    Speedlite 430 EX II
Meu Flickr


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 30 de Janeiro de 2010, 01:21:10
To falando... hahaha !

Se você usa Windows, baixe o Picture Window Pro 5.0, juntamente com o manual.
A versão demo funciona por 30 dias. O PWP possui os melhores algoritmos de resize e balanço de cor que eu já vi. Um trilhão de vezes melhor que o PS em muitas áreas.

Este é o link direto:

http://dl-c.com/content/view/47/74/



fredye

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #8 Online: 30 de Janeiro de 2010, 03:04:03
Desculpe a pergunta, trabalho em uma pequena gráfica e fiquei curioso em saber de onde vem essas exigências?  :no:

Vou tentar colocar alguma imagem nessas especificações. :fight:

Grande abraço e boa sorte  :aua:

Fredye


GabiT

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 137
  • Sexo: Feminino
    • Meu flickr
Resposta #9 Online: 30 de Janeiro de 2010, 21:19:08
Ei, olha só que curioso!

Baixei esse programa, abri uma das fotos lá e, quando eu fui dar o resize, olha o que apareceu:

Canon 5D Mk II   |   24-70mm 2.8 L   | 70-200mm 4 IS L   |   Canon Rebel XTi   |   50mm 1.8   |   100mm 2.8 USM Macro   |    Speedlite 430 EX II
Meu Flickr


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #10 Online: 31 de Janeiro de 2010, 13:48:41
Não tem nada de anormal nisso.

O tamanho da IMAGEM é ela aberta na memória do computador.
O do arquivo leva em consideração a compressão, principalmente em se tratando de jpeg.

Na verdade, mesmo usando o fato de qualidade em 100%, *pode* hacer compressão na imagem. Isto é característico do próprio algoritmo do jpeg. Um dia, se realmente for de seu interesse, podemos conversar sobre o que é um jpeg.

Estou te falando, esse pessoal não tem a mínima noção do que fala ou exige. Pode acreditar.
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2010, 13:52:21 por afshalders »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #11 Online: 31 de Janeiro de 2010, 20:17:39
Conseguiu se entender com o Picture Windows ? Tem que ler a documentação para conseguir sacar tudo  que ele faz, mas depois que você pegar o jeito vai adorar.


GabiT

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 137
  • Sexo: Feminino
    • Meu flickr
Resposta #12 Online: 01 de Fevereiro de 2010, 16:12:08
Pois é, acabou que esse programa me mostrou que existe Image size e File size. São coisas diferentes, e o pessoal do banco de imagens estava se referindo ao image size.

Image size em MB é novidade para mim, por isso fiquei tão perdida!

E muito obrigada pela ajuda, afshalders!
Canon 5D Mk II   |   24-70mm 2.8 L   | 70-200mm 4 IS L   |   Canon Rebel XTi   |   50mm 1.8   |   100mm 2.8 USM Macro   |    Speedlite 430 EX II
Meu Flickr