Autor Tópico: Filtros UV e skylight  (Lida 3825 vezes)

Zyk

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 341
Online: 06 de Novembro de 2005, 17:38:06
Gostaria de ouvir a opinião dos foristas sobre o uso dos filtros UV e Skylight 1B. Estes filtros intereferem negativamente na qualidade das fotos?

Pois pelo que andei lendo na Internet, a grande maioria usa estes filtros para proteger a objetiva. Salvo em algumas situações (como as fotos em grandes alturas e em dias com muita luminosidade), estes filtros não acrescentariam muito na qualidade das fotos, sendo que há maior probabilidade de uma influência negativa pela perda e/ou distorção causada pelo elemento (nem sempre de qualidade) a mais no caminho da luz.

Estou meio cético em relação a estes filtros (tenho alguns da Tiffen e Hoya), embora eu os uso para justamente proteger as objetivas. Mas, será que isso vale a pena? Sacrificar a qualidade das fotos?. Será que um dispositivo de 10 a 20 dólares realmente tem algo a acrescentar?  


pelhon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 163
    • http://
Resposta #1 Online: 06 de Novembro de 2005, 20:06:49
Assim que comprei minha FZ 20 fiz uma boa pesquisa a respeito disso e a resposta é: não vale a pena.
Sempre existe perda de qualidade e essa perda é proporcional a economia que vc está fazendo na compra. Quanto mais barato o preço do filtro mais qualidade vc estará perdendo.

Cheguei a ler artigos onde os filtros UV sequer filtravam os raios UV.

Para mim vale a seguinte coisa: vai tirar foto onde o ambiente é agressivo, então use um filtro. No mais, quer proteger tua objetiva, use um parasol.
O parasol além de proteger contra dedadas, quedas e outras infelicidades ainda irá estar atuando na função dele que é bloquear a luz que incida com uma inclinação muito acentuada evitando flares em suas fotos.

Abraços,
Lucas Pelhon
Guarulhos - SP
Panasonic FZ 20
Olympus Pen-D 35mm
Agfa Billy Record 120mm

DeviantART Profile


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #2 Online: 06 de Novembro de 2005, 23:49:07
Eu prefiro usar no dia-a-dia e tirar quando estiver trabalhando. Ele já me salvou muitos riscos na lente.

Eu sinto uma diferença de qualidade, ainda mais por meu UV ser um de 30 "real".
« Última modificação: 06 de Novembro de 2005, 23:49:38 por Danilo »


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #3 Online: 06 de Novembro de 2005, 23:52:18
Em locais com maresia ou umidade, fuligem, poeira, é obrigatório. Nos outros, atrapalham.

 


Maverique

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
    • http://
Resposta #4 Online: 11 de Novembro de 2005, 18:56:29
Tem de se entender que todo e qualquer elemento que fique diante do elemento frontal da objetiva vai produzir um efeito no resultado final, positivo ou negativo. Infelizmente tem de se pensar duas vezes em investir em uma objetiva cara e mesmo com parasol tomar um aranhão ou o menor risco na objetiva é desastroso.

As vezes vale apena perder um bom filtro, digo bom filtro.
Há que tornar a ungir os cavalos guerreiros e levar a luta até ao fim; porque quem nunca descansa, quem com o coração e o sangue pensa em conseguir o impossível, esse triunfa.
(I Ching)


brunofermino

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 188
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 23 de Novembro de 2005, 11:53:44
Pessoal to querendo comprar um filtro para proteção de minha Fz5, para quando ir pra praia não ter problemas.

Qual voces me recomendam??

UV ou Skylight??

Ví alguns da marca Hoya, recomendável??

Abraços.
#Bruno Fermino#
Santo André - SP
Equipamento:
Lumix Panasonic Fz5 + SD512 Mb + Adaptador + Parassol


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #6 Online: 23 de Novembro de 2005, 12:41:36
Eu não uso filtros UV, mas sempre uso parassol.
Parassol é o melhor sistema de proteção que tem.
E por fim não se enganem, UV não protege de maresia, o problema da maresia é a condensação de água dentro da lente, que provoca fungos.

Quanto à utilidade desses filtros eles servem para valorizar o céu, eu particularmente gosto mais do efeito do skylight, mas com photoshop perde um pouco do sentido.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #7 Online: 24 de Novembro de 2005, 12:22:57
Pra mim o melhor filtro é o PL-C... Esse sim todos deveriam ter. Mas é para fins específicos e não pra ficar na camera o tempo todo!

Tem uma turma meio trash que acha que o filtro IR seja o melhor... :denken:  :denken:  :denken:

Abraço,
Fernando  
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


RICARDO MUÑOZ DE SÁ

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 88
    • http://
Resposta #8 Online: 26 de Janeiro de 2006, 13:06:43
pegando carona nesse tópico, gostaria de saber a diferença entre um PL-C e PL-L ? li nuns sites que o circular é recomendável para lentes AF e o L para MF porém aqu em um tópico que nao consigo encontrar mais, disseram que hoje em dia as lentes AF já não têm mais problemas com filtros PL-L, é isso mesmo ? ( muchas gracias !!!! )
Olympus  E-1
Zuiko      14-54 mm 2.8-3.5
Zuiko      50-200 mm 2.8-3.5
Flash       FL-36
Tripé Manfrotto    190 PRO / 141 RC
Monopé Nikon      (veio de brinde)

São Paulo - SP


wfernandophoto

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Siqueira
    • Fernando Siqueira Fotografia
Resposta #9 Online: 27 de Janeiro de 2006, 22:16:59
É isso mesmo Ricardo, o filtro polarizador circular é uma forma de ganhar mais grana por um produto que traz o mesmo resultado que um mais barato (no caso linear). Eu uso linear em uma lente e circular em outra, o resultado é o mesmo!


Um abraço!
Fernando Siqueira
www.fernandosiqueira.com
www.olhares.com/fernandosiqueira
http://www.flickr.com/photos/fernandosiqueiraep1/ (fotos com a Olympus E-P1)
http://www.flickr.com/photos/fernandosiqueira/
Canon 5D Mark II, minha principal lente Nikkor 50mm 1.4 (essa lente arrebenta),Canon 35 mm 2.0; Nikkor 105mm 2.5 - Canon 24-105 4.0 IS L; Canon 70-200 2.8 IS L; Canon 50mm 1.8,  TC 2x, Extensor 25mm e um 580 Ex pra ajudar.
OLYMPUS E-P1 (Uma paixão!) - lente Zuiko14-42


RICARDO MUÑOZ DE SÁ

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 88
    • http://
Resposta #10 Online: 27 de Janeiro de 2006, 23:37:11
Valeu Fernando....  era o que eu suspeitava.
Olympus  E-1
Zuiko      14-54 mm 2.8-3.5
Zuiko      50-200 mm 2.8-3.5
Flash       FL-36
Tripé Manfrotto    190 PRO / 141 RC
Monopé Nikon      (veio de brinde)

São Paulo - SP


GMarigo

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
    • http://
Resposta #11 Online: 27 de Janeiro de 2006, 23:58:18
Citar
É isso mesmo Ricardo, o filtro polarizador circular é uma forma de ganhar mais grana por um produto que traz o mesmo resultado que um mais barato (no caso linear). Eu uso linear em uma lente e circular em outra, o resultado é o mesmo!


Um abraço!
nananaum!!

o polarizador circular NÃO é igual ao linear..

Filtros lineares são mais eficientes e mais baratos. Mas em cameras com exposição e/ou foco TTL (Through The Lens) é necessário o uso do filtro circular. Isto acontece pq como esses sistemas usam espelhos semi-preteados a luz polarizada linearmente vai fazer com que esses sistemas parem de funcionar ou funcionem com certa deficiência.

E como todas as dSLRs modernas tem autofocus e metering TTL, apenas o circular pode ser usado com eficiência.
[[span style=\'color:gray\']gabrielmarigo[span style=\'color:red\']][/font][/span][/span]


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #12 Online: 28 de Janeiro de 2006, 00:09:54
Citar
Citar
É isso mesmo Ricardo, o filtro polarizador circular é uma forma de ganhar mais grana por um produto que traz o mesmo resultado que um mais barato (no caso linear). Eu uso linear em uma lente e circular em outra, o resultado é o mesmo!


Um abraço!
nananaum!!

o polarizador circular NÃO é igual ao linear..

Filtros lineares são mais eficientes e mais baratos. Mas em cameras com exposição e/ou foco TTL (Through The Lens) é necessário o uso do filtro circular. Isto acontece pq como esses sistemas usam espelhos semi-preteados a luz polarizada linearmente vai fazer com que esses sistemas parem de funcionar ou funcionem com certa deficiência.

E como todas as dSLRs modernas tem autofocus e metering TTL, apenas o circular pode ser usado com eficiência.
Gabriel, mas isso ainda está "valendo"? Pergunto porque é cada vez mais alto o número de pessoas usando PL nas Dslr atuais sem ter qualquer tipo de problema.
Eu estou com um aqui, mas só poderei testá-lo quando a lente com seu diâmetro chegar. Mas quem usava o PL era o Paulo, que na época tinha uma 300D.


GMarigo

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
    • http://
Resposta #13 Online: 28 de Janeiro de 2006, 00:42:00
via de regra, ainda vale isso sim, mas algumas cameras, principalmente as dSLRs entry level usam sistemas de espelho alternativos e de custo mais baixo, que possivelmente não dão esse mesmo problema, já que tem gente conseguindo usar.
Mas como disse, não necessariamente o PL-L faz com que o auto-focus ou metering system parem de funcionar, mas até onde sei, ele pelo menos prejudica o seu funcionamento.
[[span style=\'color:gray\']gabrielmarigo[span style=\'color:red\']][/font][/span][/span]


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #14 Online: 28 de Janeiro de 2006, 02:20:52
Citar
via de regra, ainda vale isso sim, mas algumas cameras, principalmente as dSLRs entry level usam sistemas de espelho alternativos e de custo mais baixo, que possivelmente não dão esse mesmo problema, já que tem gente conseguindo usar.
Mas como disse, não necessariamente o PL-L faz com que o auto-focus ou metering system parem de funcionar, mas até onde sei, ele pelo menos prejudica o seu funcionamento.
Interessante. Quando minha lente chegar, vou fazer uns teste aqui. :)



(pessoal, sei que o tópico já estava se desenvolvendo na sala "Arte Fotográfica" há bastante tempo, mas pelo seu conteúdo e para facilitar futuras pesquisas na base de dados do fórum, estou movendo para a sala "Equipamentos")
« Última modificação: 28 de Janeiro de 2006, 02:24:44 por Bruno Gomes »