É, eu não havia pensado nesse sentido de ampliar a imagem novamente, sem dúvida ficaria muito pior. Mas eu falava de um modo bem mais simplista mesmo, no sentido de qualidade visual,.. algo como um "ponto ótimo" entre a imagem em resolução máxima, porém exibindo todos seus defeitos, e uma redução pensada (para ampliações) de modo a exibir texturas e detalhes suficientemente bons, porém sem o soft e o noise.
Algo como encontrar "o melhor ponto que determinada câmera poderia imprimir ou exibir no monitor", no exemplo da FZ30, que é 8mp (se não me engano), quantos mp's efetivos ela seria, qual seria a melhor resolução dessa câmera na prática, 4, 5 talvez, entende.. qual seria o ponto ótimo da resolução dela.
Sexta-feira quando chegar minha câmera vou tentar alguns testes de redução pelo PS para impressão, e impressões diretas no Frontier deixando apenas a proporção, mas para o próprio Frontier reduzir pelo seu algoritmo, vamos ver o que dá.
Pictus, sem dúvida, o USM é necessário após reduções. O que muitas pessoas conhecem pouco ou simplesmente n se interessam, são as técnicas para aumento e redução. Exemplo, é aconselhável ao interpolar usar o Bicubic Smooth, e ao reduzir o Bicubic Sharp, isso ajuda também (ao menos segundo Deck MC, do Photoshop's Bible).