Autor Tópico: Quem sabe ensinar, sabe fazer?  (Lida 25968 vezes)

dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #75 Online: 02 de Março de 2010, 18:44:58
Dondon, foi mal, editei pq preferi não alimentar uma conversa que não leva a nada

HEHEHE Compreendo. Tens razão.  :ok:

Abraço!


pumba

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.007
  • Sexo: Masculino
Resposta #76 Online: 02 de Março de 2010, 22:28:06
Guto, acho que talvez falte um pouco de entendimento, no mínimo compreensão do que se trata a fotografia, ao menos nos dias de hoje.
Você acaba por restringir muito essa arte, ao meu ver. A olha com olhos de Belas Artes.
Porque você não gosta das fotos Terry Richardson ?
Porque ela não é bonita.
No entanto, essa fotografia extrapola essa questão, ela supera questões técnicas. fica evidente que tem outras preocupações em voga alí.
A partir desse entendimento, a abordagem que busca-se quando percebe-se que NÃO É UMA FOTO BONITA, é perguntar-se "o que raios será que esta foto quer dizer" e assim entender, de fato, a imagem e seu conteúdo. A beleza dela não reside nessa superficialidade.
podemos ver luxúria, desejos, contrastes que nos ajudam a ler a fotografia como deve ser lida. Essa coisa chapada, sem volume, com sombra forte.
A foto que voce inseriu abaixo mostra a superficialidade com que você aprova ou não a uma obra de arte com qualidade ou não. Duvido que você tenha se perguntado "o que o cara tá fazendo ali naquela agua?". Ele está compondo a foto, ponto.
Todos conseguimos tirar fotos de gatinhos bonitas, até uma criança de 10 anos.
Sou aluno de arquitetura e me é cada vez mais necessário buscar em outros campos, como sociologia, psicologia, outras artes, suportes que nos auxiliem a desenvolver projetos e buscar soluções para problemas sociais, seja como crítica, seja com alguma outra proposta.
Forma sem conteúdo é muito fácil.



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #77 Online: 02 de Março de 2010, 23:56:18
Leo, vou pedir sua permissão para postar aqui sua mensagem que enviou-me no privado. Estou fazendo isso apenas para responder a você e a todos os ofendidos de uma vez só. Se quiser pode editar também. Na boa.

MP que o Leo Terra enviou-me:

Opa Guto, tudo bem?
Então, estava lendo lá aquela sua postagem e queria confessar que a princípio não havia postado nada por acreditar que tivesse sido dirigida a mim (para falar a verdade ainda acho). Mas percebi que vários outros usuários tiveram a mesma impressão (como o caso do Ivan). Não sei a quem você se referia, mas a palavra artigos deixou o grupo de usuários muito restrito. O que certamente fez com que este grupo se sentisse pessoalmente citado em sua postagem.
Não sei se foi sua intenção, mas acho válido que você considere esta questão ou até mesmo deixe-a mais clara, para evitar que as controversas se aprofundem. Já tive pedidos para exclusão do tópico, tive um bom trabalho editando ele para deixá-lo mais ameno, pois acho que a discussão já rendeu coisas bem interessantes.
Abraços, Leo.


Primeiro, quero lhe agradecer pela formato educado da sua mensagem. Isso só aumenta o respeito que tenho a você. Cortesia é algo interessante.  :ok:

Leo, lembrando agora que você administra um curso de fotografia, penso que você é o único aqui que poderia se sentir ofendido com meu post. Não conheço outros professores de fotografia aqui no fórum. Quando abri o post, não imaginava que existem tantos professores no fórum assim que poderiam se ofender com esse tema. Falo isso com sinceridade.
Fora você e o Ivan, gostaria de saber quem mais se ofendeu com o tópico e quem pediu para que ele fosse excluído? Se foram alguns pedidos (no plural), então foram várias pessoas. Gostaria de saber quem foram essas pessoas. Fico imaginando o motivo de excluírem esse tópico. O único motivo que vejo são as farpas trocadas com o Ivan que é um assunto à parte. Isso já foi editado. O resto é liberdade de expressão. Não citei nomes porque não há nomes. Apenas levantei uma questão para se debater. Há alguma restrição quanto aos assuntos criados?
Veja que na introdução do post dei exemplos de professores que tive no meu curso acadêmico de engenharia. Nunca tive professores de fotografia. O motivo que me levou abrir esse post foi minha curiosiade à respeito do assunto. Não tenho interesse algum em alfinetar ninguém. Não conheço o Ivan, não lhe conheço e respeito os dois. O problema entre o Ivan e eu parece que vai além do fórum porque ele é uma pessoa de personalidade forte e muito sensível.
Bem vou repetir aqui: Não direcionei esse tópico para o Ivan, você ou outro qualquer do fórum. Levantei uma questão polêmica. Novamente, parece que toquei na ferida de alguns. Quanto a isso não posso fazer nada. Vocês podem excluir o tópico mas acho bobagem. Não vou mais interferir nele. Tem coisas interessantes aqui, como você mesmo citou.
Desculpe-me pelos transtornos.
Abraços
Guto
Guto as reclamações são anônimas com um objetivo, garantir que elas sejam feitas para ajudar a moderação. Por isso não é justo que eu divulgue quem fez reclamações.
Como eu disse na mensagem, tive um tremendo trabalho aqui editando para salvar o tópico, porque eu particularmente gosto do assunto e não há restrição para assuntos. Tanto que o tópico ainda está aqui. Só não pode descambar mais do que já descambou senão fica realmente difícil salvar rs. Também, como disse, eu havia evitado postar qualquer coisa porque temia ter interpretado mal. Mas também pouco importa diante de tudo o que já foi discutido. ;)
Apenas coloquei que você poderia clarear as coisas porque achei realmente muito genérica e certamente alguns podem ter se sentido incluídos em sua indagação, como eu mesmo me senti. Não lhe escrevi com objetivo de recriminar, ou qualquer outra coisa, apenas de colocar minha percepção sobre o problema sem aumentar a quantidade de problemas do tópico, exatamente para preservá-lo.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #78 Online: 03 de Março de 2010, 00:03:17
Forma sem conteúdo é muito fácil.

Essa eu vou anotar. :ok:
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Resposta #79 Online: 03 de Março de 2010, 00:28:04
Sobre descobrir as mensagens por trás de uma foto "inteligente", penso, pelo que li aqui, que muitos, e me incluo, não estão preocupados em fazer fotos super elaboradas e com uma densa mensagem oculta nela. Mencionei a frase "tá estressado, vá fotografar" que estimula muitos a sentirem imenso prazer em fazer fotos simples e aparentemente banais, mas que para o fotógrafo tem um sentido especial, relembra e documenta um mometanto que foi de raro prazer. A foto foi feita não para os outros nem pra provar nada ou transmitir nenhuma idéia "criptografada" que só os sábios conseguem entender. Deixem em paz os fotógrafos "banais". Creio que muitos são felizes assim, brincando e desestressando com uma câmera. Algo ilegal, imoral ou vergonhoso nisso? Não transformem o ambiente num celeiro de vaidades! O mundo lá fora já é assim, vamos só "desopilar" fotografando!
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #80 Online: 03 de Março de 2010, 00:36:51
Todos conseguimos tirar fotos de gatinhos bonitas, até uma criança de 10 anos.
Pumba, deixa eu ser franco com você. Fotos de gatinhos acho que até você consegue. Fotos de gatinhos bonitas, só alguns conseguem. Você, por enquanto, ainda não. Precisa se esforçar mais pelo que vi nas tuas fotos. Autos retratos em reflexos, fotos desfocadas, fotos de quarto de adolescente, amigo deitado na cama, namoradinha e tentativas de aplicar conteúdo nas fotos através de títulos não é lá algo tão formidável. Talvez eu que seja quadrado e arcaico por isso não consegui ver essa "arte" na sua galeria. Também não identifiquei ninguém que tenha gostado porque que não há nenhum comentário nas suas fotos. Nem críticas há. Acho que a leitura delas e a interpretação são tão complexas que só você as entende.

Bem...vou deixar minha modéstia de lado. Visite minhas galerias e veja o número de comentários e visitas que tem lá. Aí você vai falar (ou pensar): Isso não representa nada. Tudo bem...mas então o que representa? Todos que gostam das minhas fotos são pessoas quadradas e estão equivocadas? As pessoas que o fazem, tem algum motivo. Se minhas fotos fossem ruins, as pessoas deveriam criticar, não é mesmo? Ou então não deveriam nem comentá-las. Muitos ali podem não entender muito de fotografia mas grande parte são fotógrafos com certa bagagem. Procure direito lá e irá encontrar comentários inclusive do Ivan.

Se você falar que minhas fotos são óbvias, eu concordo. Mal feitas, não são. Eu tomo muito cuidado quando as faço para não serem mal feitas.

Um alerta: cuidado para não ficar escondido nesse manto que você chama de arte. Esse manto na realidade às vezes só serve apenas para camuflar algumas deficiências. Deficiências técnicas, por exemplo.

Abraços.
« Última modificação: 03 de Março de 2010, 00:41:26 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #81 Online: 03 de Março de 2010, 01:05:29
Procure direito lá e irá encontrar comentários inclusive do Ivan.

Caríssimo;

Se você faz uma foto que eu goste, pode ser até o Hitler que eu vou dizer que está boa -risos. (não o estou chamando de Hitler, isso é apenas uma figura de retórica)

Não há a mínima possibilidade de eu dizer que uma foto sua é ruim apenas porque discutimos.

Se uma tal que comentei é boa, ou tem algo de legal, isso é o que importa.

Vejo nos fóruns uma atitude de elogiar os amigos e não elogiar aqueles com que já se discutiu alguma vez, mas definitivamente não é a minha atitude.


pumba

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.007
  • Sexo: Masculino
Resposta #82 Online: 03 de Março de 2010, 01:25:11
Esse é o problema de pessoas que não sabem discutir questões.
Querem levar pro lado pessoal.
Não digo que faço arte. Estou pouco me lixando sobre o que acham de minhas fotos.
minhas fotos são minhas.
Se você fica feliz com "parabens", linda foto você tem. Bom pra você.
Mas eu acho um absurdo você olhar a fotografia somente como uma imagem que lhe agrada ou não.
e levar a vida inteira assim.
Fotografia é linguagem, é expressão, comunicação.

Foste criticar o que falei se baseando em minhas fotografias não analisando elas, mas buscando erros banais.

Não acho que chego perto de produzir verdadeiramente arte.
Arte que pensa seu tempo, que pensa sua inserção nesse mundo híbrido que vivemos.
Agora, também percebo que suas críticas reforçam o que falava para ti a poucos posts atrás!
Toma tudo com dor e me ataca para não ouvir nada!
« Última modificação: 03 de Março de 2010, 01:38:17 por pumba »


pumba

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.007
  • Sexo: Masculino
Resposta #83 Online: 03 de Março de 2010, 01:29:45
Sobre descobrir as mensagens por trás de uma foto "inteligente", penso, pelo que li aqui, que muitos, e me incluo, não estão preocupados em fazer fotos super elaboradas e com uma densa mensagem oculta nela. Mencionei a frase "tá estressado, vá fotografar" que estimula muitos a sentirem imenso prazer em fazer fotos simples e aparentemente banais, mas que para o fotógrafo tem um sentido especial, relembra e documenta um mometanto que foi de raro prazer. A foto foi feita não para os outros nem pra provar nada ou transmitir nenhuma idéia "criptografada" que só os sábios conseguem entender. Deixem em paz os fotógrafos "banais". Creio que muitos são felizes assim, brincando e desestressando com uma câmera. Algo ilegal, imoral ou vergonhoso nisso? Não transformem o ambiente num celeiro de vaidades! O mundo lá fora já é assim, vamos só "desopilar" fotografando!

Claro Zeiss.. acho que fotografia pode ser muito além de arte. Mas aí deve ser tratado como o que quer representar.
é memória, é exercício, é qualquer coisa que quiser, o valor delas geralmente não sai do circulo de pessoas que tiveram algum envolvimento com aquele tempo-espaço.
« Última modificação: 03 de Março de 2010, 01:30:33 por pumba »


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #84 Online: 04 de Março de 2010, 21:41:05
Só lamento que haja uns que criticam outors (aqui criticaram mestres, mas serve pra qualquer amente da fotografia) simplesmente por não terem, em sua opinião, uma produção fotográfica tão "boa" (termo altamente relativo).

Só uma grande ignorância e falta de sensibilidade pra criticar de forma pejorativa a fotografia de quem quer que seja.
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #85 Online: 04 de Março de 2010, 21:48:14
e a maioria das pessoas tem requisitos baixos sobre o que é uma coisa boa (a maioria das pessoas gosta de clichês e acha que se não tiver cara de clichê não é bom), então isso não serve de parâmetro.
Belíssima observação. Bela e importante.

Citar
A questão da mensagem inicial é sem sentido, típica de aluno ingrato -risos- que aprende com os outros e ao invés de agradecer busca razões para criticar.

Discordo que a questão inicial seja sem sentido, Ivan (tou bem atrasado e nao sei se ja foi discutido isso, mes enfim...).
Ela seria, e seria típica de aluno ingrato, se tivesse sido feita no mesmo tom pejorativo que outros usaram neste tópico, criticando "mestres que não tem fotos boas" (nos conceitos deles, dos que falaram). Dai realmente seria um tópico de proposta pobre. Mas o autor do tópico nao criticou ninguém, ele foi bem expansivo, deixando claro que ve mestres com ótimas fotos, mestres cm fotos ruins... e ao mesmo tempo, pessoas sem conhecimento técnico com boas fotos e tbm com más fotos. Quer dizer, ele mostrou que percebe os mais diferentes casos e os compreende. Isso me parece longe de uma crítica a este ou aquele tipo.

Mas o levantamento da questão, de forma saudável e até com jeito 'antropológica' me pareceu muito interessante e de valor.
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #86 Online: 04 de Março de 2010, 21:56:21
Se quem sabe ensinar não sabe fazer eu acho o mínimo a se pensar sobre isso, a vida é dele (o tal professor) e quem se preocupa com a vida do outro tem certamnente uma vida vazia e sem graça; o importante é se quem ensinou ajudou ignorantes a adquirirem algum conhecimento, isso é de valor inestimável.


Quem valoriza o aprendizado em geral sabe ensinar.


Por reflexões como essas sempre volto apaixonado por este fórum, mesmo depois de meses sumido!
« Última modificação: 04 de Março de 2010, 22:05:15 por Xiru »
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Resposta #87 Online: 04 de Março de 2010, 22:09:01
Já que a conversa ainda rola... :assobi:

Partindo do princípio de que quem ensina é vocacionado ao ensino e não a produção de nada além de uma excelente aula, não seria obrigatório que o mesmo faça bem o que ensina. O que ensina assume uma missão diferente do que produz. O que ensina estuda muito, de diversas fontes, de preferência nacionais e de fora, depois compila tudo que estudou de forma resumida, objetiva. De posse deste conteúdo ele vai planejar a forma mais eficiente de transmitir o conhecimento para quem não o tem. Este conteúdo, que também deve estar na mente de quem produz, não foi criado por nenhum dos dois, nem pelo que ensina nem pelo que faz algo. Tudo foi aprendido de terceiros, ou seja, não há mérito algum de inteligência ou capacidade em ter aquele conhecimento. Este conhecimento está acessível a todos que o busquem nas fontes adequadas. Quem produz irá usá-lo para realizar um trabalho de qualidade. Quem ensina irá usál-lo para instruir a outros. Se quem esina sabe produzir ele irá enriquecer um pouco o conteúdo a transmitir com exemplos oriundos de suas exeperiências pessoais, mas será apenas um percentual pequeno do conteúdo principal pois RARÍSSIMAS vezes terá criado um conceito novo, um estilo novo, uma regra nova, enfim ele raramente pode gabar-se de ser alguém na história da fotografia, como de fato neste fórum acredito que não há nenhum deste nível de capacidade, ou seja, são meros repetidores de conhecimento adquirido de terceiros. Uns aplicam com mais maestria este conhecimento na produção de fotos e outros se destacm por conseguirem transmitir este conhecimento de forma acessível, agradável e estimulante ao aluno.

Quem sabe ensinar, sabe fazer?
Não importa, o que realmente importa é se quem sabe ensinar SABE ensinar e se quem sabe fazer, SABE fazer. O que vai receber o ensino agradece bem como o que vai usufruir da foto também agradece. :ok:
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #88 Online: 04 de Março de 2010, 23:16:48
Interessante...


minhas duas postagens anteriores foram feitas ao ler apenas as primeiras mensagens dos tópicos. Eu nem imaginava que tinha desenrolado da maneira que desenrolou.


Bom, talvez eu tenha interpretado de uma forma por estar ha um bom tempo afastado do fórum e por fora de eventuais conflitos.

Mas quero novamente dizer minha interpretação:
Sou dos que facilmente vê nas entrelinhas umas indiretas, como poderia ser o caso do Guto querer se referir a alguém especificamente, ou ter aberto o tópico por estar 'descornado'.
Mas sinceramente, não tive esta impressão que outros tiveram e que acabou pautando o tópico.
Só o Guto lááááá no fundo da consciencia dele é quem pode ter a certeza da intenção do tópico.
Se ele usou de rodeios pra dizer disfarçado algo contra alguém, eu não vi isso. Mesmo me esforçando pra ver se achava indícios, não vi isso.
Acho que, na pior das hipóteses, mesmo que ele tivesse alguma motivação 'negativa' ao fazer o tópico, ele  se esforçou pra não deixar transparecer, e isso é ponto pra ele.

Reforço: eu não sou ingenuo nas interpretações. Normalmente eu vejo mais malícia do que realmente há.
E neste caso eu não vi nenhuma.



Agora, sobre o assunto do tópico: se se referisse apenas ao universo do Mundo Fotográfico, seria pobre.
Mas em se abrindo pra todos campos da vida (pais pra filhos, professores pra alunos, amigos pra amigos, etc), vejo um bom valor 'antropológico' na questão. Ela ésim interessante. E levantar essa questão NÃO implica dizer que o que ensina PRECISA saber fazer.
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #89 Online: 04 de Março de 2010, 23:57:48
"Mestre não é quem ensina, mas quem -de repente- aprende"
(Riobaldo / Guimarães Rosa, no 'Grande Sertão: Veredas')
 :ok:
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS