Bom, parece que há quase um consenso de que o "sensorial" é o talento mais indispensável. Eu também concordo. Na verdade, esqueci de mencionar que o 3 tipos com exceção do versado já possuem uma "base" nos conhecimentos de fotografia.
Léo,
Penso o contrário.
Vejamos por exemplo... o sensorial consegue a cada 10 disparos pelo menos uma fotografia extremamente interessante, enquanto o versado conseguirá 5 "boas" fotos, até tecnicamente perfeitas, porém mais comuns. Eu daria preferência a 1 foto dessa mais original a 5 outras bem obtidas.
O venturoso também tem uma vantagem incrível... fotografar sempre na mesma localidade ou cidade é um grande limite.
Bom ai é que está, o sensorial sem conhecimento ele verá a foto, pensará na foto mas não conseguirá reproduzir o que ve. essa é a grande questão, o versado já consegue reproduzir com precisão o que ve ou o que os outros pedem para ele fazer, mesmo que ele seja ruim de visão ele conseguirá reproduzir resultados bem consistentes.
Conheço pessoas com ótima visão, são normalmente ótimos desenhistas mas que apanham muito ao tentar fazer uma imagem. Outro dia peguei um diretor de arte por exemplo que tinha uma percepção super refinada e uma visão super detalhista, mas ele fez várias fotos para tentar me mostrar perto do que queria e não conseguiu reproduzir o que estava querendo, até que ele desenhou a imagem em um papel para mim e eu consegui reproduzir o que ele esperava.
Lamento informar, mas sensorial sem conhecimento não é nada além de um monte de idéias que não se concretizam, já o conhecimento sem sensorial pelo menos consegue concretizar as idéias, e o que vejo hoje em dia é exatamente isso, é o diagnóstico dos clicadores, temos dezenas de pessoas com boas idéias e falta de conhecimento, o que leva a onda dos clicadores, pessoas que fazem 150 fotos para conseguir 1 realmente boa, e isso é a maioria esmagadora dos fotógrafos sensoriais, enquanto o versado domina toda a técnica, inclusive as técnicas de composição e estes reduzem muito seu número de disparos por boas fotos, é lógico que quando cruzamos o versado com o sensorial obtemos o supra sumo da fotografia, que é o indivíduo que além de dominar todas as técnicas de composição e exposição ainda tem uma visão para achar cenas que marcam, esses são na verdade o que há de melhor na fotografia, mas de nada adianta achar cenas que marcam se você raramente conseguirá documentar ela da forma que imginou, ai você passa a ser mais um fotógrafo "sortudo" do que qualquer outra coisa, pois o sensoril puro é aquele que entregará seus resultados à máquina, ou seja, não será ele que estará fazendo a foto como um todo, ele estará só achando um quadro, que em 99% dos casos não irá sair como ele esperava.
Digo isso porque nos workshops da comunidade eu tenho a oportunidade de lidar com usuários que não sabem nada e são bem sensoriais e com usuários que sabem muito e são pouco sensoriais (isso não é comum nas outras palestras que costumo minitras onde a maioria tem bons conhecimentos e razoável sensibilidade) e consigo passar base para os sensoriais trabalharem, o que observo é que o sensorial puro é um mero clicador e na maioria das vezes frustrado por não conseguir resultados e quando ele entende o mínimo para manipular os resultados ele passa a admirar ainda mais a fotografia, enquanto o versado puro tem uma média de disparos bem sucedidos muito maior antes do workshop e normalmente isso se aproxima ou até se inverte depois do workshop.
Ser sensorial sem conhecimento não é nada, agora ter conhecimento no mínimo te leva aos resultados esperados por você.
Pode estar certo que as boas fotos do sensorial foram fruto ou de conhecimentos que ele detem (ou seja ele não é mais sensorial puro) ou de estatísticas que favorecem muito mais o versado do que o sensorial.