Autor Tópico: [ARTIGO] Ruído X Pixels II - O retorno  (Lida 48749 vezes)

Marcelo Almeida

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Resposta #60 Online: 05 de Setembro de 2005, 17:12:12
Léo, duas perguntinhas:

1 - O ponto crítico da S5100 é 2.7 mp, vale mais a pena fotografar a 3mp (um pouco acima do ponto crítico) ou a 2mp?

2 - Fotografando em raw esse ponto crítico é diferente?

 


Leo Terra

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Resposta #61 Online: 05 de Setembro de 2005, 18:54:40
Marcelo, SEMPRE O IDEAL É FOTOGRAFAR NA MÁXIMA RESOLUÇÃO do equipamento.

O ponto crítico é para um sensor de um dado tamanho e que tenha uma certa resolução, que para aquela tecnologia e aquele tamanho de píxels maximiza os resultados, vc alterar a resolução da câmera nas configurações da mesma não vai alterar a tecnologia e nem o tamanho dos pixels no sensor e portanto não irá alterar seu comportamento, neste caso vc estará tendo mais perda ainda (pois além dos pixels já perdidos vc estará jogando fora mais alguns), o ideal é no momento da compra buscar um equipamento com resolução máxima mais próxima do ponto crítico, mas o melhor desempenho de um dado equipamento sempre será em sua máxima resolução.
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Marcelo Almeida

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Resposta #62 Online: 05 de Setembro de 2005, 19:03:31
E quanto a pergunta 2?


Frmg

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Resposta #63 Online: 26 de Setembro de 2005, 20:25:43
Pessoal algumas dúvidas para ajudar a esclarecer

Apesar da ausência de dados mais atuais sobre os sensores gostaria que vocês me ajudassem em uma dúvida.

Supondo que a atual geração de um sensor que vou citar aqui tenha a melhor saída com 6MP para um tamanho de 1/1.8

E sabendo que as recém lançadas câmeras compactas da Canon A610 e A620 possuem o mesmo tamanho de sensor (1/1.8) e exatamente a mesma ótica com 5MP e 7MP respectivamente.

Podemos obviamente concluir que nenhuma das duas esta no ponto ideal, porém curiosamente ambas estão na mesma distância de megapixels do ponto ideal de saída para esse sensor de exemplo entre resolução e ruído ideal.

A A610 com 5MP capta menos detalhes, mas perde menos com ruído
A A620 com 7MP com mais detalhes capturados e perde resolução real por causa do ruído.

É possível determinar qual das duas câmeras seria mais adequada para grandes ampliações com qualidade já que apesar da última ter mais megapixels o ruído dela interfere na resolução real ???

Outra dúvida ...

Uma foto da A620 em 7MP se for redimensionada para 5MP terá a mesma resolução real da A610 ou terá mais resolução ???




 


Leo Terra

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Resposta #64 Online: 26 de Setembro de 2005, 21:20:59
Citar
E quanto a pergunta 2?
Não, o ponto crítico é físico no sensor, não depende de nada no processo de software, é mensurado a partir das características físicas de cada sensor, no RAW o ruído poderá ser melhor percebido pois nõ terá sido filtrado pelo software de tratamento de ruído, essa é a única diferença.

Um exemplo:
Temos 3 câmeras com sensor de 1/1.8, sendo 1 com 4.1MP , uma com 3.1MP e outra com 5.1MP as melhores retenções de detalhes seriam obtidas na seguinte ordem:
4.1MP - 5.1MP - 3.1MP.
Mas não se iluda duvido que o ponto crítico dos sensores de 1/1.8 estejam sequer perto dos 6MP, se estiverem muito melhores do que eram estarão no máximo perto de uns 5MP.
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Frmg

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Resposta #65 Online: 26 de Setembro de 2005, 23:22:04
O ponto critico é calculado em algum valor de ISO específico Léo ???

Porque ai surge a dúvida ...

Uma câmera DSLR com um sensor CMOS gigantesco e 6MP vai ter seu ponto crítico de ruído completamente diferente de uma câmera com sensor CCD de 2/3 e 6MP correto ???


Leo Terra

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Resposta #66 Online: 27 de Setembro de 2005, 01:45:35
Citar
O ponto critico é calculado em algum valor de ISO específico Léo ???

Porque ai surge a dúvida ...

Uma câmera DSLR com um sensor CMOS gigantesco e 6MP vai ter seu ponto crítico de ruído completamente diferente de uma câmera com sensor CCD de 2/3 e 6MP correto ???
O ponto crítico é definido com média no ISO de máximo rendimento, é lógico que quanto maior o sensor maior a resolução do ponto crítico, mas isso fica claro na tabela , independente do ISO sensores maiores tem melhor resultado, o ponto crítico da D70 com seu ISO 200 é praticamente o mesmo da Canon 20D com seu ISO 100 (em ambas seria por volta de 8MP).

Leia o artigo Ruído - Como analisar que ele te dará uma nova visão sobre a relação ruído ISO, ruído rendimento e deverá desmistificar vários conceitos como o famoso (e totalmente ERRADO) quanto menor o ISO menor o ruído (que apesar de explicar a maioria das condições é uma grande mentira e pode levar a conclusões totalmente equivocadas).
 
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2008, 02:38:07 por Leo Terra »
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perseu

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Resposta #67 Online: 28 de Dezembro de 2005, 14:34:10
Tenho uma canon A510. Seus 3.2MP estão bem dimensionados para o CCD de 1/2.7 que ela tem? Pra este sensor de 1/2.7 qual seria a quantidade de MP mais adequada?

Alguém pode me ajudar?

Sou novo por aqui!

Grato

Perseu


Schinke

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Resposta #68 Online: 16 de Janeiro de 2006, 11:08:48
Ruido vs. ISO. ??

Sou novo nessa área de fotografia, e também aqui no forum, mas estou querendo comprar uma S9000, ví que o ISO 1600, é praticamente inutilizavel, ISO 800, já melhora um pouco, mas a questão é.........pelo que li deste tópico, para o tamanho do sensor dela, a melhor qualidade de foto seria em 3.9 MP, mas isso vale para qualquer ISO ? ou seja, seu eu baixasse o tamanho da foto de 9 para 3 MP em ISO 1600 eu teria uma boa foto ?

Um abraço.


Leo Terra

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Resposta #69 Online: 16 de Janeiro de 2006, 17:03:02
Esse tópico está bem ultrapassado... :/
PRecisava dar uma revisadinha porque os dados são de tecnologias com mais de 1 ano.
A relação aqui é de ruído no ponto de ótimo, ou seja no ISO de menor ruído, o sensor vai ter muitas variações de rendimento, cada sensor vai reagir de uma forma nas diferentes sensibilidades.
A S9000 por exemplo tem um rendimento bem normal nos ISOs perto do ponto ótimo (que no caso dela é no ISO 80),  mas tem um rendimento fantástico em ISOs fora do ponto de ótimo.
Para não existe uma resposta genérica para isso.
Leo Terra

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MuKeKa

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Resposta #70 Online: 01 de Agosto de 2006, 16:23:03
Oi pessoal..

Depois de muito pesquisar máquinas digitais (sou amador) decidi comprar a Canon, mas ainda não me convenci entre A610 e A620 (ambas atendem minha necesidade).

Acabei lendo este artigo e achei a discussão mais aprofundada no assunto, que diferencia as duas.. o maior ruido da 620 por ter mais MP e um sensor do mesmo tamanho. O demais me pareceu a mesma coisa (exceto o preço).. Ambos favoreceriam a A610

Mas se eu tenho a possibilidade de comprar as duas pelo mesmo preço, e poderia programar minha A620 para tirar fotos em 5MP. Mas pelo que entendi não teria a mesma qualidade.. estou certo ??(descupe a ignorancia)

Alguns aki neste forum alegaram que as cores da A620 seriam "mais bonitas"..

Gostaria de saber sua opinião que máquina comprar.. se posso pagar o mesmo preço..

Muito grato..

Danilo :thmbup:
« Última modificação: 01 de Agosto de 2006, 16:28:05 por MuKeKa »


mirwal

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Resposta #71 Online: 24 de Agosto de 2009, 13:22:50
Ressuscitando o tópico...


Alguém tem as informações atualizadas sobre os sensores?

Grato,
Marcio


Ingo

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Resposta #72 Online: 24 de Setembro de 2009, 10:18:52
Não tenho dados exatos, mas hoje é consenso que 6 MP é ideal para máquinas compactas. Não somente por causa da questão do ruído, também pela resolução da lente. Não adianta ter um sensor minúsculo com 10 MP se a lente não é capaz de capturar tanto detalhe. Quanto menor o sensor, mais qualidade exige da lente que tem que projetar uma imagem nítida numa área muito pequena. Na prática, as lentes das compactas teriam que superar as lentes "prime" que custam milhares de reais.

Justamente por essa questão da resolução da lente, os especialistas do site dpreview.com consideram os 10 MP da Canon 40D ideal para o tamanho de sensor APS-C, depois do lançamento da 50D com 15MP. Mesmo usando lentes caras, a Canon 50D não reproduz mais detalhe do que a 40D. Como a 50D tem um nível de ruído muito baixo, só fica a desvantagem do tamanho maior dos arquivos e do processamento mais demorado.


Leo Terra

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Resposta #73 Online: 24 de Setembro de 2009, 11:29:25
Ingo não é bem por ai, as lentes sobram ainda para o formato APS.
Hoje a 7D tem mostrado que o APS deu um belo salto.
O problema da 50D foi muita resolução para pouca tecnologia. :)
Leo Terra

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Resposta #74 Online: 24 de Setembro de 2009, 13:41:52
Leo, vc já achou um teste da 7D na net? Segundo as minhas informações ela ainda não está no mercado.