Vcs sabem que eu não estou passando por esse drama do filme?!
Tipo, eu vejo e ouço o pessoal reclamando, mas sempre encontro filme PB, colorido e cromo de asa alta e baixa, até filme pra back polaroid. Não tenho dificuldade em achar quem revele, nem quem amplie. Atualmente tô gastando uns 4,50 por click contando o filme, revelação, contato e digitalização (16mpx, não tem jeito, saída é digital, só faço ampliação analógica pra mim), e o meu laboratório ainda se dá o trabalho de colocar o filme numa folhinha de print file e colocar uma etiqueta com o mesmo número da folhinha no contato. Não acho caro, considerando que é médio formato e oferece toda uma espacialidade diferente do 35 mm, em termos compositivos, e as câmeras mais caras não custam nem 2000 reais, tirando Hassel.
Sei lá. Vai ver que é porque vcs pegaram assim um tempo de oferta mais ampla, aí parece que vai acabar.
Mas pra mim que comecei ontem pra ser sincero até que as coisas não vão assim tão mal. Existe realmente um "bilhete" mais complicado de comprar, que se não é mais caro, é de oferta mais restrita do que a fotografia digital. Mas não acho coisa de outro mundo não. Aprendi onde estavam os profissionais e equipamentos que eu precisava pesquisando na internet.
Agora, esse mercado de evento pra particulares, eu imagino que sempre tenha sido assim sanguinolento como é hj, por ser por onde muita gente começa. E lugar que tem principiante puxando o preço, aí o filme fica difícil.
Mas moda tem um monte de gente fazendo filme. Imagino que outras áreas tb tenha. Arquitetura, por exemplo, eu não imagino um jeito melhor de fazer do que 4x5. Claro que isso vai ser somente para o topo da cadeia alimentar, como quase tudo que é bom na vida.
É mais uma questão de se posicionar em direção a quem aprecia a fotografia como linguagem, e não somente como registro.