Braga, vai desculpando minha ignorância, mas acho esse tipo de clip do youtube ridículo.
Pra que ficar repetindo movimentos e ajustes? Se a finalidade é apresentar o equipamento, que seja suscindo e objetivo. Afinal quem vai curtir esse clip conhece fotografia, e falo FOTOGRAFIA mesmo. Pra esse tipo de público, no meu entender, a coisa é rápida e se possível com uma imagem feita pelo equipamento.
abs.
Wellington,
Muito legal que tenha dado a sua opinião. Embora eu não concorde com você, mas, sem dúvida, eu respeito bastante o que você disse.
A repetição de movimentos não é exagerada, não (minha opinião). Mesmo porque é um vídeo com somente 6 minutos de duração e nele não foi pronunciada uma só palavra e, apesar disso, consegue transmitir tudo o que o equipamento pode oferecer. Aliás, é uma grande sacada desse fabricante porque ele consegue juntar numa só câmera os melhores atributos existentes em outras marcas para esse formato. Isto é, eles pegam uma coisinha aqui outra alí, um detalhe a mais de desenvolvimento, e juntam tudo num mesmo projeto.
Tem fotógrafo por aí, nesse mundão de Deus, que apesar da experiência vivenciada acabou se rendendo aos benefícios resumidos pela equação
Qualidade/Preço/Funcionalidades.
Eu postei um tópico igualzinho a esse em outro forum e lá houveram depoimentos/comentários interessantes. E um detalhe: de gente que conhece a fundo o tema. Alguns com vasta experiência em todos os formatos, desde o 35mm e fotografia digital até o grande formato, inclusive, indo além do 8x10". Isso mesmo, tem gente que ainda usa o 11x14"(polegadas).
Chamonix (
www.chamonixviewcamera.com) e Shen-Hao (
www.shen-hao.com) são duas marcas que conseguem com a ousadia da simplicidade extrema disponibilizar em seus equipamentos a sofisticação de tudo, ou quase tudo, o que se desenvolveu até hoje. Citei essas duas por causa da revolução em termos de preço/qualidade. Mas existem os ícones: Toyo, Calumet, Linhof, Omega View, Arca-Swiss, Bulldog, Wista, e ainda outras.
De novo, eu volto a falar que não se deve travar aquela batalha de qual tipo de equipamento é o melhor. Isso não existe. Não dá pra fazer um aniversário de criança com uma câmera 8x10. Assim como não dá pra fazer certos trabalhos de GF com uma câmera 35mm por melhor que seja seu corpo e lente.
Veja o que disseram:
Hélcio (além de fotografar muito, ainda é um mago no laboratório, um verdadeiro alquimista)
"é o que o Nanã havia falado: sses chineses pegarm uma soma do que de melhor havia e colocaram numa camera. O supore do fole é o mais inteligente que já vi.
Elas só tem um senão: não dá para levar uma lente montada e não são rápidas de armar. Nesse ponto, a Masterview da Kodak ainda é o suprasumo.
Tomara eles consigam, (os chineses) otimizar aquele desenho também, numa 8x10.
Aí vai ser o máximo"
Nanã Sousa Dias (mestre em grande formato, estará no Brasil para um workshop creio que em agosto/2010)
"Eu bem lhe disse, Hélcio, essas cameras não têm competição no momento no que diz respeito a Qualidade/preço/funcionalidades. Estas Chaminix ainda são melhores do que as Shen Hao. Agora você começa a entender porque troquei a Wista e a Linhof pela Shen Hao?"
"Eu esqueci de dizer que, para levar uma lente montada nessa camera ela teria de ter uma espessura muito maior. Não sei se você reparou que a camera é extremamente fina, o que, para mim representa uma vantagem muito mair do que poder levar uma lente em seu interior, o que obrigaria a ser muito mais espessa. Desse modo, você pode colocar a camera numa mochila e ficar com bastante espaço para colocar chassis e backs redutores."
"Isso eu chamo de "Fotografia Gourmet", a camera é fabulosa e eu não devia ter visto esse video, agora, cada vez que sair com meu velho "acordeon" de 8x10", a Kodak 2D, eu vou ficar invejando os caras que têm uma dessas Chamonix..."Andersen"Babei horrores!
Nem peguei a hasselblad ainda e já to pensando em GF
Só pode ser perversão..."