Autor Tópico: Difusor, Rebatedor e Lightsphere  (Lida 5385 vezes)

GustavoSilveira

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 431
Online: 25 de Abril de 2010, 00:51:20
Olá pessoal
Eu tenho feito uns trabalhos em festas com pouquíssima iluminação, ou melhor, iluminação somente de balada. Tenho tido um pequeno problema em algumas fotos, que é a iluminação do flash. Se eu uso ele para cima, utilizando o método de rebater no teto, para suavisar, a câmera não consegue focalizar devido a falta de iluminação no espaço e se eu utilizo ele diretamente na pessoa, muitas vezes ele estoura o rosto.
Por conta disso, estou muito afim de comprar algo que resolva esse problema. Só que ai vem a dúvida, eu pesquisei no fórum antes de postar sobre isso, só que não achei nenhuma conclusão concreta sobre ela.
Devo comprar um difusor, rebatedor ou lightsphere?

Estava pensando em levar o difusor, por conta dele distribuir a luz mais homogeneamente, só que antes disso queria saber um pouco da opnião de vocês.



E aqui está um exemplo do que acontece,





Muito Obrigado!  :ok:


PaolaVidal

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
Resposta #1 Online: 25 de Abril de 2010, 13:50:57
Tenta improvisar o rebatedor ... ele funciona bem!
é só pegar uma folha branca (cartolina ou qq outra) e prender com um elástico no flash...
ai vc pelo menos tem uma idéia de qual o efeito antes de comprar ummm!!!


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #2 Online: 26 de Abril de 2010, 16:44:45
Olá Gustavo.

Não entendi o porque você disse que quando tenta usar flash rebatido no teto... a câmera não consegue focar. Poderia descrever pra gente, qual câmera e flash você está usando?

A luz direta, como a do exemplo que você postou... é uma luz dura, com sombras fortes. Mas o problema maior nessa foto seria que ela estourou. Está muito clara. Então vamos dividir seu caso em partes...

Você quer mudar o modo que trabalha com sua luz.. para uma luz mais suave. Ou simplesmente resolver esse problema das fotos estouradas te seria uma solução?

Porque nessa foto... acredito que se você usou um flash TTL, ele deve ter se enganado com os tons escuros como roupa das meninas.. cabelos.. ou mesmo o fundo.. e ao enxergar uma cena mais escura do que é.. ele manda muita luz, e acaba estourando.
Pra resolver esse problema (tudo partindo do princípio que você está com um flash TTL), você poderia estar usando uma compensassão de exposição... colocando -X, pra chegar numa exposição ideal.
Outra forma, seria você usar uma medição de luz pontual, no rosto das meninas.


Quanto ao Lightsphere, eu tenho um e gosto bastante da luz dele... principalmente nas fotos em vertical.
Porém é um tanto grande, desajeitado, chama muito atenção... todo mundo vem perguntar o porque daquele copo em cima do flash.. e come potencia do flash.

Um rebatedor com uma folha tipo EVA também funciona bem.

Mas não deixe de nos relatar o porque do problema de não conseguir focar.. quando tenta usar luz rebatida.

Abraço
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


Lhama

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 611
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Resposta #3 Online: 27 de Abril de 2010, 09:43:21
Gustavo, experimente também usar o Flash em segunda cortina com velocidade mais baixa do que 60. Fazendo assim você vai clarear o fundo e capturar a iluminação do ambiente, deixando a foto com aquele clima do local. Aproveite algum amigo ou um funcionário da casa e faça uns testes antes da balada bombar e veja se atinge o resultado esperado.



GustavoSilveira

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 431
Resposta #4 Online: 28 de Abril de 2010, 21:53:49
Então Elias, no caso é porque talvez o teto seja alto demais, e o local bem escuro, então aquele primeiro desparo de foco, antes de tirar a foto, não é o suficiente para enchergar o objeto a ponto de focalizar. E valeu pela dica, não tinha pensado nisso, em usar a medição de luz pontual.
Mas no caso, queria também um modo de deixar o flash suave sem necessitar do teto, utilizando mesmo esses acessórios.


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #5 Online: 29 de Abril de 2010, 00:42:57
Olá Gustavo,

Estranho esse pré-flash pro foco, usando flash externo.. nunca ouvi falar nesse sistema.
Que modelo/marca de câmera e flash você usa?

Eu uso Nikon.. e nas minhas câmeras, quando não se usa flash externo dedicado, elas tem uma luz auxiliar de AF no corpo (uma lanterninha branca) que acende quando há pouca luz. Quando uso um flash Nikon TTL, o Assistente pro AF é feito pelo flash.. através de uns raios vermelhos que o flash emite, independente de onde está direcionada a cabeça.

Pergunto seu equipamento por curiosidade.. por esse procedimento ser diferente do meu, e aí pode aparecer um usuário da marca pra te dar alguma dica mais específica.

Abraço
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


GustavoSilveira

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 431
Resposta #6 Online: 29 de Abril de 2010, 19:06:40
Então Elias, eu comprei meu flash no exterior, não tinha muito dinheiro, então foi o que consegui. Acho que não existe aqui, por enquanto nunca vi um igual a não ser o meu, é o Speedlite 270EX.


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #7 Online: 29 de Abril de 2010, 19:52:43
Certo, Gustavo

Não conheço esse modelo de flash.. até porque uso Nikon.
Mas pelo que dei uma olhada... deve ser por ser um modelo mais básico, não tem aquele sistema de raios vermelhos que falei... deve usar outro sistema pra assistente de foco, que é o pré flash que você citou.

Abraço
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


botelho

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
Resposta #8 Online: 29 de Abril de 2010, 21:00:19
O caminho é regular manualmente a potência do flash à medida em que diminuir a velocidade para captar a luz ambiente.

Se está tudo escuro no ambiente e não como rebater o flash, você deve virá-lo para a frente mesmo e ir regulando a potência até chegar num resultado satisfatório.

Se ele não possui regulagem de potência, diminua o ISO e aumente a velocidadade, ou use uma abertura maior.

Sempre faça testes antes de começar a cobrir o evento até achar a melhor configuração.

O lightsphere é bobagem além de ser horroroso.

E o rebatedor vai fazer o mesmo que simplesmente virar a cabeça do flash para frente!

[]s


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #9 Online: 30 de Abril de 2010, 12:41:02

O lightsphere é bobagem além de ser horroroso.



Botelho..

Eu tenho lightsphere, e pra retratos.. de rosto ou meio corpo, com um único flash na câmera, na vertical.. acho o lightsphere o melhor resultado.

Mas realmente tem inconvenientes.. eu vendo como o maior o tamanho, e o fato de chamar atenção.. e em eventeos todo mundo vir perguntar ou fazer piadinhas.

Pra você botar na câmera.. e querer fazer um evento inteiro, também acho complicado... pois pra fotos mais distantes perde muita potência e fica complicado.

Lembro o primeiro casamento que fotografei com o lightsphere. As fotos da entrada da noiva foi triste..rs


Mas sabendo extrair o melhor do acessório, e ver quando usá-lo.. penso que pode ser interessante.

Abraço
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com