Autor Tópico: Fotometrar com Fuji Pro 160  (Lida 4858 vezes)

leandrooliveira

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
  • Sexo: Masculino
Online: 07 de Maio de 2010, 18:38:19
Pessoal, chegou hoje minha primeira TLR, uma Yashica D, perfeitinha, linda!!! :wub: :wub:

Já tinha comprado um filme para testar, e é um Fuji Pro 160. Abaixei tabelas sobre fotometria, etc.

A questão é a seguinte: esse filme é Iso 160, mas as tabelas todas falam em 100 e múltiplos! O que devo tomar por base para estimar a fotometria? 100 ou 200?

Outra dúvida é quanto a abertura da lente, que inicia em 3.5, e novamente nenhuma tabela menciona, apenas 2.8 e 4!

Não tenho fotômetro ainda, e não quero ter que andar com uma outra câmera pendurada...

Obrigado.



Leandro.

« Última modificação: 07 de Maio de 2010, 18:39:38 por leandrooliveira »


albertgr

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.038
    • http://www.flickr.com/photos/alberto_gr
Resposta #1 Online: 07 de Maio de 2010, 18:49:46

A questão é a seguinte: esse filme é Iso 160, mas as tabelas todas falam em 100 e múltiplos! O que devo tomar por base para estimar a fotometria? 100 ou 200

Leandro, vamos tomar como base a regra Sunny 16, que diz que em um dia de Sol forte, você deve ajustar o diafragma em f/16 a velocidade mais próxima da ASA do filme. Desse ponto de partida, você vai ajustando para a condição de luz em que vc se encontra.

Portanto, para um filme de asa 160, a velocidade mais próxima seria 1/125, assim como em um filme de ASA 100. Sendo assim, acredito que o mais correto seria tomar esse filme como se fosse de ASA 100 mesmo.


Outra dúvida é quanto a abertura da lente, que inicia em 3.5, e novamente nenhuma tabela menciona, apenas 2.8 e 4!


Sobre essa dúvida, você pode pensar na abertura f/3.5 como um ponto intermediário entre 2.8 e 4. Apenas tenha em mente que receberá menos luz que f/2.8 e mais que f/4. Tendo isso em mente você pode decidir se usará f/3.5 ou f/5.6, que seria a próxima abertura.

Pesquise na internet sobre a regra do Sunny 16, é muito útil pra fotografar sem fotometro, e apesar de parecer imprecisa, dá muito certo e cobre uma margem de erro devido à latitude do filme.

Abraços, espero ter ajudado
Alberto
"Film is not dead, it just smells funny."



hussin

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 99
  • Sexo: Masculino
    • Meu flickr
Resposta #2 Online: 07 de Maio de 2010, 18:50:59
Tem esse "fotômetro" aqui de papel que é uma mão na roda! Ele considera os terços de EV também. Dá uma olhada: http://expomat.tripod.com/

No final da página tem o link pras 2 versões em pdf.

Eu tenho tentado sempre fotometrar de cabeça, seguindo o que o Alberto disse. Mas usei esse fotometrozinho pra ter uma idéia inicial.
« Última modificação: 07 de Maio de 2010, 18:52:53 por hussin »
Luís Felipe Hussin Bento - @lfhussin
Canon 5D + Canon 35mm f/2 + Canon 50mm f/1.8 + Canon 100mm f/2 | Olympus OM10 + Zuiko 28mm f/2 + Zuiko 50mm f/1.4 | Yashica Mat 124B | Hasselblad 500C + Planar 80mm f/2.8


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 07 de Maio de 2010, 18:55:49
Tem esse "fotômetro" aqui de papel que é uma mão na roda! Ele considera os terços de EV também. Dá uma olhada: http://expomat.tripod.com/

No final da página tem o link pras 2 versões em pdf.

Eu tenho tentado sempre fotometrar de cabeça, seguindo o que o Alberto disse. Mas usei esse fotometrozinho pra ter uma idéia inicial.

Uau ! uma régua de cálculo ! E ainda por cima baseada na do Rick, velho amigo de anos ! Trocamos muita informação sobre manutenção de Leicas hehehehe.. Pode acreditar que funciona muito bem, sem medo !
« Última modificação: 07 de Maio de 2010, 18:58:03 por afshalders »


leandrooliveira

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 07 de Maio de 2010, 19:05:44
albertgr, a Sunny 16 eu já tinha visto, mas achei que a diferença seria muito grande, e consequentemente a possibilidade de erro também.

hussin , essa "régua de cálculo" parece perfeita! Já estou imprimindo e vou fazer uns testes aqui com a digital, apenas para comparar. Valeu!!!



albertgr

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.038
    • http://www.flickr.com/photos/alberto_gr
Resposta #5 Online: 07 de Maio de 2010, 19:25:40
albertgr, a Sunny 16 eu já tinha visto, mas achei que a diferença seria muito grande, e consequentemente a possibilidade de erro também.


Em negativo, principalmente PB, você pode errar até uns 3 pontos que dá pra salvar, então é bem dificil estragar completamente uma foto. Com cromo é um pouco mais complicado, pois a latitude é menor...
"Film is not dead, it just smells funny."



jackvidal

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 07 de Maio de 2010, 21:00:29
Existe uma outra "régua" também, até mais completa que a primeira, mas é vendida, eu comprei uma pelo ebay. Segue o link sobre ela, chama-se Black Cat Exposure Meter http://www.blackcatphotoproducts.com/guide.html.



link do ebay: http://cgi.ebay.com/BLACK-CAT-Extended-Range-Exposure-Guide-DIGITAL-FILM-/110529082660?cmd=ViewItem&pt=Film_Cameras&hash=item19bc0bf524#ht_1644wt_1165


Jack
"É preciso ter vontade E ir!"
http://www.flickr.com/photos/jackvidal


leandrooliveira

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 07 de Maio de 2010, 21:38:47
Jack, é bem interessante essa...mas primeiro vou experimentar essa que o hussin postou aqui, é di gratis e tá na mão...hehe. Mas valeu a dica mesmo assim, de repente dá até para fazer uma.
Eu sei que o PB é bem tolerante a erros de fotometria, não sei é o que vai sair nesse Fuji color!


Diogo A.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 07 de Maio de 2010, 22:57:19
Leia o manual do filme http://www.fujifilm.com/products/professional_films/pdf/pro_160s_datasheet.pdf acho que pode ser útil

nele vc encontra a tabela de exposição e tudo mais...
shoot and delete, shoot and delete, shoot and get bored..

Film is the Real Deal!


leandrooliveira

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 08 de Maio de 2010, 10:02:30
Diogo, valeu a dica.

albertgr, tenho que me desculpar aqui...ontem estudando melhor a tabela que o hussin postou, vi que nada mais é do que a regra Sunny 16 de uma maneira mais prática. Ou seja, eu é que não havia aprendido a regra ainda e achava que ela não seria eficaz, mas não existe outra maneira, sem fotometro, a não ser a sunny 16, o resto é derivação dela.


hussin

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 99
  • Sexo: Masculino
    • Meu flickr
Resposta #10 Online: 08 de Maio de 2010, 16:06:52
Diogo, valeu a dica.

albertgr, tenho que me desculpar aqui...ontem estudando melhor a tabela que o hussin postou, vi que nada mais é do que a regra Sunny 16 de uma maneira mais prática. Ou seja, eu é que não havia aprendido a regra ainda e achava que ela não seria eficaz, mas não existe outra maneira, sem fotometro, a não ser a sunny 16, o resto é derivação dela.


Sim, é a mesmíssima coisa =]

Essa régua só te ajuda a ter uma noção melhor da luminosidade do ambiente e em diferentes situações, de maneira rápida. Assim que vai se acostumando com elas, passa a fazer tudo de cabeça, inclusive lidando com situações não presentes na tabela.

A minha maior dificuldade com a Sunny 16 era (ainda é, na verdade) para ambientes internos, mesmo bem iluminados. Não conseguia relacionar o nível de luminosidade da cena em que estava com as previstas na tabelinha básica da regra. Muitas vezes o olho engana na hora de avaliar, aí a tabela mais completa dá uma noção melhor.
Luís Felipe Hussin Bento - @lfhussin
Canon 5D + Canon 35mm f/2 + Canon 50mm f/1.8 + Canon 100mm f/2 | Olympus OM10 + Zuiko 28mm f/2 + Zuiko 50mm f/1.4 | Yashica Mat 124B | Hasselblad 500C + Planar 80mm f/2.8


leandrooliveira

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 08 de Maio de 2010, 16:19:43
hussin, acho que essa dificuldade é meio que regra então, pq apesar das tabelas, é meio complicado você encontrar algo que se encaixe. Acho que só na prática mesmo. O que estou tentando fazer é, com a digital, deixar o lcd desligado e fotometrando pela tabela para ver o que acontece. Pelo que vi, algumas  vezes acerta, outras não. Hoje pela manhã, por exemplo, por volta de 9:30, em frente a minha casa, pela tabela, se eu focasse a casa do outro lado da rua, beleza. Mas movendo um pouco para o lado, onde há um prédio de cor clara na rua de trás, teria que reduzir uns 4 a 5 pontos, de acordo com o fotômetro.

Leandro.