Na verdade os filtros coloridos em PB servem pra controlar a luminância dos objetos de acordo com a sua cor.
É assunto extenso pra ser tratado aqui assim avoadamente num tópico nada a ver com isso, mas em resumo, se vc bota um filtro laranja, tudo que é azul fica relativamente mais "escuro". O filtro escurece a cor oposta.
Isso serve pra usar o tal "sistema de zonas", onde vc mede os diferentes níveis de luminância da cena e consegue "visualizar" (o termo é do Ansel Adams) e consequentemente controlar onde cada tom de luminância vai cair relativamente ao outro numa mesma exposição.
Só complementando a informação do GutoVilaça, tem essa cultura de usar os filtros laranja e amarelo pra "aumentar o contraste", mas na verdade as pessoas falam isso pois geralmente em lugares abertos a luz das sombras é de dominante azul, pois é o céu que a rebate pras sombras. Daí com esses filtros elas ficam mais escuras e dá essa sensação de maior contraste. O céu, que é azul, evidentemente tb fica mais escuro.
Mas no caso de um retrato com luz de estúdio, por exemplo, dependendo da cor da pessoa um filtro amarelo pode até tirar contraste dos tons de pele e do cabelo. O que pode ser bem vindo ou não.
Isso de alterar contraste em PB com os filtros coloridos na verdade tem mais a ver com a cor do objeto e da luz que o ilumina do que com o filtro propriamente dito ou com uma cor em específico.
EDIT: Já que eu tô aqui no tópico, coloca também aí no censo a minha Rolleiflex T Tessar 3.5 que eu comprei tem uns 15 dias. Tô adorando ela, mas como agora eu to morando em SP e não conheço lab bom aqui tô tendo que mandar as coisas pro Rio pra revelar, daí não revelei nada dela ainda. Tô doido pra ver.
Mas só a interface das TLR realmente já é um experiência interessantíssima e particular.