Oi,
realmente 1/100 não é uma velocidade que eu considere baixa - de 1/30, 1/15 pra baixo, sim. Mas eu só uso câmeras manuais, sem autofoco, e de filme. Elas são mais pesadas, o que ajuda MUITO na estabilidade. Além disso, sempre tensiono a correia nos braços e pulso, auxiliando na estabilidade.
Há uns dois anos comprei um monopé Manfrotto. Achei muito bom, fácil de se adaptar, carregar. A nitidez das fotos melhorou.
Talvez possa ser uma solução.
Outra coisa é levar a câmera para uma revisão. às vezes o espelho ppode estar desalinhado e isso coloca o foco numa posição diferente da que imaginávamos. Em foco manual você foca no olho mas, por causa do desalinhamento, na verdade as orelhas é que estão focadas, por exemplo.
Essa foto você fez a 1/50, em abertura máxima(1.8) e em close.
O que acontece nessas condições:
1 - velocidade: é mais pra baixa, o que possibilita o registro de leves tremidas mesmo pra quem tenha mão firme Nesse caso um monopé ajuda.
2 - abertura máxima: nenhuma lente é 100% em abertura máxima, nem mesmo a minha Nikon 85/1.4D AFIF, que é excelente a 1.4 (confira umas imagens aqui:
http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/sets/72157622573915806/ ). A 2.8 ou 4.0 ela é melhor, como qualquer lente. No caso dessa Nikon, ela foi desenhada para ser muito boa aberta, e é. A melhor lente a 1.4 que eu já usei na vida, excelente. Entre a 4.0 e 8.0 ela produz imagens que parecem feitas com médio formato, de tão nítidas.
No caso do exemplo que você postou, o assunto está fora do centro, que é sempre a parte mais nítida de uma lente. Isso, mais a abertura máxima, já ajuda a reduzir a nitidez. Você tem que achar um ponto ideal entre ISO x ruído. Um monopé não tem influência na qualidade da lente, mas possibilita que você possa usar aberturas menores na sua lente e, assim, obter resultados mais nítidos.
3 - proximidade do objeto: quanto mais perto, menor a profundidade de campo. Qualquer um que já tenha usado lentes manuais já viu as marcações da profundidade de campo na lente. Isso, somado aos dois fatores anteriores, acaba produzindo imagens como a que você fez, onde parece não haver um ponto de foco bem definido.
O exemplo que você postou não me parece tremido.
4 - Regulagem do espelho: como disse, ela pode nos enganar e aos sensores do AF também. Sensores AF funcionam na base do contraste. Olhando o exemplo, que não está no melhor tamanho para uma análise 100%, eu diria que o foco está na divisão do vestido dela com o escuro do terno dele. Assim, o plano de foco fica entre os doisrostos. Como nenhum deles está 100% nítido, parece que a foto está sem foco.
Isso pode ser produzido pela posição do sensor na câmera ou mesmo por um desalinhamento no espelho.
Um monopé ajuda você a focar manualmente com estabilidade nesse tipo de situação. Como é still, dá um tempinho para focar com precisão e conferir os resultados.
Espero ter contribuído.
Abraço,
José Azevedo