Autor Tópico: Enquete de "aproveitamento"  (Lida 2547 vezes)

neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Online: 27 de Novembro de 2005, 02:43:06
Olá!
Eu queria saber se por acaso algum de vocês fazem uma média de aproveitamento de fotos durante uma sessão.
Por exemplo, quando vou fotografar um um stúdio, 95% das fotos são aproveitáveis hehehe
Quando vou fotografar um casamento, cerca de 85% "são aproveitáveis";
Quando estou num evento desconhecido, acho que uns 75%....

Bem, e vocês?
Qual a percentagem de aproveitamento durante uma saída fotográfica?
Também varia?
Abraços,


Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Paulinho Cé

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.882
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 27 de Novembro de 2005, 05:33:28
Em macrofotografia, no meu caso o aproveitamento é de uns 20%.
Fotografe com a alma...<br />http://www.flickr.com/photos/paulinhoce/


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #2 Online: 27 de Novembro de 2005, 10:33:06
Nossa Renato, de 2 uma, ou vc é menos exigente do que eu, o Duran e etc ou vc é bem melhor heheheh!
Quando estou bem minha média de fotos boas em ambiente controlado é de 1 em 3 quando estou um pouco baleado cai para por volta de 1 em 5 o que já é considerada uma média bem boa pois temos fotos perdidas por detalhes, por incoerência dos modelos, por erros nossos, etc, o duran diz que a dele é aproximadamente 1 em 3 em ambiente controlado.
Em externa minha média é um pouco menor, 1 em 5 mas depende do meu vigor físico no dia, dependendo já tive seções que precisei de 1 em 10.
É claro que essas média são envolvendo minha equipe e modelos bons, porque se usamos modelos ruins ou a equipe muda um pouco ai a média torna a cair novamente.
Sexta eu fiz uma externa que foi até legal consegui 1 em 3 o que para uma externa, onde todos cansam muito rapidamente é muito bom.
 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #3 Online: 27 de Novembro de 2005, 10:41:22
Não vivo disso, então meu grau de exigência é diferente, mas hoje penso muito antes de dar um clique (a não ser que eu esteja muito mal e ai meio metralhadora, mas isso é raro), então a média acaba sendo alta (se colocar a exigência bem baixa).

Agora daquelas fotos em que eu realmente adoro e falo, essa deu orgulho de fazer, a minha média é bem baixa, de uma a duas por saída e olhe lá....rs
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #4 Online: 27 de Novembro de 2005, 11:30:17
Bom, eu sou adepto da teoria do Tripoli, que fala que com as digitais tudo virou fotografia e como podemos fotografar sem o problema de gastar fortunas em rolos de filmes, fotografamos muito mais e logo, temos mais fotos boas - porém comuns. O problema é que isso seria mais por tentativa e erro e não intenção, e ficando com fotos comuns, nunca com aquela foto espetacular. Então por isso eu acabo tentando imaginar sempre que estou fotografando como se filme fosse.

Quanto à média, não sei, Renato, talvez de 10 fotos aproveite 2 a 3, estou ficando mais exigente, e aquilo que não me agrada (ainda que signifique crescimento) vai para a lixeira.

Abraços.
« Última modificação: 27 de Novembro de 2005, 11:59:35 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #5 Online: 27 de Novembro de 2005, 11:39:49
Eu em macro fico com 1 em 10 ou pior, na sorte 1 em 5...
-O bicho saiu do lugar ou pior bateu azas e voou.  :doh:
-Sol na cara.
-Formiga no pé   :laughing:
-Falta de angulo.
-Vento
-Falta muito recurso na A60 :blue:
« Última modificação: 27 de Novembro de 2005, 11:43:54 por Pictus »


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #6 Online: 27 de Novembro de 2005, 12:57:38
Não sei ao certo qual é meu aproveitamento, mas sei que vem aumentando ao longo do tempo. De qualquer forma, ainda é baixo, deve estar perto dos 30%. Porém uma coisa tem me agradado: cada vez mais eu sei quando fiz "aquela" foto já no momento do clic (claro, de acordo com o meu conhecimento, gosto e exigência). Depois vou baixar as fotos e confirmo o que já sabia. Isso realmente tem me agradado ultimamente.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #7 Online: 27 de Novembro de 2005, 13:42:20
Olha, fotos aproveitáveis, no sentido de não sairem ERRADAS, aí a proporção é muito alta. Mas fotos boas, que representem para mim alguma coisa, aí é inferior a 1/10 em qualquer situação, e aproveitáveis no sentido de eu querer delas fazer alguma coisa já cai para 1/20 com boa vontade, provavelmente menos ainda.

Basta dizer que entre fotos selecionadas entre muitíssimas de antemão e depois copiadas, que fiz para a tal exposição na serra, aind assim aproveitei somente metade...


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #8 Online: 27 de Novembro de 2005, 15:20:51
É Ivan, mas é por ai mesmo, fotos realmente boas em externa 1 em 10 já é um número expressivo, mesmo com toda a produção que fazemos conseguimos 1 em 5 na melhor das hípoteses e não são fotos fantásticas, são fotos boas, fantásticas são bem mais difíceis.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Carlo Luciano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.034
  • Sexo: Masculino
  • Rio de Janeiro
    • De Luca Fotografia
Resposta #9 Online: 27 de Novembro de 2005, 16:38:38
Nos meus 15 Anos... cerca de 95% aproveitáveis
(quase sempre são as mesmas fotos, então por isso que quase nunca perco foto)

No casamento do meu primo ... cerca de 70% aproveitáveis
(só fiz 1 casamento até hoje)

Fotos de viagens ... cerca de 86% aproveitáveis
(costumo pensar um pouco antes de disparar)

Acho que estou com uma media boa...

Depois vou separar umas e postar lá na galeria pro pessoal avaliar...

Valeu!  :thmbup:  
30D + 3000N + 24mm 1.4L + 50mm 1.4 + 135mm 2.0L + 15mm 2.8 FE + 12-24mm 4.5-5.6 + 150mm 2.8 Macro + 550ex
http://www.flickr.com/photos/andarilho/
http://www.delucaphotography.com/br/


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #10 Online: 27 de Novembro de 2005, 16:54:16
Citar
Nossa Renato, de 2 uma, ou vc é menos exigente do que eu, o Duran e etc ou vc é bem melhor heheheh!
Quando estou bem minha média de fotos boas em ambiente controlado é de 1 em 3 quando estou um pouco baleado cai para por volta de 1 em 5 o que já é considerada uma média bem boa pois temos fotos perdidas por detalhes, por incoerência dos modelos, por erros nossos, etc, o duran diz que a dele é aproximadamente 1 em 3 em ambiente controlado.


Citar
Olha, fotos aproveitáveis, no sentido de não sairem ERRADAS, aí a proporção é muito alta. Mas fotos boas, que representem para mim alguma coisa, aí é inferior a 1/10 em qualquer situação, e aproveitáveis no sentido de eu querer delas fazer alguma coisa já cai para 1/20 com boa vontade, provavelmente menos ainda.

Olá Léo e Ivan.
Pois é... eu estava dizendo a respeito de não sairem "erradas" vamos dizer assim... hehehe
Este aproveitamento seriam fotos que para a maioria seriam relativamente usáveis.
Mas se fosse para ser bem criterioso, olha... "EU" (o eu crítico) aproveitaria uns 10% de um material que eu fotografei (e olhe lá).
Por exemplo: teve um anivesário que fotografei cerca de 600 fotos. Eu deletei umas 35 fotos (dá uns 5% de "erro") e fiz um index com as outras e entreguei em CD... A pessoa queria revelar 280 fotos (isto mesmo... por mais "iguais" ou mini-subexpostas que foram, etc) das 500 e tantas restantes... assim, meu aproveitamento em relação "a esta pessoa" seria quase 50% heheheh
Mas se fosse para eu escolher REALMENTE umas fotos de expressão/diferentes/artistísticas, etc que realizei este dia... que para mim fosse de grande valor - digamos assim - escolheria umas 15 fotos no máximo (dariam uns 4%? do total, nem isso as vezes) heheh :laughing: .
Abraços,

Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #11 Online: 27 de Novembro de 2005, 21:37:43
Quando estou com a minha camera eu tiro entre 5-10 pra achar 1. Com sorte eu consigo de 1ª ou 2ª.
Lembro que já cheguei a tirar mais de 30 fotos de um único tema, e nenhuma ficou como eu queria.
Já com a camera da minha namorada, que é muito melhor, eu preciso de no máximo 3 fotos.
Também porque o que eu fotografo hoje não é algo que exige muito.
« Última modificação: 27 de Novembro de 2005, 21:38:53 por helder84 »