Autor Tópico: Escolha do Equipamento  (Lida 4043 vezes)

marcos_sc

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 69
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Online: 01 de Junho de 2010, 14:11:14
E ai galera... comecei a freqüentar o fórum mais o trabalho acabou me afastando dele, agora estou voltando e decido a comprar meu equipamento fazer meu tão esperado curso e tudo mais, bom ao contrário da maioria que posta dúvidas em relação ao que comprar vou tentar ser bem específico em relação ao que busco atingir, vamos lá....

Objetivo - Adquirir um equipamento com bom custo benefício para utiliza-lo em meu hobby e não no mundo profissional.

Frequencia de Uso - Máximo 5x por Mês.

Temas a Serem Abordados - Paisagens (Diversificado, Praia, Cachoeiras, Montanhas) Aqui me refiro a maresia em praias, locais com umidade como cachoeiras, foco isto por questões de durabilidade de equipamento.

Fotos Noturnas - Raramente.

Objetivas Indicadas para o tema.

Preferência por Marca - Nikon/Canon.

Produto Obrigatoriamente Novo - ( )Sim   (X)Não.

Verba Disponível - De R$ 1.200,00 à R$ 1.600,00

Busquei fazer desta forma pois o que farei será comparar as opiniões e dentro das possibilidades citadas por vocês optar pelo melhor claro, então espero que possam me ajudar nesta busca, não pela camera ideal mais sim pela que irá me auxiliar melhor no processo de aprendizado e me trazer os melhores resultados dentro das minha limitações claro (consciente de que não é a câmera que faz o fotógrafo) boa essa rs...

Bom desde já agradeço a atenção de quem puder opinar em relação aos tópicos que citei, havendo mais colocações a serem feitas agradeço e fico muito feliz.


Marco Jundiai

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 01 de Junho de 2010, 15:14:03
Para paisagens eu indicaria no mínimo médio formato para maior qualidade das imagens, cada fotograma conterá muito mais informações da cena, seja em gama de tonalidades como detalhes e nitidez. Se bem que com o valor proposto já é possível até dar um início no grande formato, com as possibilidades de movimentos de báscula que auxiliam bastante nas fotos de paisagens (e arquitetura). No médio formato é possível encontrar a custo baixo as excelentes TLR (rolleis, mamyias e até yashicas) ou partir para cameras mais profissionais (hassel) As pentax são ótimas.  Bom, isso tudo dá muito "pano para a manga", vamos ver o que os colegas dizem...
O importante é que vc está começando bem, com muita objetividade! Boa sorte! :ok:


wiggert

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
Resposta #2 Online: 02 de Junho de 2010, 13:41:25
Na minha opinião, acho que é mais negocio você comprar uma DSLR usada que tenha uma proteção mais reforçada (caso realmente precise).

Acredito que seria um bom começo para você se familiarizar com conceitos de abertura, tempo de exposição, ISO e etc. Outro ponto positivo é que comprando equipamento usado o valor pago não se deprecia muito com o tempo, caso você queira passar pra frente a DSLR usada e investir num equipamento ou mais caro (e novo).

Com relação às objetivas acredito que as básicas de kit já seriam o "suficiente", visto que grandes oculares não são "boas" para DSLR não-full frames (provável DSLR usada). Talvez uma tele seja interessante... Não sei se as suas saidas para tirar foto seriam relativamente longas, mas seria interessante considerar uma bateria adicional, cartão de memória adicional (ou um grande) e uma mochila "decente" para carregar o equipamento.

Eu recomendaria a vc a visitar uma loja onde tenham varios tipos de equipamento (DSLR, cameras analógicas de 35mm e de médio formato) e ver qual equipamento vc sente que tem mais "pegada". Não sei se é lenda, mas dizem que o barulho da Hassel é apaixonante  :D :D


lee oliveira

  • Trade Count: (33)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
  • Insta @cameraantigarj ou @luizoliveirafotografias
Resposta #3 Online: 15 de Junho de 2010, 19:06:58
pode ver uma Dslr e comprar uma capa dessa aqui...é uma opção
http://br.outex.com/portal/index.php?option=com_wrapper&view=wrapper&Itemid=1


Marco Jundiai

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 16 de Junho de 2010, 01:50:49
Na minha opinião, acho que é mais negocio você comprar uma DSLR usada que tenha uma proteção mais reforçada (caso realmente precise).

Acredito que seria um bom começo para você se familiarizar com conceitos de abertura, tempo de exposição, ISO e etc. Outro ponto positivo é que comprando equipamento usado o valor pago não se deprecia muito com o tempo, caso você queira passar pra frente a DSLR usada e investir num equipamento ou mais caro (e novo).

Com relação às objetivas acredito que as básicas de kit já seriam o "suficiente", visto que grandes oculares não são "boas" para DSLR não-full frames (provável DSLR usada). Talvez uma tele seja interessante... Não sei se as suas saidas para tirar foto seriam relativamente longas, mas seria interessante considerar uma bateria adicional, cartão de memória adicional (ou um grande) e uma mochila "decente" para carregar o equipamento.

Eu recomendaria a vc a visitar uma loja onde tenham varios tipos de equipamento (DSLR, cameras analógicas de 35mm e de médio formato) e ver qual equipamento vc sente que tem mais "pegada". Não sei se é lenda, mas dizem que o barulho da Hassel é apaixonante  :D :D
pode ver uma Dslr e comprar uma capa dessa aqui...é uma opção
http://br.outex.com/portal/index.php?option=com_wrapper&view=wrapper&Itemid=1
Mas comprar Digital (DSLR) usada há quem não recomende porque são de durabilidade menor (placas e circuitos eletrônicos e componentes plásticos) e vc nunca vai saber a história dela... já as mecânicas são sempre valorizadas por este aspecto! Como é para hobby e não profissão, eu ficaria com as de filme mesmo...
Lee, td bem? Bom vê-lo de volta à ativa no fórum!
Um abraço!


NSantos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 128
Resposta #5 Online: 16 de Junho de 2010, 09:20:48
Marcos, com certeza os comentários e dicas do Marco Jundiai são perfeitos na minha opinião. Eu só gostaria de completar passando um pouco das minhas dificuldades com o medio formato que tanto admiro. Tenho uma Rolleiflex Tessar 3,5 que faz fotos de qualidade indiscutível mas ultimamente venho enfrentando alguns desafios: na minha cidade não existe mais filme 120 a venda entao tenho que pedir via net. Só tem uma loja que revela o 120 e só amplia via scanner avulso e não o do minilab, assim a qualidade final da cópia é infinitamente inferior ao que o negativo pode oferecer. Reveleção e ampliação de filme pb tambem ficou quase impossivel, só uma pessoa faz quando quer. Enfim eu hoje fotografo 35mm. Uso uma Canon FTb totalmente manual e reforço a ideia que comprar camera digital usada é um grande risco pois voce nunca sabe como ela foi utilizada antes, quantos clicks etc. Reitero que o medio formato é sensacional, só passei as dificuldades que enfrento com o lado operacional em cidade de interior. Boa Sorte na sua escolha.
Nelson
« Última modificação: 16 de Junho de 2010, 09:22:13 por NSantos »


Marco Jundiai

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 16 de Junho de 2010, 09:51:44
NSantos, talvez tenha chegado o momento de vc começar a pensar em revelar PB em casa, se não quiser ampliar ainda pode começar a revelar os filmes, não é um investimento muito alto (Tanquinho e químicos).  Quando for partir para ampliar, já é possível também encontrar ampliadores (o ítem mais caro do laboratório) por um custo não tão alto assim... E a diversão é muuuito maior, he he!


NSantos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 128
Resposta #7 Online: 16 de Junho de 2010, 16:13:32
Marco, cada dia venho pensando mais seriamente na sua sugestão. Valeu !
E por falar nisto, acho este site sensacional: http://www.apug.org/forums/home.php

abraço

Nelson
« Última modificação: 16 de Junho de 2010, 16:14:32 por NSantos »


wiggert

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
Resposta #8 Online: 19 de Junho de 2010, 12:02:01
Mas comprar Digital (DSLR) usada há quem não recomende porque são de durabilidade menor (placas e circuitos eletrônicos e componentes plásticos) e vc nunca vai saber a história dela... já as mecânicas são sempre valorizadas por este aspecto! Como é para hobby e não profissão, eu ficaria com as de filme mesmo...

Eu concordo que é um pouco mais arriscado comprar uma DSLR usada exatamente pelos motivos que vc citou. Entretanto eu acredito que pra começar, pra pegar manha de abertura de lente, tempo de exposição, diferenças de ISO e etc é mais interessante comprar uma DSLR usada. Dá pra ficar treinando muito, ver os resultados com mais praticidade e a desvalorização da câmera usada é relativamente pequena.


Malicky

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.411
  • lembre-se: Só Jesus salva, o homem faz backup! ;)
    • Malicky Photo
Resposta #9 Online: 19 de Junho de 2010, 12:18:47
Iria de algum modelo tipo Rangefinder pelo pesso e praticidade, tipo mamiya, fuji, cosina bla bla...
vc nao precisara um monte de lente e ekipos e tal e podera fazer muitas fotos na mao  :ok:


rrpuertas

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
Resposta #10 Online: 28 de Junho de 2010, 22:11:58
Amigo, compra uma Nikon F3, vai ter várias objetivas a disposição, é um tanque de guerra. Fotografe com p&b e aprenda a revelar! Depois compre um scanner pra 35mm... circuito fechado e você não depende mais de ninguém, tudo no máximo por uns R$ 1,500/2000 com equipamento fotográfico. Um scanner depende da oportunidade. Tenho um top por R$ 1500, se tiver cascalho aproveita que não sai por menos d R$ 3000 um desse nível: http://esquinadafoto.com.br/topic/7361-vendo-troco-scanner-microtek-4000tf/

F3 no ML http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-146620654-nikon-f3-excelente-estado-_JM
50mm no ML http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-146970802-nikon-nikkor-s-c-auto-114-50mm-foco-manual-_JM
F3 + 3 lentes no MLhttp://produto.mercadolivre.com.br/MLB-143703213-nikon-f3-acessorios-_JM

VENDO KIT FOTOGRAFIA SUBAQUÁTICA