Autor Tópico: ARMAZENAMENTO A LONGO PRAZO  (Lida 7817 vezes)

Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Online: 02 de Junho de 2010, 04:31:19
Colegas...

Andei fazendo algumas leituras internet afora, em sites do BR e de outros países.
Li muito que HDs não tem uma vida muito longa. Coisa de 4 ou 5 anos.
Mas mesmo que seja de dez anos, isso é pouco pra armazenamento de dados (no meu caso, raws w jpgs).

Pelo que se lê, uma hora ou outra, de um jeito ou de outro, alguma falha vai acontecer na mídia.


E DVDs... não sei quanto a 'vida útil', mas sei que em anos é facil acontecer de aparecerem falhas também, como fungos.


Então fica a pergunta: o que fazer pra armazenar centenas e milhares de gigas a longo prazo (20... 50.. 100 anos)? Essa coisa de 'vida útil' do HD é mais relacionado a eles EM USO? Eles parados, apenas armazenando, correm riscos 'relevantes' de estragar?

Existe algum meio mais prático e financeiramente decente de armazenagem a longo prazo que não seja gravar as mesmas fotos em 2 ou 3 HDs e 2 ou 3 DVDs?

Como voces planejam este futuro pra suas fotos?
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Resposta #1 Online: 02 de Junho de 2010, 08:54:16
Papel  :assobi: :D
Os profissionais duram até mais de 100 anos se guardados em boas condicoes.


Além de revelar minhas melhores fotos, guardo tudo no computador + em dois HD´s externos.

No dia que um HD quebrar, compro outro e gravo tudo novamente. Sempre mantenho duas cópias.

Agora, seria muito, mas muito azar se der pau no computador e nos dois HD´s ao mesmo tempo. Estaria perdido...

Melhor ainda seria guardar um dos HD´s no trabalho, aí eliminaria qualquer risco como por exemplo incêncio ou roubo.

Outra opcao seria na net, no pbase.com você para US$23/ano e tem direito a 600 Megas. Por US$60/ano vc tem direito a 1.800 Megas. Porém confio mais nos meus HD´s.
Deutschland

Flickr


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 02 de Junho de 2010, 09:35:22
Xiru, esse dilema também me incomoda!
Tenho fotografado bem menos em função de não ter um processo rápido, seguro e barato pra armazenamendo doméstico, pois não sou profissional.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 02 de Junho de 2010, 13:58:51
Se tiver disposição, pode usar DVDs tipo "archive grade". Verbatim UltraLife Gold. São caros mas nada chega perto.

esse link da umas dicas:

http://adterrasperaspera.com/blog/2006/10/30/how-to-choose-cddvd-archival-media

« Última modificação: 02 de Junho de 2010, 14:03:08 por afshalders »


sedassari

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 807
  • Sexo: Masculino
  • sedassari, ricardo
    • Gráfica São Gabriel
Resposta #4 Online: 03 de Junho de 2010, 15:29:03
...DVDs tipo "archive grade". Verbatim UltraLife Gold. São caros mas nada chega perto...

Mandou bem. Se compararmos ao nosso investimento em equipo, não acho caro.
Custam aproximadamente R$ 3,50 cada mas vale cada centavo.
Se fizer dois DVDs para cada set (e guardar um em cada lugar hehe) vc gasta R$ 0,007 por cada imagem armazenada :D
Ahh não se esqueça que gravadoras de R$ 60,00 não queimam adequadamente qualquer mídia. Não adianta uma supermídia e uma gravadora ruim.
Experiência própria e dolorosa...

Aqui tem:
http://cgi.ebay.com/50-Verbatim-95355-UltraLife-DVD-R-Gold-Archival-Grade-/350324060187?cmd=ViewItem&pt=BI_Blank_Media&hash=item5190f0f01b

Abraço
sedassari, ricardo | fotografia | adobe photoshop certified expert
ribeirão preto | são paulo | brasil


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #5 Online: 03 de Junho de 2010, 15:30:11
Nada como um Plextor !

Usar midia vagabunda com gravador mais vagabundo ainda é não ter muita consideração com as fotos hehehe.

Outra coisa é que quanto mais lenta for a gravação, menos chances de erros a longo prazo. Tenho ainda um par de CDs Verbatim azuis que gravei em 1994 em estado absolutamente perfeito. A mídia é muito resistente a arranhões e é bem mais rígida. Verbatim é Verbatim. Todas as outras mídias que usei na mesma época com o mesmo gravador, sejam Mitsui, Sony, Maxell, TDK ou HP foram pro lixo. Alem dos Verbatim azuis, sobraram  dois Kodak gold.

« Última modificação: 03 de Junho de 2010, 15:40:09 por afshalders »


sedassari

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 807
  • Sexo: Masculino
  • sedassari, ricardo
    • Gráfica São Gabriel
Resposta #6 Online: 03 de Junho de 2010, 15:35:52
Nada como um Plextor !

É isso aí... alem do mais, por R$ 400,00 vc terá tb um leitor de Blue Ray no seu PC  :assobi:
sedassari, ricardo | fotografia | adobe photoshop certified expert
ribeirão preto | são paulo | brasil


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #7 Online: 03 de Junho de 2010, 16:04:41
Antes de comprar um modelo é só olhar nos reviews, tem teste de qualidade de gravação...
http://club.myce.com/
http://www.myce.com/review/


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #8 Online: 04 de Junho de 2010, 01:55:23
Mandou bem. Se compararmos ao nosso investimento em equipo, não acho caro.
Custam aproximadamente R$ 3,50 cada mas vale cada centavo.
Se fizer dois DVDs para cada set (e guardar um em cada lugar hehe) vc gasta R$ 0,007 por cada imagem armazenada :D
Ahh não se esqueça que gravadoras de R$ 60,00 não queimam adequadamente qualquer mídia. Não adianta uma supermídia e uma gravadora ruim.
Experiência própria e dolorosa...

Aqui tem:
http://cgi.ebay.com/50-Verbatim-95355-UltraLife-DVD-R-Gold-Archival-Grade-/350324060187?cmd=ViewItem&pt=BI_Blank_Media&hash=item5190f0f01b

Putz, não tem desse DVD no BR? Pesquisei Google e umas lojas daqui e não achei...
Trazer do ebay deve dar rolo, são 80 dólares, mais frete deve ficar perto de cem doletas. Se fosse só isso, tranquilo, mas problema é que decerto pega na Receita, dai mais 60% :(


Quanto a gravador, lendo o site de reviews que o Pictus indicou, o que vi de melhor ali foi o Lite-on iHAS524. Que acham?
Li tambem que alguns ASUS são bons, mas isso em opiniões de foristas. Nos reviews, apenas aparecem como 'bons', ao contrário dos Lite-On.

Não o achei a venda aqui, mas achei o 324. Creio que se entrar em contato com a loja e pedir encomenda do 524 deve dar (apesar de, comparando o review dos dois, ha pouca diferença).

Abraço
« Última modificação: 04 de Junho de 2010, 02:03:11 por Xiru »
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #9 Online: 04 de Junho de 2010, 02:18:06
afshalders, tou lendo o link sobre as mídias, muito bom!
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #10 Online: 15 de Junho de 2010, 13:57:57
Tenho feito como Marcelo,mas tenho 1 cópia em HD interno com todas as fotos disponíveis, e 1 cópia externa.
Desde 2004 não perco uma foto sequer.


daneluti

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 268
  • Sexo: Masculino
    • All about me
Resposta #11 Online: 19 de Junho de 2010, 10:42:53
Sobre HDs, a vida útil é medida em número de horas q o HD está ligado, realizando alguma atividade (leitura/escrita), se for para deixar na estante desligado, dura mais, mas tem um detalhe, os HDs convencionais possuem componentes mecânicos, sugeitos a falhas, da mesma forma q um motor de carro, de tempos em tempos (pelo menos a cada 6 meses) é bom dar uma 'ligada' no bicho e verificar se está funcionando corretamente.

Se quiser uma alternativa para backups online, http://mozy.com/ oferece backup seguro e até 2GB de graça, ou 5 dólares por mês para backup ilimitado (60 dólares por ano), na minha opnião entre os sites mais seguros, este é o mais em conta por enquanto.

Siga a filosofia do backup 3-2-1:
3 cópias em, pelo menos,
2 tipos de midias diferentes (pode ser HD e DVD) e mantenha
1 cópia off site (online ou grave uma segunda leva de DVDs/HD e envie para alguem de confiança)

Se vc não tem ao menos duas cópias além dos originais, não é backup  :assobi:
« Última modificação: 19 de Junho de 2010, 10:45:08 por daneluti »
Eliezer Daneluti
Nikon D40 - AF-S 18-55 f/3.5-5.6, AF-S 55-200 f/4-5.6
Nikon D3100 - AF-S 18-200 f/3.5-5.6
Nikon D300 - AF-D 24mm f/2.8, AF-D 50mm f/1.4
Nikon D800 - AF-S 50mm f/1.4G, AF-D 105mm f/2.8 micro, AF-S 24-70mm f/2.8, AF-S 70-200mm f/2.8 VRII


Randal.Junior

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 890
  • Sexo: Masculino
  • Think out of the blackbox.
    • Flickr
Resposta #12 Online: 19 de Junho de 2010, 16:06:15
Vc pode comprar um armazenamento em fita DAT:

http://go.iomega.com/en-us/products/removable-storage-rev/rev174-removeable-backup-drive-series/internal-drive/?partner=4760#tech_specsItem_tab

Cada fita tem 120Gb e dura no minimo 30anos. Já é alguma coisa, até lá vc subistitui por uma fita nova. Sai ~U$0,10/Gb/Ano, não acho caro se o problema é armazenamento. U$0,20 se vc deixar 2 copias em fitas diferentes.
« Última modificação: 19 de Junho de 2010, 16:07:24 por Randal.Junior »
Randal Junior
Now shooting on D80 D90 D7000 D7200 + 10.5 fisheye + 35/1.8 + 16-85VR + 85 macro + 70-300VR + SB600

Flickr: Photostream
.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #13 Online: 20 de Junho de 2010, 10:00:09
Usei DAT por anos, mais por falta de opção do que por outra coisa, nas Sun Sparc e RS6000 da IBM. Nem em sonho as DAT duram 30 anos sem problema. Em 5 anos os tape drives já não funcionam mais, Todas os rolos pressores vão para o espaço, independente da marca, seja IBM, Fujitsu, não importa. As fitas até duram mais, mas de que adianta ter as fitas se não tem algo que as leia. Daqui a 30 anos você não vai provavelmente conseguir ler nem CD ! Foi assim com as fitas de rolo de 1" , com as QIC, com os discos magneto-óticos e por aí vai.

O que você tem que fazer, se for mesmo manter o backup, é usar uma mídia "de padrão atual" tipo "grau de arquivamento", fazer varias cópias e ir trocando de mídia antes dela ficar obsoleta e não ter mais equipamento de leitura, infelizmente.

Eu já vi isto acontecer muitas vezes, e não há sinal que o problema vá terminar.


PDA

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #14 Online: 20 de Junho de 2010, 12:30:47
eu gravo em dvd, mas mantenho uma cópia no HD ( na verdade duas, mas tao no mesmo hd, preciso liberar espaço em algum outro)


www.flickr.com/photos/pdandrade

Se você pudesse voltar pro passado , o que vc mudaria ? as coisas que fez ou as que não fez ?