Se for para fotografia social, é simples: não venda foto, venda serviço. Você vai "gastar" 1 dia fotografando um casamento. Que diferença faz vc entregar 100 fotos (contratdas) em um CD ou 700 fotos? Sendo que vc já clicou, os arquivos estão lá. Vai descartar tudo só pq o cliente não pagou? Ou vai tentar ganhar um dinheiro a mais vendendo para o cliente o que ele não tinha comprado antes, foto por foto?
O mais fácil e lucrativo é vc vender o serviço. Vc entrega todas as fotos editadas e tratadas, ou seja, vc venda a cobertura fotográfica do evento. Isso vai demandar mais tempo de pós produção, mas já cobre por isso no início.
Valorize o seu trabalho incluindo algum álbum. Pronto. Assim o cliente fica feliz com todas as fotos em CD, fora as que ele contratou ampliadas e/ou em álbum, e vc fica feliz lucrando mais já cobrando por isso desde o início. Deixar foto de cliente parada em algum HD é deixar dinheiro parado.
Mas a coisa muda para outras áreas, por exemplo, publicidade ou editorial, que necessitam licenciamento de cada imagem...ai vende-se a foto e não o serviço.
abraços!
Vini