Autor Tópico: Fotografando aves,qual lente usar?  (Lida 47506 vezes)

agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #60 Online: 26 de Novembro de 2012, 12:30:34

Bem complicado isso. Como você resolve a iluminação?


Veja no meu caso, que nunca fui fotógrafo de aves, nem sei as raças e as que peguei foi de forma incidental.
Achei um ninho e tirei a foto abaixo. Na hora fique com medo de assustar a ave e não afastei os galhos que estavam na frente, fiquei um tempo tentando achar um ângulo que tivesse menos obstáculos na frente e isso foi o máximo que consegui achar.
Voltei no dia seguinte mais decidido, me aproximei e afastei um galho, imediatamente ela foi embora. Deixei pra lá, não valia a pena por o ninho em risco.
Agora isso foi de perto, então o problema foram os galhos, se o problema for a iluminação como resolve? não resolve?

Outra coisa, fracassei todas as vezes que tentei pegar um pássaro em voo, gerlamente corto alguma coisa, não consigo fazer o enquadramento.






"as rolinhas"(foto), sao passarinhos bem mansos, e bom para começar a treinar


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #61 Online: 26 de Novembro de 2012, 12:40:59
"as rolinhas"(foto), sao passarinhos bem mansos, e bom para começar a treinar

Tem uns mais fáceis  :assobi: :D



Eu sei, estourou....


rascher

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 166
  • Sexo: Masculino
  • Instagram: @rodrigorascher
Resposta #62 Online: 26 de Novembro de 2012, 13:03:12

Bem complicado isso. Como você resolve a iluminação?


Veja no meu caso, que nunca fui fotógrafo de aves, nem sei as raças e as que peguei foi de forma incidental.
Achei um ninho e tirei a foto abaixo. Na hora fique com medo de assustar a ave e não afastei os galhos que estavam na frente, fiquei um tempo tentando achar um ângulo que tivesse menos obstáculos na frente e isso foi o máximo que consegui achar.
Voltei no dia seguinte mais decidido, me aproximei e afastei um galho, imediatamente ela foi embora. Deixei pra lá, não valia a pena por o ninho em risco.
Agora isso foi de perto, então o problema foram os galhos, se o problema for a iluminação como resolve? não resolve?

Outra coisa, fracassei todas as vezes que tentei pegar um pássaro em voo, gerlamente corto alguma coisa, não consigo fazer o enquadramento.






Tudo bom carcarah ?

Em primeiro lugar, no caso desta foto, percebese que o ninho esta muito bem camuflado pelos galhos e folhas. Se você usar Flash as sombras serão várias em vários pontos.

Perguntas: qual lente e equipamento você usou ? Fez uso de tripé ou monopé ?

E questão de iluminação nesta foto realmente está precária. Você deve ter batido esta foto usando uma lente escura acredito eu. Eu nesse caso usaria um tripé ou mono pé e usaria velocidade bem baixa com IS afim de chupar toda a luz do ambiente a ser fotografado.

Fotografar aves exige MUITA paciência, SORTE e muito amor no que faz. Tem que ser apaixonado para ficar 4 horas parado em um lugar esprando uma foto.

Na questão de fotos de aves em movimento, voando, existe técnica + prática, muita prática. Usando o modo AF você pode acompanhar o pássaro em seu trajeto enquanto isso a câmera faz a focagem constante, dando a você a chance de conseguir muitas imagens e com sorte alguma que vale a pena guardar.

Abraço.
« Última modificação: 26 de Novembro de 2012, 13:18:06 por rascher »
Fotografo aves com lente fixa 50mm. É impossível ? NÃO !


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #63 Online: 26 de Novembro de 2012, 13:16:19
Estava em pé, uns 4 metros, não lembro. Mal dava para ver o ninho, foi sorte mesmo achar. Os dados são esses aqui:

File Info 1
Image Quality:   Compressed RAW (12-bit)
Camera Info
Device:   Nikon D70
Lens:   70-300mm f/4-5.6G
Focal Length:   300mm
Focus Mode:   AF-S
AF-Area Mode:   Single
Exposure
Aperture:   f/5.6
Shutter Speed:   1/45s
Exposure Mode:   Manual
Exposure Comp.:   +5.0EV
Metering:   Spot
ISO Sensitivity:   ISO 320
Flash
Device:   Built-in Flash
Flash Sync Mode:   Rear Curtain


rascher

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 166
  • Sexo: Masculino
  • Instagram: @rodrigorascher
Resposta #64 Online: 26 de Novembro de 2012, 13:26:25
Estava em pé, uns 4 metros, não lembro. Mal dava para ver o ninho, foi sorte mesmo achar. Os dados são esses aqui:

File Info 1
Image Quality:   Compressed RAW (12-bit)
Camera Info
Device:   Nikon D70
Lens:   70-300mm f/4-5.6G
Focal Length:   300mm
Focus Mode:   AF-S
AF-Area Mode:   Single
Exposure
Aperture:   f/5.6
Shutter Speed:   1/45s
Exposure Mode:   Manual
Exposure Comp.:   +5.0EV
Metering:   Spot
ISO Sensitivity:   ISO 320
Flash
Device:   Built-in Flash
Flash Sync Mode:   Rear Curtain


Acertei !!! Rs

Você usou uma das piores tele e com 5.6 não iria conseguir melhorar muito. Nessa velocidade você usou tripé certo ? Se a sua lente fosse uma 2.8 você ficaria com muita raiva desta foto aí.

Existe este lente com IS para a Canon, não uso nikon, então o que posso te falar é se for fotografar algo parecido novamente, tem mesmo se aproximar o máximo possível, uso do IS em ambientes de baixa luminosidade usando velocidade baixa vai ajudar muito, no caso de foto estática como pássaro no ninho, no galho e etc.... E claro um tripé.
Fotografo aves com lente fixa 50mm. É impossível ? NÃO !


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #65 Online: 26 de Novembro de 2012, 13:30:28
Foi na mão mesmo :D
Mas vou ficar com os pássaros maiores mesmo, são mais fáceis :)


rascher

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 166
  • Sexo: Masculino
  • Instagram: @rodrigorascher
Resposta #66 Online: 26 de Novembro de 2012, 13:42:49
Foi na mão mesmo :D
Mas vou ficar com os pássaros maiores mesmo, são mais fáceis :)

Vejo que você não ficaria 4 horas como fiquei esperando um beija-flor de cauda branca.

Para mim, quanto mais difícil a foto mais emocionante se torna o click.

A foto fo beija flor de cauda branca que fotografei, e o equipamento que eu usei vocês aqui nem vão acreditar:

Canon REBEL 300D. Corpo de "papel" 6.3 megapixel eu acho que ela tinha. Usei uma lente tele péssima 75-300mm que infelismente era tudo que eu podia comprar.

Porém mesmo com um equipamento precário que nem amador era, consegui uma bela foto batendo em 200mm com flash e consegui na sortenclaro paralizar as asas no momento da entrada do bico na flor. Depois posto a imagem.

Se você estiver a sorte de estar bem próximo do pássaro a qualidade é muito superior. Isso é mostrado na técnica do fotógrafo tirando uma foto onde ele está no lago camuflado, foto postada anteriormente aqui neste tópico, não lembro por quem.

É isso!

Bons clicks e experimente usar o tripé com velocidade mais baixa ainda com um disparador remoto ou com cabo.

PS: não reparem os erros estou digitando no ipad
« Última modificação: 26 de Novembro de 2012, 13:44:30 por rascher »
Fotografo aves com lente fixa 50mm. É impossível ? NÃO !


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #67 Online: 26 de Novembro de 2012, 13:57:09
Tem uns mais fáceis  :assobi: :D



Eu sei, estourou....

 se e mais facil , porque estorou assim????????????????????????? :hysterical: :hysterical:


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #68 Online: 26 de Novembro de 2012, 14:04:52
Estava indo pro carro, sair para trabalhar, câmera na mão, 5 segundos pra bater a foto. Manhã com sol forte na frente do bicho. Botei flash e ajustei a exposição sem olhar, no chute, bati e fui pro carro.
Depois eu faço uma bem feita :)


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #69 Online: 26 de Novembro de 2012, 14:07:30
Estava indo pro carro, sair para trabalhar, câmera na mão, 5 segundos pra bater a foto. Manhã com sol forte na frente do bicho. Botei flash e ajustei a exposição sem olhar, no chute, bati e fui pro carro.
Depois eu faço uma bem feita :)
e brincadeira!!!!!releva!!!!!! :hysterical: :hysterical: :hysterical:
eu apanhei muito na amazonia com os passaros silvestres, o equipamento bom para isso e muitoooo caro.
mas e uma especialidade espetacular!!!


rascher

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 166
  • Sexo: Masculino
  • Instagram: @rodrigorascher
Resposta #70 Online: 26 de Novembro de 2012, 14:12:19
se e mais facil , porque estorou assim????????????????????????? :hysterical: :hysterical:


Nesta foto percebe-se que de frente para o pássaro existe um fonte de luz bem forte. Você deve ter errado ai nesse caso na velocidade do obturador ou até ter esquecido um ISO acima de 100.

Se você não dominar a LUZ não conseguirá escapar de fotos muitos claras e muito escuras. Treine muito e logo você chegará ao ponto de olhar para o objeto a ser fotografado, "sentir" a quantidade de luz que envolve o assunto e saber quais formas você poderá bater a foto.
Fotografo aves com lente fixa 50mm. É impossível ? NÃO !


rascher

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 166
  • Sexo: Masculino
  • Instagram: @rodrigorascher
Resposta #71 Online: 26 de Novembro de 2012, 14:56:09
Segue a foto do Beija-Flor de cauda branca:

Diminui bem o tamanho para rápida visualização.

https://lh3.googleusercontent.com/-zISVA44PP30/ULOc6Kf4Z0I/AAAAAAAAAEc/xyRN7Wq69Vs/s560/Imagem+067.jpg

Canon EOS DIGITAL REBEL 300D
Escala de número f  -  f/5.6
Tempo de exposição  -   etapa 0
Velocidade ISO  -  ISO 200
Ajuste de exposição  -  etapa 0
Distância focal  -  210mm
Abertura máxima  -  4.64
Modo de Medição  -  Padrão
Modo do flash  -  Flash, obrigatório


Vocês tem idéia do que é fotografar com uma Rebel 300D ?

Essa foto com uma Rebel 300D usando uma 75-300 com 5.6 batendo a 210mm e conseguir esse resultado fez com que eu me dedicasse ainda mais e investisse pesado em equipamento. Se eu tivesse uma Canon 5D mark ii com uma 70-200 2.8 o resultado sairia perfeito !!!!

« Última modificação: 26 de Novembro de 2012, 15:09:17 por rascher »
Fotografo aves com lente fixa 50mm. É impossível ? NÃO !


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #72 Online: 26 de Novembro de 2012, 15:28:19
 :worship:
Segue a foto do Beija-Flor de cauda branca:


Putz!!!  :worship: :worship:


Song

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 721


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #74 Online: 26 de Novembro de 2012, 16:45:08
quero não, muito escura  :D