Autor Tópico: [Casamento] Problemas com equipamento.  (Lida 15602 vezes)

dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Online: 21 de Junho de 2010, 13:28:48
Saudações a todos.

Muitos já me conhecem, por ser um membro com muitas participações aqui no forum.

Venho, entretanto, compartilhar uma experiência tida nesse último FDS, num casamento que ajudei a cobrir.

Tenho uma D90+ 18-105VR + SB600 como equipamento principal. Vi, entretanto, a qualide deste kit ser posta em xeque, e vou citar o porquê.

Recebi a oportunidade de entrar numa equipe de fotógrafos da região mais nobre de Brasília, nesta equipe, os equipamentos de reserva são câmeras FF com flashes top e lentes top. E eu com minha humilde e simples D90 (já dá para imaginar parte do desfecho da história).

Como não tinha como rebater o teto de palha do local da cerimônia, meu SB-600 não conseguia iluminar praticamente nada.

A equipe tem uma regra: trabalhe com ISO no mínimo possível, sendo um máximo em 640 :eek: . (não é 6400 mas 640 mesmo...)

O local era muito mau iluminado, e com o SB-600 não dava para fazer nada, e não tinha nada branco ou claro para rebatê-lo. Como a lente também não era clara (desculpem as damas que por ventura possam ler), fu- d3u.

Para me manter na equipe, vou para o lado vermelho da força, e registrar com uma 5D Mk II com lente L e flash 580EXII. Infelizmente não dá para comparar com meu equipamento. Esse é um dos que ficam na mala enquanto os fotógrafos estão com outros destes na mão.

Para quem ainda considera a D90 com lente do kit e o SB-600 como um equipamento razoável, sinto assumir e dizer que não é. Não para um mercado cada dia mais exigente. Continuarei com a D90, mas não sei o que eu farei na hora do upgrade. Se continuo no lado negro ou se vou para o lado vermelho...

Mas isso é coisa para daqui há bons meses...
« Última modificação: 21 de Junho de 2010, 13:30:09 por dkfuji »


pinredson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.008
Resposta #1 Online: 21 de Junho de 2010, 14:49:57
Daniel, interessante esse fato... Penso que, será que um Sb900, entretanto, não daria conta do recado, com aquele rebatedor de aba???... E, em vez de mudar de marca, talvez um investimento numa lente clara não resolveria???... Pois, se existe uma limitação para uso de ISO, qualquer camera desse nível apresentaria um bom resultado...

Agora se a questão principal for o financeiro, aí a coisa é outra, porque uma 17-55 2.8 da Nikon, MEU DEUS!!! rsrsrs...

Mais uma vez, muito legal isso que voce postou... essas trocas de experiências são valiosas!

Abs!


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #2 Online: 21 de Junho de 2010, 15:05:43
Metz 58 AF com um Turbo (batery pack) ajudaria fortemente.

Uma lente clara/top também.

Para usar um SB900, só se tiver 2 por conta do termômetro e da fragilidade apontada neste e noutros foruns.

Citei quanto à troca de sistema por conta dos equipamentos que a equipe já possui (são 3 corpos 5D Mk II, 2x 5D, 1x 50D, entre outros, além de uma infinidade de lentes L e mais 8 flashes 550, 580 580 II, entre vários outros).

Enquanto eles disparavam os flashes remotos eu não tinha como usá-los por conta do sistema.

Certamente com uma D700 eu poderia usar ISO 1600 ou 2000 com a mesma qualidade do ISO 640 da D90. Mas aí vêm as outras lentes...

Num primeiro momento usarei os equipamentos deles, mas não sei do futuro.



pinredson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.008
Resposta #3 Online: 21 de Junho de 2010, 15:10:06
A sim... Concordo plenamente... Neste caso, a questão principal, e a melhor obviamente, é a equipe...

Abs!


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #4 Online: 21 de Junho de 2010, 15:41:07
Não passar de ISO 640 em FF ? Q coisa... eu chego a usar 6400 em casamento. Minha base é pelo menos ISO 2000.
Se você não precisa passar de ISO640 não vejo o pq comprar a 5D MKII. continua com a D90, compra um SB800 e o turbo Nikon para o SB800 ( que junto com a quinta pilha fica bem rápido ) e uma lente 2.8. Só vejo necessidade de ir para FF se for justamente para aproveitar o ISO. Engraçado que a tendência mundial em fotografia de casamento é suprimir o flash e aproveitar ISOs altos, e essa equipe está indo para o lado contrário. Confesso que achei muito estranho e queria ver algumas fotos do resultado final deles.
Eu sou um dos que não liga em trocar de marca ( e não acho isso o fim do mundo, tanto que já fiz duas vezes ), portanto se de repente você acha que será legal, invista. Até porque sair de uma D90 com lente do kit e pegar uma 5DMKII com lente L é outra história. Abrir o RAW dela é coisa de outro mundo....
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #5 Online: 21 de Junho de 2010, 15:44:11
Complementando: o SB900 é fantástico. Não é frágil não... o povo que não sabe usar. No último podcast eu comentei justamente sobre isso. Eu tinha o SB600, 800 e 900. Hoje uso Canon mas o SB900 é o melhor flash já feito ( excluindo os Metz, claro ). Só tem um detalhe: tem que saber configurar. Se deixar ele "de fábrica" acaba dando problema porque ele vem configurado para uso amador, e aí quando exigido ele desliga como forma de aviso. Na minha aula de flash eu falo bastante sobre isso e os recursos que o SB900 tem que facilitam demais a vida do fotógrafo.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #6 Online: 21 de Junho de 2010, 15:52:34
Foi uma regra que o dono da empresa impôs. Acho o ISO 1600 da D90 bom (aqui uma foto com ISO 3200 com a D5000), mas quem sou eu para questionar se entrei na equipe a partir desse casamento.

Aliás, foi o que eu citei do ISO alto da D700. Entregará qualidade superior ao da D90.

Ainda é muito cedo para avaliar a troca, mas ter a oportunidade de trocar as lentes e flashes com a equipe é um fator interessante, além, é claro de disparar os flashes ambientes.

Como disse vou usar o equipamento deles num primeiro momento (espero que esse momento possa durar bastante para eu não ter que trocar meu investimento... Por mais que não seja coisa do outro mundo, existe uma perda ($$) inevitável.


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #7 Online: 21 de Junho de 2010, 15:57:39
Agora eu entendi... para a D90 está limitado a 640... aí tem sentido... se bem que ela aguenta legal até 1600 mesmo ( se não errar a exposição ).
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


TiagoDegaspari

  • Trade Count: (34)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.577
  • Sexo: Masculino
  • Limeira SP
    • TiagoDegaspari.com.br
Resposta #8 Online: 21 de Junho de 2010, 16:45:55
Eu acho que a questão aqui não é tanto CORPO, e sim lente...

ISO640 vai ser o mesmo em qualquer corpo, seja ele FF ou DX, e o fato de não conseguir iluminar o ambiente se deve mto mais ao FLASH/LENTE do que ao ISO.

Então em resumo acho que uma lente Nikon AF-S 17-55 DX F2.8 + SB-900 resolveriam seus problemas.

O corpo FF, só seria melhor por ter menos granulação em ISO640 que a D90 porém em termos de luz qualquer um dos dois corpos se equivaleriam...

Sobre o SB900 esquentar isso é "mito", na verdade ele têm um termometro com trava para uma seguraçãn EXTRA, eu simplesmente desligo a trava, ele continua mostrando a temperatura e apita quando atingi um limite perigoso porém NÃO NEGA FOGO! Já uso os meus 2 assim a um ano sem problemas, sentando o dedo... Entendam e uma vez por todas: a trava é uma segurança adicional, não é uma limitação!

[ ]s


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #9 Online: 21 de Junho de 2010, 16:58:22
Não era só para a D90, para a 5D MK II também. :ponder:

Não sei pq uma 5D Mk II que tem ótimo ISO 1600 e bom 3200 e limitar seu uso em 640.

Agora eu entendi... para a D90 está limitado a 640... aí tem sentido... se bem que ela aguenta legal até 1600 mesmo ( se não errar a exposição ).


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #10 Online: 21 de Junho de 2010, 17:11:27
Tiago,
Compreendo que seja proteção adicional e que ele não negue fogo, mas os relatos de problemas e lâmpadas queimadas com um ano ou menos de uso rondam a Internet.

Com um turbo, já ouvi tb que ele demora muito mais para esquentar (e travar/desligar com a proteção ativa).

Certamente lentes claras ajudariam muito.

Outra coisa que esqueci de citar no início/tópico foi quanto à reciclagem do SB600. Ninguém merece... Demora demais quando a carga está quase no máximo...

Mais um motivo para uso do 58AF1 ou SB800 /sb900 com turbo.

Agradeço a todos por compartilharem suas experiências. Ainda não fiz muitos casamentos, e este foi o primeiro com situações pouco controladas.

Noutro casamento no mesmo local os fotógrafos tinham pendurado 2 flashes de estúdio de 800W. Para ter uma idéia da dificuldade de iluminação...

Eu acho que a questão aqui não é tanto CORPO, e sim lente...

ISO640 vai ser o mesmo em qualquer corpo, seja ele FF ou DX, e o fato de não conseguir iluminar o ambiente se deve mto mais ao FLASH/LENTE do que ao ISO.

Então em resumo acho que uma lente Nikon AF-S 17-55 DX F2.8 + SB-900 resolveriam seus problemas.

O corpo FF, só seria melhor por ter menos granulação em ISO640 que a D90 porém em termos de luz qualquer um dos dois corpos se equivaleriam...

Sobre o SB900 esquentar isso é "mito", na verdade ele têm um termometro com trava para uma seguraçãn EXTRA, eu simplesmente desligo a trava, ele continua mostrando a temperatura e apita quando atingi um limite perigoso porém NÃO NEGA FOGO! Já uso os meus 2 assim a um ano sem problemas, sentando o dedo... Entendam e uma vez por todas: a trava é uma segurança adicional, não é uma limitação!

[ ]s


sedassari

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 807
  • Sexo: Masculino
  • sedassari, ricardo
    • Gráfica São Gabriel
Resposta #11 Online: 21 de Junho de 2010, 17:14:35
Caro Daniel, sei EXATAMENTE o que passou, pois vivi a mesma situação com uma D90.
Depois disso, sem recurso para um upgrade mais ousado, resolvi manter a câmera e o flash (SB600) e mirei na lente.

Muitos diziam que eu estava fazendo loucura, mas eu não tinha R$ 20.000,00 para um upgrade de responsa, além de ser teimoso...rs
Mantendo o ISO entre 500 e 800, uma Zeiss Planar 50mm 1.4 e uma AF-S Nikkor 24-70mm 2.8 (comprei as duas usadas numa promoção por exatos 4.650), resolvi minhas dificuldades.

Talvez eu não sirva de referência porque sou FASCINADO POR OBJETIVAS. Compro, vendo, me apaixono e me decepciono por elas.

Como meu foco é foto publicitária, moda e eventos (normalmente com iluminação estudada e calibrada) ainda não vi necessidade desse investimento em FF (embora vez ou outra utilize a D3s do estúdio onde dou aula), mesmo querendo bastante.

Abraço!

Apenas uma obs.: Comprei as lentes AF-S porque as utilizo também em uma D5000.
sedassari, ricardo | fotografia | adobe photoshop certified expert
ribeirão preto | são paulo | brasil


Prof° Félix

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 414
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 21 de Junho de 2010, 18:10:05
Daniel, considero a D90 ótima, principalmente usando iso 800 acima. Porém, o que tem me decepcionado muito é a lente do kit, já comentei isso aki no MF anteriormente, por isso, havia lhe perguntado sobre minha dúvida em relação as lentes Tamron 17-50 2.8 e Sigma, já que não posso $$$$ comprar uma Nikkor 2.8
estou adiquirindo a Tamron 2.8 que apesar de não ser como a Nikkor, deverá me atender melhor que lente 18-105 do kit, em situações de pouco luz ambiente.
Nikon D50, D70s e D90
Tamron 17-50 f2.8 Nikkor 35-105mm 3.5-4.5 macro Nikon 24-70 f2.8  e lentes do kit


David Filipe

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 700
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 21 de Junho de 2010, 20:21:07
Nossa DKFUJI, equipe estranha essa que vc entrou, rsrrsrsr.

Os caras com 5DMKII, lentes top, flash top, e não aproveitam o ISO alto da câmera que é excelente, nas 5DMKII ISO 1600 é perfeito, mas preferem carregarem parafernalha de luzes e usar ISO baixo, estranho, é dizer não a tecnologia do futuro, rsrsrs.

Gostaria de ver o trabalho deles, tem site?


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #14 Online: 21 de Junho de 2010, 22:17:13
Têm sim, mas prefiro mostrar quando as fotos desse último casamento for para o ar, provavelmente em mais uma ou duas semanas.

Bom, O fotógrafo (dono) com vinte e tantos anos de profissão e mais de mil casamentos, com uma empresa que já fez uns 1500 casórios deve saber o que faz. Além disso é filho de fotógrafo, e muito certamente foi aprendido de pai para filho. Acredito sinceramente que sabe o que faz, senão não entraria numa equipe assim. O segundo fotógrafo tem mais de trezentos e tantos casamentos, sendo uns trinta anos de profissão (muito tempo como fotógrafo esportivo).

E por fim Eu, com meu segundo casamento.

Quem tem mais propriedade para falar? Certamente não sou eu. Então simplesmente aceitei suas regras e convenções (dogmas?) neste primeiro casamento que fiz com eles.

Quem sabe mais uns 3 ou 4 eu assumo algum risco de colocar suas 5DMKII para trabalhar em ISO 1600 (para não dizer 3200)?