Autor Tópico: NIKON Coolpix 5400xCANON Powershot A610  (Lida 1398 vezes)

maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Online: 01 de Dezembro de 2005, 12:26:55
Prezados,

  Qual destes dois modelos oferece um melhor conjunto de características técnicas ?
  E qual oferece uma melhor relação custoxbenefício ?
  No mais, é só.
  Agradece,

  Max W. V. Carvalho
  maxcarvalho@yahoo.com.br
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #1 Online: 01 de Dezembro de 2005, 13:09:10
A Coolpix 5400 é uma prosumer compacta da Nikon. A A610 é uma compacta da Canon com recursos desejáveis para fotógrafos que querem ter maior controle sobre a foto.

Sem dúvida, a 5400 está em uma categoria superior. A construção é mais robusta, alcança exposições de 1/4000s (meio absurdo, mas é o que diz o dpreview), além de modo bulb. Salva em TIFF e JPEG, enquanto a A610 só salva em JPEG.

Mas... por que a comparação? Você encontrou as duas pelo mesmo preço?

--------------------------------------------------------------------------
Em termos de custo x benefício,  vai muito do uso que você fará da câmera. A 5400 tem uma tecnologia meio ultrapassada e não se pode cobrar mais os R$ 2000,00 que ela custava na época do lançamento. Se encontrar uma nova por uns 1500,00, acredito que em custo x benefício ambas sejam equivalentes.

Uma vantagem da 5400 é ter distância focal mínima em 28mm (equivalente a filme) enquanto a A610 começa em 35mm. Para quem fotografa muito paisagens, arquitetura, a 5400 é mais indicada. Como essas câmeras não trocam lentes, é algo a ser levado em conta...
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2005, 13:28:21 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 01 de Dezembro de 2005, 17:55:55
Citar
A Coolpix 5400 é uma prosumer compacta da Nikon. A A610 é uma compacta da Canon com recursos desejáveis para fotógrafos que querem ter maior controle sobre a foto.

Sem dúvida, a 5400 está em uma categoria superior. A construção é mais robusta, alcança exposições de 1/4000s (meio absurdo, mas é o que diz o dpreview), além de modo bulb. Salva em TIFF e JPEG, enquanto a A610 só salva em JPEG.

Mas... por que a comparação? Você encontrou as duas pelo mesmo preço?

--------------------------------------------------------------------------
Em termos de custo x benefício,  vai muito do uso que você fará da câmera. A 5400 tem uma tecnologia meio ultrapassada e não se pode cobrar mais os R$ 2000,00 que ela custava na época do lançamento. Se encontrar uma nova por uns 1500,00, acredito que em custo x benefício ambas sejam equivalentes.

Uma vantagem da 5400 é ter distância focal mínima em 28mm (equivalente a filme) enquanto a A610 começa em 35mm. Para quem fotografa muito paisagens, arquitetura, a 5400 é mais indicada. Como essas câmeras não trocam lentes, é algo a ser levado em conta...
Prezado Francisco,

  A comparação pode até ter sido meio sem sentido, pois sou um iniciante neste mundo novo da fotografia digital. Já pensei em comprar uma pointt&shoot automática, mas já me disseram para comprar uma compacta com controles manuais como a A510.
  Quase comprei uma no Stand Center, em Sampa, pois moro no Nordeste, e tive um portador que iá lá. Estava por R$580,00 há +ou- uns dois meses atrás.  Desisti porque não acho seguro comprar lá.
  O que atrai na NIKON 5400 é o flash externo, pois já me disseram que o das compactas, mesmo a A610, ainda deixa a desejar.
  Digamos que eu seja um iniciante, mas exigente, querendo uma câmera razoável para aprender fotografia e ser um bom fotógrafo amador.
  Até uma semana atrás eu tava sofrendo uma certa imposição da família para comprar logo uma point&shoot automática, mas passei a ser tio antes do tempo e, com isso, ganhei mais tempo para decidir o modelo, já que não houve tempo hábil de fazê-lo antes da minha sobrinha nascer.
  Estou com uma prima na Holanda,que virá ao Brasil na próxima semana, a A610 está lá(em euros) pelo equivalente a R$800 e poucos reais.
  Pedi a ela para ver o preço da 5400, ou caso, esta tenha saído de linha, da Coolpix 8800.
  Enfim, já discuti muito sobre que modelo comprar, pensava muito na A510,mas me falaram dos ruídos em ISOs altos, especialmente no ISO 400. Com relação a A610, tem menos ruídos,mas ainda tem a questão do efeito vinheta de flash.
  E, outra coisa, ela não tem o Image Ratio na razão 3:2, bom para imprirmir em 10x15.
  Me desculpe pelo tamanho da mensagem. Acho que só fiz lhe confundir.
  Bem, qq auxílio sempre será bem-vindo.
  Obrigado pela atenção.

   Max W. V. Carvalho
   maxcarvalho@yahoo.com.br
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


Marco3a

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
    • http://
Resposta #3 Online: 01 de Dezembro de 2005, 21:45:54
Max,

Já que é o caso de ter alguém lá fora que traria a Digicam pra vc, eu mudava um pouco a escolha: Panasonic Lumix DMC-LX1.
Estabilizador de imagem, modos 4:3, 3:2 e 16:9, 28-112 mm, Leica Lens, 2,5" LCD, etc...
É a Leica Digilux dos "pobres".  :mf_w00t2:

Dá uma olhada: http://www.dpreview.com/reviews/panasoniclx1/

[]'s

 


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #4 Online: 02 de Dezembro de 2005, 15:26:49
Uma coisa que muito pouca gente leva em conta na hora de comprar uma câmera compacta ou prosumer é:

- ter um bom wide (28mm equiv.) Para fotos de arquitetura e paisagens faz bastante falta.

- permitir limitar a profundidade de campo (fazer planos desfocados): para isso, a câmera precisa ter basicamente um bom tele ou permitir grandes aberturas (de preferência os dois).

Nunca tinha reparado na LX1, mas parece uma excelente compacta (e cara também). Distâncias focais de 28 a 112mm, lcd grande e de alta resolução, lente leica aesférica e ainda é possível desfocar um pouco o fundo usando o tele. Enfim, é uma baita compacta. Só que por esse preço existem ótimas prosumer, como a Olympus C8080... situação difícil :P

------------------------------------------------------------------
Maxcarvalho, se você disse quanto poderá gastar em reais, já dá para ter uma idéia de que câmera o seu bolso será capaz de comprar...
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2005, 15:32:57 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 03 de Dezembro de 2005, 02:51:18
Citar
Uma coisa que muito pouca gente leva em conta na hora de comprar uma câmera compacta ou prosumer é:

- ter um bom wide (28mm equiv.) Para fotos de arquitetura e paisagens faz bastante falta.

- permitir limitar a profundidade de campo (fazer planos desfocados): para isso, a câmera precisa ter basicamente um bom tele ou permitir grandes aberturas (de preferência os dois).

Nunca tinha reparado na LX1, mas parece uma excelente compacta (e cara também). Distâncias focais de 28 a 112mm, lcd grande e de alta resolução, lente leica aesférica e ainda é possível desfocar um pouco o fundo usando o tele. Enfim, é uma baita compacta. Só que por esse preço existem ótimas prosumer, como a Olympus C8080... situação difícil :P

------------------------------------------------------------------
Maxcarvalho, se você disse quanto poderá gastar em reais, já dá para ter uma idéia de que câmera o seu bolso será capaz de comprar...
Prezados,

   Olhei a análise da LX1 no DPREVIEW e, realmente, me parece ser uma excelente compacta, porém cara demais.
   Com este investimento, acredito eu, daria para adquirir uma boa UZ ou prosumer, tal como foi citado acima um modelo da Olympus.
    Tanto a LX1 como a C-8080 são senhoras câmeras, mas acho sofisticadas demais para quem tá começando.
    A610 me parece ser muito interessante para quem está começando(e este é o meu caso). Só lamento a A610 não possui a sapata para flash externo.
    A Nikon 5400 possui esse recurso, mas é um modelo antigo, se não saiu, deve estar quase saindo de linha.
    Aliás, a Canon possui a G6, que possui tal recurso, mas não sei muito a respeito deste modelo.
    Ouvi boatos de que gera muitos ruídos, isto é verdade ?
    Esse sensor de "1/1.8 " (7.18 x 5.32 mm)" é adequado para 7MP ?
    Quanto ao fato de trazer a cam do exterior, eu acabei de enviar um e-mail para a minha prima e desisti, não acho seguro.
    Possivelmente irei esperar passar as festas de fim de ano, quando então os preços deverão baixar novamente e comprar provavelmente a A610 aqui no Brasil mesmo.
    De qq forma, obrigado a todos pela atenção e paciência comigo.
    []'s

    Max W. V. Carvalho
    maxcarvalho@yahoo.com.br
 
   
   
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo