Autor Tópico: Notebook para Desenvolvimento Web(Java) e Fotografia Amadora  (Lida 5272 vezes)

maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Online: 05 de Julho de 2010, 14:21:23
Pessoal,

Pretendo adquirir um notebook que servirá tanto como workstation como máquina pessoal e, portanto, ele deverá atender aos seguintes objetivos :

Objetivos Profissionais :

* Desenvolvimento Java for Web (JavaServer Faces)
* Instalar a IDE Eclipse, com o servidor de aplicações JBoss Aplication Server e o framework JBoss Seam
* Idem para os três SGBDs : Oracle 10g Express Edition, PostgreSQL e MySQL

Objetivos Pessoais(lazer) :

* Edição fotográfica AMADORA(Picasa), mas com a possibilidade de instalar alguma versão recente do PS para
FUTURO APRENDIZADO ( não tenho interesse profissional para com a fotografia )
* Não curto games

Seguem, abaixo, algumas características desejáveis ?

* Sistema Operacional : Windows Seven ou Linux
* Processsador :

1a opção : Intel Core 2 Duo ou o equivalente da AMD (qual é ) -> AMD ou Intel -> Por quê ?
2a opção : Intel Core i3 ou o equivalente da AMD ( qual é ? ) -> AMD ou Intel -> Por quê ?

* Memória RAM : 4Gb DDR2 (mínimo) ou DDR3 (desejável)
* Tamanho do display : 14" (mínimo) -> 15" ou superior (desejável) -> preferencialmente LED e FULL HD
* Placa de vídeo

ATI Radeon ou NVidea Gforce ? Por quê ?
512Mb dedicados (mínimo) -> 1Gb (desejável)

* HD : 250Hb (mínimo) -> 320 ou superior (desejável)
* Portas USB : 2 (mínimo) -> 3 ou mais (desejável)
* Saída VGA, S-Video (mínimo) -> HDMI (desejável)
* Bluetooth

Gostaria de discutir com vocês, mais experientes, as minhas sugestões de configuração supracitadas.
Obrigado pela atenção.

Max Carvalho
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #1 Online: 06 de Julho de 2010, 23:31:47
No quesito fotografia, os monitores de laptop sempre deixam a desejar, mesmo os de Mac. Ainda não soube de laptop com monitor IPS. O que se costuma fazer é ter um monitor adicional para editar fotos com consistência de cores. Eu tenho um macbook com display led e, apesar de ser um bom painel TN, tem suas limitações.

Eu acho o Windows 7 um belo sistema operacional, do mesmo nível ou superior ao OSX (que parou no tempo faz horas, e olha que eu tenho um Macbook). Acho difícil você encontrar um laptop que atenda a todos esses requisitos aqui no Brasil (display full hd, core i3, display adequado para fotografias). Considere a possibilidade de comprar um bom monitor IPS full hd (de R$1500,00 a R$3000,00) e um laptop simples (1280x800, led) com bastante memória e processador Core i3 e preferencialmente com uma GPU ATI ou NVIDIA, até para extender o desktop em dois monitores sem queda de performance de vídeo. Acho que uma solução equilibrada (laptop + monitor) ficaria em torno de 5k-6k.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.298
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #2 Online: 07 de Julho de 2010, 01:02:01
Curioso termos necessidades bem parecidas. Vamos lá...

Geralmente uso Mac, mas uso também Linux (atualmente o xUbuntu) e Windows (XP)

Eu trabalho com desenvolvimento de software e bancos de dados pesados, MySQL, PostGres e muito raramente DB2. As minhas plataformas de desenvolvimento são Lazarus (Deplhi Open) e GeneXus 9 (este, gerando para Java e VF C/S). Em peso, mais ou menos equivalente ao que você faz. Destes, somente o GeneXus roda apenas em Windows.

Na parte de fotografia, uso direto o GIMP, ImageMagick, SilkyPix Pro, PictureWindow 5 Pro, Noiseware Professional e SIgma PhotoPro. Raramete uso o Photoshop, mesmo porque não gosto muito dele.

Tenho esta tralha toda instalada em um notebook Toshiba P105-S9339 (Core2 Duo T7200, 2GHZ e 2G de RAM) e o display é um 17.0” TruBriteTM TFT active-matrix LCD de 1440x900. A placa de vídeo é uma NVidia Go 7900GS com 256M VRAM GDDR3. Ou seja, é uma máquina em termos de CPU e GPU, ultrapassada. Veio com o Vista e pus o XP no lugar dele porque o Vista ninguém merece.

A boa notícia é que roda tudo numa boa sem maiores problemas, exceto quando abro uma imagem muito pesada, como umas panorâmicas enooormes de 25000 x 4000 (isso mesmo), aí o bicho resmunga. Eu me considero um usuário bem pesado.

Não tenho queixas sobre o LCD dele, embora pior que do meu iMac 24", dá para trabalhar na boa com fotografia, pega a calibração direitinho com o Spyder3 (colorimetro).

A máquina tem um dual boot com o xUbuntu, que reconhece todo o hardware perfeitamente. Preciso dele para testar os programas quando gero para Linux. Neste caso é PostGres/MySQL direto e muito GCC/Lazarus/FPC. Esta máquina é usada em campo também como webserver de teste.


Resumindo, qualquer CPU/GPU que pegar hoje em dia vai servir (compre com 4 Gigas de RAM). O que vai ser complicado é um monitor decente. Claro que pode comprar um monitor externo, mas aí é com você. Compre uma máquina de boa marca. Pessoalmente, já usei acho que todas as marcas, desde Zenith até Sony. As que mais gostei foram sempre a Toshiba (tive 3, nenhum pifou), a IBM (hoje Lenovo) e a Acer (mais barato mas indestrutivel). Tive péssimas experiências com HP, e não gosto muito da Sony por questões empresariais (te enfiam goela abaixo a M$ quer você queira ou não e a assistência técnica no Brasil é um horror) mas como hardware são bons.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #3 Online: 07 de Julho de 2010, 10:32:34
Pega um DELL Latitude E6510 com  4GB de RAM, incluir a Placa de vídeo Nvidia NVS 3100M, HD de 7200RPM 500GB,
placa wireless Intel® Centrino® Advanced-N 6300 802.11 A/B/G/N, sai por 12x de R$317


O ideal seria adicionar(SSD+HD) um SSD mesmo que de 64GB para o sistema operacional....
Para monitor externo veja o link(atualizado) http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=29032.0



Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Resposta #4 Online: 08 de Julho de 2010, 08:27:54
Esses dias por curiosidade andei vendo os Lenovos 17" série W700.

Me pareceram bem bacanas, além dos recursos hoje "normais" como webcam, bluetooth, leitor de cartao, tela 1920x1200, Bluray, DDR3, ainda oferecem:
- uma mesa digitalizadora WACOM 128x80mm para ser usado com uma caneta
- Tem um calibrador PANTONE embutido, bem bacana isso!
- Os novos modelos já vem com USB3

Tem várias configuracoes, teria que ver o que melhor te antende.
Só nao sei o preco, porém com tanto recurso acredito que nao deva ser barato :/



Deutschland

Flickr


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.298
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #5 Online: 08 de Julho de 2010, 10:25:15
Marcelo, estes são bons pra caramba. Os Thinkpad sempre foram os melhores (e mais caros) notes.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #6 Online: 08 de Julho de 2010, 11:55:13
Provavelmente é o melhor note que se pode comprar $$$$$$$, sonho de consumo para quem
edita imagens em notebook, tudo bom da entrada(Wacom) até a saída(tela LCD IPS).
É o Bugatti Veyron dos notebooks...  :D


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #7 Online: 08 de Julho de 2010, 19:42:38
Esse Lenovo deve custar em torno de 10K-15K quando chegar no país. Acho que não é uma solução de mobilidade para o Brasil. Com os nossos problemas sociais e de segurança pública, é melhor "diluir" essa grana toda em dispositivos separados (exceto para quem realmente consegue fazer dinheiro em função da mobilidade + alta performance). De qualquer forma, é um notebook impressionante.
« Última modificação: 08 de Julho de 2010, 19:44:07 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Resposta #8 Online: 09 de Julho de 2010, 03:50:47
Esse Lenovo deve custar em torno de 10K-15K quando chegar no país.
  :shock:

Aí definitivamente nao vale a pena.

Nesse caso concordo com o Pictus, vai de Dell. Aliás, sempre que alguém me pergunta que notebook comprar, recomendo Dell.

Custa um pouco mais, porém é super bem construído e confiável. Além de ser uma das empresas, se nao for a melhor, que oferece um ótimo servico pós-venda. A gente só da valor para isso quando realmente precisa.
Já vi muita gente também falando que se chorar quando for pedir por telefone, rola um desconto melhor.

Nao é o Veyron dos notebooks mas é um Porsche, que para o dia a dia é bem melhor... :D
Deutschland

Flickr