Autor Tópico: D50 com visor desalinhado  (Lida 2538 vezes)

Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Online: 02 de Dezembro de 2005, 09:01:44
Havia notado que quando enquadrava com a D50, digamos, pondo algo no topo do visor, na foto havia um pequeno espaço a mais, ou seja, o visor está um pouquinho abaixo do normal. Ao ler o review:
http://www.bythom.com/D50REVIEW.htm
descobri:
One final performance note: the viewfinder mask on my D50 is 0.6 degrees off from what it should be. Line something up with the bottom of the viewfinder frame and you'll be running Rotate Arbitrary in Photoshop a lot. I've yet to see a Nikon viewfinder that's perfect (curiously, they all seem to give you images that run downhill right), but my D50's is the worst of the bunch to date.
Como tenho quase certeza que o autor não usou uma "segunda linha" por motivos óbvios, fica então a falta de cuidado do fabricanteneste item. Vc se acostuma mas não deveria ser assim.
A sua tá ok?
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #1 Online: 09 de Dezembro de 2005, 21:16:55
Mas a sua está abaixo do que deveria ser de forma uniforme? Ou ele está um pouco torto também?

De qualquer forma, esse é um erro f***, hein?


Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Resposta #2 Online: 11 de Dezembro de 2005, 09:28:09
se eu fotografar pondo o topo da cabeça de alguém no topo do visor, ou seja, colado, na foto vai ficar um pequeno espacinho. Está um pouquinho abaixo. No orkut uma garota notou o mesmo na dela.
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #3 Online: 11 de Dezembro de 2005, 10:23:18
A cobertura do visro é de 100%? Se não for, então é isso.

No caso da 300d, a cobertura é de 0,84, acho (corrijam-me se for diferente, por favor), então há um espaço para cima e para a lateral.

Ivan


Matheus

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.381
  • Sexo: Masculino
    • http://www.mundofotografico.com.br
Resposta #4 Online: 11 de Dezembro de 2005, 13:22:07
É isso mesmo, ela tem o Viewfinder com Frame coverage de 95% (approx.), que é a cobertura do quadro ...


talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
Resposta #5 Online: 11 de Dezembro de 2005, 18:03:13
Citar
A cobertura do visro é de 100%? Se não for, então é isso.

No caso da 300d, a cobertura é de 0,84, acho (corrijam-me se for diferente, por favor), então há um espaço para cima e para a lateral.

Ivan
Tanto o é que eu já havia percebido esse "desalinhamento" antes nas laterais, mas nem havia percebido no topo/base. E quando percebi entendi que era por causa da cobertura do visor :)
Tales Pinheiro de Andrade
São Bernardo do Campo/SP/Brasil
I think computer viruses should count as life. I think it says something about human nature that the only form of life we have created so far is purely destructive. We've created life in our own image.
Stephen Hawking


dantonvb

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 401
    • http://
Resposta #6 Online: 11 de Dezembro de 2005, 22:45:19
Todas as DSLR e SLR amadoras têm cobertura menor que 100%. Essa é a razão do espaço a mais na foto.


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #7 Online: 11 de Dezembro de 2005, 23:39:18
Pois é, "sobrar" dos lados da fotos é normal devido à cobertura. Tem certeza de que só ocorre na parte superior?


talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
Resposta #8 Online: 12 de Dezembro de 2005, 00:47:39
Citar
Pois é, "sobrar" dos lados da fotos é normal devido à cobertura. Tem certeza de que só ocorre na parte superior?
Na minha eu não percebi, mas como usei uma suoerficie meio irregular, não confiei muito. Mas não me pareceu que a foto estivesse com o "horizonte" torto.
Tales Pinheiro de Andrade
São Bernardo do Campo/SP/Brasil
I think computer viruses should count as life. I think it says something about human nature that the only form of life we have created so far is purely destructive. We've created life in our own image.
Stephen Hawking


Marcos Henrique

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 12 de Dezembro de 2005, 01:12:18
Nossa, que estranho, e eu que pensei que o visão do viewfinder era exatamente a mesma da lente...

A propósito, no caso das DSLR´s, porque não fazem um EVF de altíssima resolução??  :denken:
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2005, 01:12:38 por Marcos Henrique »


Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Resposta #10 Online: 12 de Dezembro de 2005, 01:52:04
Pq como o espelho está mandando a imagem para o visor ótico via prisma, o sensor não "enxerga a imagem", daí não pode haver EVF em camera com prisma.
Interessante, aproveitando, como a D50 tem pouco ruído a ISO 800:
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE