Autor Tópico: Compartilhando opiniões - lentes que você possui.  (Lida 4930 vezes)

majewski

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 471
  • Sexo: Masculino
    • By Leonel Fotografia
Online: 21 de Julho de 2010, 07:05:23
Olá, pessoal!

Que tal criarmos um post com reviews rápidos sobre as lentes que você possui.
Não precisa ser nada muito técnico, mostrando quantos elementos e grupos cada uma possui, o MTF, blá, blá, blá. :D
A idéia será dizer o que acha de cada lente e, se quiser, mostrar algumas fotos que você tirou com ela. Isso com certeza ajudará muito os outros usuários a buscarem a melhor lente para sua necessidade.

Quem topa participar?

[]s,
« Última modificação: 21 de Julho de 2010, 07:08:23 por majewski »
_________________
José LEONEL Majewski
josemajewski@gmail.com
Visitem meu humilde blog sobre fotografia - http://www.byleonel.blogspot.com/ (voltando a ativa em breve)


Silent_bh

  • Trade Count: (16)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 241
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #1 Online: 23 de Julho de 2010, 11:29:58
Ótima idéia. Começa ai com um breve exemplo para nós Majewski.
Marcelino - Belo Horizonte/ MG
Nikon U2


majewski

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 471
  • Sexo: Masculino
    • By Leonel Fotografia
Resposta #2 Online: 23 de Julho de 2010, 12:24:27
Olá Silent_bh.

Em breve postarei sobre algumas lentes que possuo. Ainda nesse fim de semana, testarei a minha mais nova aquisição: uma Minolta 28mm 2.8.
Além disso, vou separar fotos das Minoltas que eu tenho/tive: 50mm, 28-85, 35-70, 35-105, 100-200 e 70-210, além da original da Sony Alpha A200, a 18-70, que terei que desenterrá-la (não uso há mais de um ano. rs...).
No fim de semana eu postarei algo. :ok:

P.S.: vocês acham que vale a pena postar também sobre lentes M42, que uso com adaptador?

[]s,
« Última modificação: 23 de Julho de 2010, 12:24:49 por majewski »
_________________
José LEONEL Majewski
josemajewski@gmail.com
Visitem meu humilde blog sobre fotografia - http://www.byleonel.blogspot.com/ (voltando a ativa em breve)


Gazineo

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 24 de Julho de 2010, 20:54:03
Ótima iniciativa, Leonel. Assim podemos trocar informações e idéias sobre set de lentes.

Eu da Sony tenho a Zeiss 16-80, 70-400 G, 30 2.8 macro; Minolta tenho 24-85; Sigma eu tenho a 50-150 2.8 e, com adaptador, uma Super Takumar 55 1.8 que encontrei por 80 reais  :D
« Última modificação: 24 de Julho de 2010, 20:55:24 por Gazineo »


Carlos Andre Medeiros

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.353
  • Sexo: Masculino
    • Minha Página
Resposta #4 Online: 24 de Julho de 2010, 23:47:12
eu tenho um 75-300


Silent_bh

  • Trade Count: (16)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 241
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #5 Online: 26 de Julho de 2010, 09:37:09
Minolta 70-210mm F/4
Minolta 50mm F/1.7
Sony 18-70mm F/3.5-5.6
Estou tentando levantar uma graninha para tentar achar uma minolta 85mm e pegar uma 17-50mm F/2.8 na B&H  :ok:
Marcelino - Belo Horizonte/ MG
Nikon U2


majewski

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 471
  • Sexo: Masculino
    • By Leonel Fotografia
Resposta #6 Online: 26 de Julho de 2010, 19:09:51
eu tenho um 75-300


Diga para nós o que você acha dessa lente (qualidade de construção, peso, ótica, etc.)?  :ok:

[]s,
_________________
José LEONEL Majewski
josemajewski@gmail.com
Visitem meu humilde blog sobre fotografia - http://www.byleonel.blogspot.com/ (voltando a ativa em breve)


majewski

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 471
  • Sexo: Masculino
    • By Leonel Fotografia
Resposta #7 Online: 26 de Julho de 2010, 19:15:30
Olá, pessoal!

Como ninguém se habilita a atirar a primeira pedra, e como não consegui fotografar no fim de semana - estou com uma Minolta 28mm 2.8 e uma Vivitar Serie 1 28mm 2.5 para ser estreiada -, vou postar uma opinião sobre a 35-70 f4, que já havia colocado em outro post:

Tem uma nota boa no Dyxum.com (4,43 de 5) e o que me agrada nela:

1º - o tamanho (fotos tiradas com uma compacta Canon S90):





É uma lente relativamente compacta - nem tanto como uma 50mm, mas compensa pelo range de um zoom.

2º - o "macro" dela até que quebra um galho. E junto a isso eu considero o desfoque que ela proporciona melhor do que a lente do kit:









3º - embora o range seja pequeno (35-70, ou ~52-105 num APS-C), a lente oferece bastante flexibilidade, na faixa normal-tele:







Além disso, como toda Minolta Maxxum que se preze (das mais antigas), o corpo é todo em metal. E tem uma nitidez que eu considero acima da média - na internet, li comentários que que o sharpness equivale ao da Minolta 50mm 1.7. :D

Gosto tanto dela que tenho três - duas para venda.  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

[]s,
_________________
José LEONEL Majewski
josemajewski@gmail.com
Visitem meu humilde blog sobre fotografia - http://www.byleonel.blogspot.com/ (voltando a ativa em breve)


majewski

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 471
  • Sexo: Masculino
    • By Leonel Fotografia
Resposta #8 Online: 26 de Julho de 2010, 19:18:01
Estou tentando levantar uma graninha para tentar achar uma minolta 85mm e pegar uma 17-50mm F/2.8 na B&H

Confesso que a 85mm também é um sonho de consumo para mim.
E também estou pensando em uma zoom nessa faixa para liberar de vez a do kit para a venda (tirando ela, a de menor range é 28mm, e essa diferença pode fazer falta). :ponder:
Essa que você citou é uma das que estão entre as opções de escolha para mim também. :ok:

[]s,
_________________
José LEONEL Majewski
josemajewski@gmail.com
Visitem meu humilde blog sobre fotografia - http://www.byleonel.blogspot.com/ (voltando a ativa em breve)


danilo.schinke

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 113
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #9 Online: 27 de Julho de 2010, 10:00:50
Majevski, Muito boa esta sua lente, vou ajudar um pouco no seu tópico, começando com uma raridade que é a Minolta 400mm f4.5 High Speed APO G

Ela montada na minha a850, com TC 1.4x da Sony, ficando com 560mm f5.6


é uma lente absurda, com nitidez e contraste absurdos, só para se ter uma idéia, esta lente consegue ter Auto Foco perfeito com TC 2x em f9., O bokeh é uma maravilha, típico das melhores lentes Minolta.

aspectos dela:
cobertura:Full frame
máx. Abertura:4,5
D lente tipo: Não
min. Abertura:32
lente ID: 15
distância focal:400 milimetros
classificação geral no Dyxum: 4,95 ( http://www.dyxum.com/lenses/Minolta-AF-400-F4.5-HS-APO-G_lens22.html )
elementos / grupo:07/09
Ângulo de visão:6,2
lâminas de abertura:9 de circular
Distância Mínima de Foco:3.000 milímetro
filtro de rodar quando o foco:Não
filtro de rodar quando o zoom:Não
máx. Ampliação:1/6.5
design foco:interno
min. comprimento: 275 milímetros
máx. comprimento: 275 milímetros
diâmetro do filtro: 42/rear, 95/front milímetros
capa: clip sobre, volta
peso:1.920 g
cor:branco

Uma lente toda de ferro e com foco interno, tem um limitador de foco fantástico que permite escolher qualquer distância máxima ou mínima de rolagem de foco. Além de dois botões de trava. O filtro UV de proteção é um pouco grande 114mm (ainda bem que veio com ela).
Ela tem um sistema de filtros traseiros de 42mm, que é interessante, só muito complicado de achar.

O peso dificulta um pouco em caminhadas longas, mais usando um bom monopé ou tripé, as fotos ficam de altíssima qualidade mesmo em baixas velocidades.

Algumas características que tenho notado com ela:
Nitidez: excepcional
Contraste: absurdo
Cores: Eu gosto muito
Flare: praticamente não observei
Distorção: nada que possa ser notado.
Corpo: robusto, uma pena que a minha está perdendo um pouco da tinta.

Conclusão, uma verdadeira lente G com qualidade profissional

Algumas fotos com ela:


foto com flash








Lua em 1120mm, usando TC 2x e TC 1.4x na minha a700, com o fator de crop ficando equivalente a 1680mm


poderá ver algumas centenas de fotos com ela no meu flickr:
http://www.flickr.com/photos/daniloschinke

abraços
« Última modificação: 27 de Julho de 2010, 10:14:10 por danilo.schinke »
Sony a850 + grip
Sony a700 + grip
Tamron 28-75 f2.8
Minolta 50mm f2.8 macro
Minolta 135mm f2.8
Minolta 400mm f4.5 HS
TC Sony 1.4x
Sony 70-200 f2.8
Sigma 12-24mm
Tripé 055xprob
Gimbal BWG-LW2 Jobu Design
Flash HVL-56am
Estúdio com 4 flashes

Vendendo diversos itens:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=39142.0


Carlos Andre Medeiros

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.353
  • Sexo: Masculino
    • Minha Página
Resposta #10 Online: 31 de Julho de 2010, 01:11:30
sobre a  75-300
eu ja estou acostumado com ela
ela é leve, acho ela um pouco escura, e tenho um pouco de dificuldade com o AF dela, sendo que eu gosto mais de usar o MF


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 07 de Agosto de 2010, 20:27:35
Primeiras fotos com a 16-80, no píer da Barra.
A lente tem uma nitidez excelente, contraste, cores ótimas. Um pouco de vinheta toda aberta que desaparece em f5,6 e alguma distorção em 16mm, os 2 facilmente corrigidos com o PS.
Mas um defeito, pelo menos com a A100, que tem que se prestar atenção. Em 80mm ela quase sempre foca errado, depois do ponto.
Exemplo, 80mm, f4,5, ponto de foco o pescador.


Lente toda aberta em 16mm, vinheta e distorção não corrigidas.


Crop 300%, alguma aberração cromática e ao lado RAW corrigido no PS.



Em f9, crop 100%, sem aberração, nitidez um pouco melhor.


Pescador, estava pegando alguns paratis, segundo ele.


Outra composição.


O resultado, aos poucos estava enchendo o balde e dando os menores para os gatos.


A minha impressão é que a lente é muito boa, mas tem que se prestar atenção nos pontos fracos. A aberração cromática e vinheta com a lente aberta e distorção em 16mm, dá para corrigir facilmente, especialmente criando um profile no PS.
O erro de foco em 80mm não tem jeito, só usando DMF ou foco manual mesmo. O curso de foco é muito curto, provavelemente para a lente ter um foco rápido, propricia muitos erros, deu para ver nas primeitas fotos.
Talvez com outras câmeras não seja assim, vai saber.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


caranga

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 08 de Agosto de 2010, 10:18:45
Olá !Paulo Machado testei a minha ainda fiz poucas fotos não tive problema com foco  em 80mm na A200 realmente o contraste desta lente é muito bom  pra excelente e nitidez muito boa em todo range,estou muito satisfeito com aquisição ,oque estou com dificuldade  é com balanço de brancos, não consegui na sombra por ex encaixar o ajuste  que me entregue  cores bem próximas.Umas fotos que fiz ontem:



Abraços.




Fuji xe3+ 16_50
Leica d-lux 5  sony rx100 iii sony a77


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 08 de Agosto de 2010, 11:26:20
Caranga, pelo que estou procurando nos fóruns parece que a combinação 16-80 + A100 é que dá problema.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


evertonp

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 203
  • Sexo: Masculino
    • flickr
Resposta #14 Online: 31 de Outubro de 2010, 23:58:57
Oi pessoal,

Uso muito a Minolta AF 50mm F/1.7 e a rapidez do foco e a abertura 1.7 permitem utilização em ambientes com pouca luz e com ótimo desfoque de fundo, o que me agrada muito.

Everton P

Sony Alpha A550
Sony 16-80mm Zeiss f/3.5-4.5
Sigma APO 70-200mm f/2.8 II EX DG HSM Macro
Sigma 105mm f/2.8 EX DG Macro
Minolta Maxxum APO 100-400mm f/4.5-6.7
Minolta Maxxum 50mm f/1.7
Sony HVL-F48am

"Experience is what you get when you don't get what you've planned"