Autor Tópico: Perguntas sem interesse real de compra  (Lida 3762 vezes)

FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Online: 05 de Dezembro de 2005, 13:32:02
Olá amigos,

Gostaria de levantar entre voces uma questão que tem me incomodado nos últimos tempos nos fóruns de fotografia que participo.
Tem muitos dos foristas que são mestres em ficar perguntando preço de tudo, mas que a gente sabe que não vai comprar...

Por exemplo: Aqui no fórum mesmo tem diversas pessoas que tudo que é vendido ficam perguntando: Quanto custa, quantos clicks, nome da mae, do pai, do cachorro, etc... mas na realidade está apenas especulando, mas não vai comprar.

O cara é amador, seu conjunto é Canon, mas fica perguntando preço de lente Nikon, pergunta pra cameras Nikon qtos cliques, preço, se parcela, pergunta preço de analogica, preço de cameras profissionais (tipo D2X), médio formato, etc...
Com o advento da internet é mto fácil postar perguntas desse tipo... Mesmo pq, são 2 clicks e algumas palavras. Mas a realidade é que a pessoa está na busca por um comprador, e não por expeculações.

Com isso, gostaria de sugerir aos foristas, que, se não estão querendo comprar, expressem para o vendedor. Digam qual interesse real no equipamento, pq isso é mais honesto, e se vc vier a comprar, vai alegrar o vendedor e não irritar. Não sei o que voces acham, mas eu considero isso mto saudável e interessante que façamos perguntas se estamos pensando em comprar....

Fica aí minha sugestão!

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #1 Online: 05 de Dezembro de 2005, 13:36:04
Isso é algo que eu ja havia percebido há um bom tempo..

Estou totalmente de acordo.
 


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #2 Online: 05 de Dezembro de 2005, 13:39:13
É engraçado isso. Mas acho que é só curiosidade. Não vejo problema, até mesmo que para o vendedor será um UP toda vez que alguém fizer esses tipos de perguntas, o que pode atrair algum comprador real.


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #3 Online: 05 de Dezembro de 2005, 13:44:49
Ou talvez o comprador real pense: putz.. chegaram na minha frente... e acabe por desistir da compra ou se desinteressar em entrar e ver se o que se interessou realmente comprou.
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2005, 13:45:36 por Roberto O. Almeida »


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #4 Online: 05 de Dezembro de 2005, 13:57:08
:denken:

Bom não sei.

Acho que perguntas pertinentes não atrapalham. Agora se o cara tem uma A85 e quer saber quantos clicks tem uma D2x, já polui.


Matheus

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.381
  • Sexo: Masculino
    • http://www.mundofotografico.com.br
Resposta #5 Online: 05 de Dezembro de 2005, 14:04:48
Acho que é preocupar atoa com isso, agente mesmo vai em loja procurando algo e perguntamos preço de outras coisas por simples curiosidade. Imagina se o vendedor não tivesse paciencia? (apesar de varios lugares eles naõ terem mesmo)

Ainda bem q curiosidade não mata, e perguntar também não ofende ...

Obs: estou movendo para sala Off topic
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2005, 14:06:10 por Matheus »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #6 Online: 05 de Dezembro de 2005, 14:07:48
Tbm não vejo problema nenhum nisso.
Normalmente meus anuncios tem muitas perguntas, não me incomodo em responder e em alguns casos a gente especula esperando obter uma boa oportunidade, do tipo "eu quero uma range finder" e especulo em todas as que aparecem, ai quando surge uma oportunidade que eu acho que vale a pena eu acabo comprando.
O mesmo para usuários de outros equipamentos, por exemplo, eu tenho nikon, mas começam a surgir boas oportunidades de Canon eu posso vir a me interessar pelo sistema.
 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #7 Online: 05 de Dezembro de 2005, 14:13:58
Fernando, acho que em algumas ocasiões realmente incomoda, principalmente quando são perguntas repetidas. Mas olhando em outra perspectiva: Eu estou querendo comprar uma DSLR, mas ainda não defini qual. Talvez feche um trabalho que me renderá uma boa grana, que será fundamental para compor a grana da câmera. Então eu tenho que especular em cima dos anúncios, para ter tudo em cima se fechar ( inclusive porque será tudo meio corrido ). E às vezes tbm especulo sobre lentes. Não tenho nada à vista, mas se o negócio me parecer bom, eu compro mesmo.....rs
Eu entendi que são casos específicos, mas tbm faz parte do papel de vendedor atender os "caroços". E às vezes o cara tem uma A300, mas tem grana, e acabou de descobrir a fotografia e quer comprar uma D2X. Isso acontece. Trabalhei na área de câmbio por 5 anos, e as pessoas mais esfarrapadas que entravam na loja eram as que tinham mais grana e que davam menos problema.
Agora, tudo é uma questão de bom senso. Se o cara quer só informações sobre o equipamento e nada tem a ver com a negociação, então deve enviar uma MP. Fica melhor para todos !  
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #8 Online: 05 de Dezembro de 2005, 14:18:51
Citar
Agora, tudo é uma questão de bom senso. Se o cara quer só informações sobre o equipamento e nada tem a ver com a negociação, então deve enviar uma MP. Fica melhor para todos !

Exatamente...


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #9 Online: 05 de Dezembro de 2005, 14:20:44
Sim,

Eu entendo..

No entanto, por ex... Pega alguem que já tem REFLEX Canon, que não está atras de um novo equipamento, mas fica especulando toda vez que aparece um equipo no forum....

Não estou falando de interesse.... Eu tenho interesse em algumas coisas e pergunto mesmo.... Mas eu não tenho interesse, por ex., em rangefinder (pegar seu exemplo, Leo), mas toda que aparece eu fico perguntando... Acho que não faz sentido.

Qdo eu quis comprar outra SLR, perguntava mesmo, pq tava avaliando a séria possibilidade.

Mas se eu perguntar pelo valor de uma D2X, pode apostar que eu não vou comprar.... Se eu to miguelando pra comprar uma lente nova, como posso estar interessado numa D2X??

Essa é a coisa...

Abraço,
Fernando

PS: Esse tópico é Off-Topic?  :denken:  :denken:  
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Paulinho Cé

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.882
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 05 de Dezembro de 2005, 14:21:37
Pegando uma carona no tópico do Fernando, tem uma coisa que eu julgo bastante chata, tipo: o amigo pergunta, e quando recebe uma MP ou uma resposta no tópico mesmo, não fala mais nada, nem um "valeu pela resposta".
Acho que isso ainda é um antigo sintoma da internet onde muitas pessoas se julgam protegidas pelo anonimato ou pela distancia que nos separa se esquecem da boa educação e do respeito.
Se tem uma coisa que detesto é mandar um email e não receber resposta, mesmo que seja um simples "Olá, tudo bem?".

 
Fotografe com a alma...<br />http://www.flickr.com/photos/paulinhoce/


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #11 Online: 05 de Dezembro de 2005, 15:26:04
Isso é polêmico. rs

Mas pensando aqui, algumas vezes perguntei de equipamentos que nem me interessavam, mas sabia de amigos que estavam querendo.

E também, se você quer vender, tenha paciência de responder, é o mínimo. :)


Murilo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.600
  • Sexo: Masculino
    • http://murilo78.multiply.com
Resposta #12 Online: 05 de Dezembro de 2005, 16:07:21
Acho que quem está vendendo sempre terá (ou deveria ter) prazer em responder as dúvidas de todos! Até mesmo por que, um bom atendimento/retorno pode acabar encurtando o tempo de se fechar um negócio por exemplo!
Qdo eu estava vendendo minha D60 eu quase que ficava de plantão esperando perguntas tanto daqui qto no ML. Além disto, um anúncio bem detalhado com fatos e fotos pode ajudar a reduzir bastante as dúvidas do pessoALL!  
Já dizia o Da Vinci.... Tem pessoas que enxergam, tem pessoas que enxergam qdo se aponta e tem pessoas que não enxergam.



Matheus

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.381
  • Sexo: Masculino
    • http://www.mundofotografico.com.br
Resposta #13 Online: 05 de Dezembro de 2005, 16:37:44
Citar
Esse tópico é Off-Topic?

Talvez.

Mas definitivamente não se trata de alguma negociação ...


Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #14 Online: 05 de Dezembro de 2005, 16:54:16
Acho que sempre que possível o preço deveria ser postado no tópico, isso acabaria com o problema, muitas vezes tenho curiosidade em saber o preço de alguns equipamentos negociados (mas não pergunto), mas se o vendedor informasse o preço no tópico ao invés de MP acabaria com o problema.

Acho muito mais chato quando o cara diz que só vende o conjunto inteiro e chove perguntas se o cara vende esse ou aquele ítem separado.