Enquete

Você é a favor das fotos anônimas (com ambos combatentes de acordo)?

Sim, sou a favor
55 (82.1%)
Não sou a favor.
12 (17.9%)

Votos Totais: 66

Autor Tópico: [Pesquisa de opinião] Você é a favor das fotos anônimas (com ambos concordando)?  (Lida 19039 vezes)

Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Wooky eu entendo que é temporário. De qualquer forma é temporário mas o controle não é do fórum. Se a pessoa que postar sumir a responsabilidade é do fórum. Por isso os nicks devem estar resguardados, para permitir o mínimo de rastreabilidade (todo usuário de internet tem um endereço até mais certeiro do que um fornecido no formato rua etc).
O problema vai muito além da pedofilia. O pessoal costuma ver tudo com olhar simplista, mas uma pessoa fotografada na rua sem permissão por escrito pode processar por uso indevido de imagem. Ou seja, a coisa é bem complicada e não estou falando isso simplesmente por falar, já tivemos sérios problemas do tipo.
O fórum é uma entidade que não dá lucro e mantida por voluntários, mesmo ganhando um processo do tipo você não faz idéia da dor de cabeça e do custo que isso incorre. O que as regras do fórum tentam produzir é a redução das dores de cabeça, porque simplesmente não vale a pena para a equipe de moderação manter o fórum funcionando estando sujeito a estas dores de cabeça. A equação é bastante simples, como não há retorno a dor de cabeça tem que ser mínima.
Quando você recebe uma intimação na porta de sua casa, porque um usuário se portou mal, você começa a pensar seriamente  o quanto vale a pena tudo isso. Neste caso a maioria dos usuários acaba pagando pela minoria que se porta mal, pois as pessoas que trabalham para manter o fórum funcionando precisam de um mínimo de segurança em suas vidas pessoais. Por isso que as regras do fórum são relativamente rígidas. Mas mesmo assim ainda temos sugestões de advogados que se implementadas poderiam até matar salas como a galeria e outras áreas. Infelizmente nem todos os usuários são cooperativos e responsáveis e infelizmente as pessoas são oportunistas de plantão.

Hyde no artigo inciso quarto. Tudo que funciona sob os auspícios da liberdade de expressão tem o anonimato vedado. O fórum funciona integralmente baseado na liberdade de expressão.

Entendo perfeitamente seu ponto de vista, embora não concorde com a interpretação dada à Constituição.
Faça parte de um outro fórum (música, não foto) em que meu irmão é o Admin. e sei o quanto é desgastante.

"A equação é bastante simples, como não há retorno a dor de cabeça tem que ser mínima." Esse raciocínio me convenceu, embora continue achando que o embate anônimo contribuisse para maior participação.

Citação de: Constituição Federal de 1988
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
(...)
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
« Última modificação: 27 de Julho de 2010, 13:48:35 por Mr. Hyde »

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Ademais, dependendo do caso, a própria Constituição garante o sigilo:
Enfim, se interpretado em sentido estrito o inciso IV, ninguém poderia postar nada neste fórum (ou na Internet) sem colocar seu nome, qualificação e endereço. Não é o que ocorre. Inclusive provisões com este teor propostas recentemente no Senado foram rechaçadas pela opinião pública. Normalmente esse artigo é interpretado como pertinente a textos de cunho jornalístico.

Esta ai uma interpretacao que faz um pouco mais de sentido, e que aparentemente por equivocos na linguagem usada, deixou brexas para confusao (como tantas outras leis por ai).

O meu ponto eh exatamente esse: se a expressao nao pode ser anonima, entao todos os forum do pais estao em quebra da lei, por que os usuarios sao anonimos e nao cadastrados como pessoas fisicas.


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Sem entrar no mérito da lei, apesar de estar gostando dos argumentos da galera.
Será que não existe um mecanismo onde os autores das fotos são identificados pela moderação antes do início, mas ficariam invisíveis durante o combate e revelados automaticamente após o término do desafio? Por exemplo, o autor do tópico cria a enquete normalmente como é feita hoje, colocando os nomes dos participantes, mas o fórum na verdade exibe "Foto A" e "Foto B" (máscara) e somente ao final (automaticamente) são revelados os autores. Assim, o fórum já tem os nomes dos autores antes do desafio começar...  :ponder: :ponder: :ponder:


Oberdan Gomes

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 764
Será que não existe um mecanismo onde os autores das fotos são identificados pela moderação antes do início, mas ficariam invisíveis durante o combate e revelados automaticamente após o término do desafio? Por exemplo, o autor do tópico cria a enquete normalmente como é feita hoje, colocando os nomes dos participantes, mas o fórum na verdade exibe "Foto A" e "Foto B" (máscara) e somente ao final (automaticamente) são revelados os autores. Assim, o fórum já tem os nomes dos autores antes do desafio começar...  :ponder: :ponder: :ponder:

Até que dá, mas teria que alterar o código da Plataforma (SMF), e provavelmente no Banco de dados para criar os campos onde seriam armazenadas tais informações, o que não é fácil, para ter idéia fiquei uma semana estudando o código do SMF para desenvolver uma Mod (Modificação de código apenas, nada no banco), só para criar um link de compartilhamento dos tópicos de interesse no twitter (que foi sugerido lá na sala de suporte). Dá um p*** de um trabalho.
« Última modificação: 27 de Julho de 2010, 15:53:22 por Oberdan Gomes »


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Divulgar a foto do desafiante no tópico do desafio resolveria... Assim, obviamente a outra é do propositor.

Aqui um HOAX sobre o assunto:
Quando a NASA iniciou o lançamento de astronautas, descobriram que as canetas não funcionariam com gravidade zero.
Para resolver este "enorme" problema, contrataram a Andersen Consulting, hoje Accenture.
Empregaram uma década e XXXXXX (cifra grande), conseguiram desenvolver uma caneta que escrevesse com gravidade zero, de ponta cabeça, debaixo d'água, em praticamente qualquer superfície incluindo cristal e em variações de temperatura desde abaixo de 0 ate mais de 300 Celsius...
...Os russos utilizaram um lápis.


O importante não é a estória, mas o conceito.
« Última modificação: 27 de Julho de 2010, 15:57:06 por dkfuji »


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Divulgar a foto do desafiante no tópico do desafio resolveria... Assim, obviamente a outra é do propositor.

Daniel,

Vou ter que concordar, nao soh o exemplo foi otimo (eu ja conhecia essa estoria, nao sei se eh verdade ou nao) mas a tua proposta foi bem simples e pratica.




dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
http://pt.wikipedia.org/wiki/Caneta_Espacial

É estória... HOAX. Explicando o porquê no link da Wiki.

...eu ja conhecia essa estoria, nao sei se eh verdade ou nao...


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Até que dá, mas teria que alterar o código da Plataforma (SMF), e provavelmente no Banco de dados para criar os campos onde seriam armazenadas tais informações, o que não é fácil, para ter idéia fiquei uma semana estudando o código do SMF para desenvolver uma Mod (Modificação de código apenas, nada no banco), só para criar um link de compartilhamento dos tópicos de interesse no twitter (que foi sugerido lá na sala de suporte). Dá um p*** de um trabalho.

Se dá muito trabalho nem vale a pena...

Divulgar a foto do desafiante no tópico do desafio resolveria... Assim, obviamente a outra é do propositor.

Daniel, não entendi. Isso seria em que momento?


zecanh2010

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.026
  • Sexo: Masculino
sou a favor


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Ao aceitar o desafio anônimo aberto, o desafiante posta no fórum o link.
Qualquer um saberá quem é quem ao olhar a foto do desafiante na área específica (desafios).
Mas na área de combates não será identificado (logo a foto que não tem link na área de Desafio será do propositor desafiado).

Simples e prático. O anonimato fica um quase anonimato, mas e o melhor que consigo pensar de modo simples e que qualquer um que se sentisse afetado pela foto saberá quem a postou (não ficaria por conta do fim do combate, por conta dos moderadores e sysop).

Hoje o anonimato é parcial também, pois é só olhar o exif. Em todos combates anônimos, mesmo sem olhar o exif eu sempre soube quem era quem pelo estilo e por características técnicas de cada foto, mas isso não seria imprescindível para quem quisesse "buscar seus direitos" no novo molde que propus.


...Daniel, não entendi. Isso seria em que momento?


thiagosilva010

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 728
  • Sexo: Masculino
Acho que esta seria uma opção a ser pensada, pode ser bem interessante dessa forma.

Sem entrar no mérito da lei, apesar de estar gostando dos argumentos da galera.
Será que não existe um mecanismo onde os autores das fotos são identificados pela moderação antes do início, mas ficariam invisíveis durante o combate e revelados automaticamente após o término do desafio? Por exemplo, o autor do tópico cria a enquete normalmente como é feita hoje, colocando os nomes dos participantes, mas o fórum na verdade exibe "Foto A" e "Foto B" (máscara) e somente ao final (automaticamente) são revelados os autores. Assim, o fórum já tem os nomes dos autores antes do desafio começar...  :ponder: :ponder: :ponder:


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Seria a ideal, mas como citado dará trabalho para quem já se doa para ajudar a manter o MF.
Acho que esta seria uma opção a ser pensada, pode ser bem interessante dessa forma.
Se algum moderador/colaborador se propuser a auxiliar OK, mas enquanto isso (se no início de 2011, quando as regras poderão ser mudadas) um procedimento que citei mais simples poderia ser adotado.


thiagosilva010

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 728
  • Sexo: Masculino
Agora compreendi seu ponto de vista Daniel, sua idéia seria algo imediato. Também é uma boa idéia mas ai não seriam combates anônimos e não sei se seriam de toda valia neste caso, até por que seria só abrir o sub-forum e ver a foto do desafiante e já saberia quem era quem no combate.
Mas é uma idéia dentre algumas aqui postadas e esperamos que a moderação de pronuncie sobre tais idéias ao ver que boa parte da galera do fórum vota a favor.

Seria a ideal, mas como citado dará trabalho para quem já se doa para ajudar a manter o MF.Se algum moderador/colaborador se propuser a auxiliar OK, mas enquanto isso (se no início de 2011, quando as regras poderão ser mudadas) um procedimento que citei mais simples poderia ser adotado.


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Daniel, agora entendi. :ok:


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Olha soh como sao as coisas, eu tinha entendido o Daniel de outra forma. O que eu achei que ele tentou dizer foi algo da seguinte forma:


- Ao terminar a enquete, APENAS 1 dos combatentes precisa se pronunciar como o autor da foto, por que ai ja automaticamente se sabe quem eh o outro. Isso nao impede que o outro se pronuncie, obviamente.


Isso foi o que me veio quando eu li o exemplo da caneta espacial que ele postou. E outra coisa ainda mais curiosa tambem me ocorreu.

Vejam bem essa situacao:

- o que impede HOJE, com as regras atuais, de alguem postar um combate com uma foto (seja legal ou ILEGAL) e nomea-la como a de outra pessoa? Absolutamente NADA, a nao ser o fato do fotografo acusado entao dizer que nao eh dele, nao eh correto?

- Entao da mesma forma, ao ser criada a enquete anonima, CASO nenhum participante nao discorde que a foto eh dele, obviamente eles estao aceitando que ALGUMA das duas fotos pertecem a eles, entao em qualquer caso o forum nao eh responsavel por nenhuma das fotos.


Nao existe uma situacao juridica em cima disso, e se existe, a possibilidade eh a mesma tanto com a enquete aberta como anonima.

« Última modificação: 27 de Julho de 2010, 19:01:05 por BBear »