Autor Tópico: Review da Sony R-1 no dpreview  (Lida 2123 vezes)

zecahue

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
    • Zé Cahue
Online: 06 de Dezembro de 2005, 14:13:06
É Leo, parece que vc não entende nada de ótica  :nonono:

  :laughing:  Brincadeiras a parte, mas vc fez um comentario meio maldozo e precipitado no topico sobre o review do imaging resource:

 http://www.mundofotografico.com.br/forum/i...?showtopic=4303

 Pra mim, o unico grande problema é o noise no preto, porque o resto ta SHOW de bola a bixinha. Outro probleminha parece ser o jpg dela, mas facilmente resolvido via raw.

 http://www.dpreview.com/reviews/sonydscr1/


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #1 Online: 06 de Dezembro de 2005, 14:46:39
Não gostei dos resultados. Tem muita aberração, o ruído é alto e a nitidez também deixa a desejar. Ma continuo achando que o interessante é o passo que ela deu, não propriamente os resultados que gerou.

Outra coisa interessante é o Dpreview ter começado a analisar latitude em seus teste.  :thmbup:  
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2005, 14:47:45 por Bruno Gomes »


zecahue

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
    • Zé Cahue
Resposta #2 Online: 06 de Dezembro de 2005, 15:01:41
Citar
Não gostei dos resultados. Tem muita aberração, o ruído é alto e a nitidez também deixa a desejar. Ma continuo achando que o interessante é o passo que ela deu, não propriamente os resultados que gerou.

Outra coisa interessante é o Dpreview ter começado a analisar latitude em seus teste.  :thmbup:
 
 O ruido é meio alto de 800 pra cima mesmo, pra variar, sempre colocando alguns megapixels a mais, mas abaixo de 800 tá otimo(o proprio 800 nao seria tao ruim se nao fosse tao exagerado na reducao do ruido, mas eh usavel).

 Onde vc viu aberração la?? Nitidez baixa? O que eu vi foi um processamento de jpg muito ruim com um pessimo in-camera sharpening.

 Outra coisa legal é a comparação de vinheta, não tinha visto em outros reviews.


Matheus

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.381
  • Sexo: Masculino
    • http://www.mundofotografico.com.br
Resposta #3 Online: 06 de Dezembro de 2005, 15:10:53
Na comparação do JPG e RAW dela, o RAW toma uma lavada ....  


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #4 Online: 06 de Dezembro de 2005, 15:11:06
Se isso não for aberração, não sei o que é:



Bom, ruído bom abaixo de iso 800 é o mínimo que se poderia esperar, né?

Sobre a nitidez:

A da esquerda e a R1 em raw e a da direita a XT em jpg:
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2005, 15:12:30 por Bruno Gomes »


zecahue

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
    • Zé Cahue
Resposta #5 Online: 06 de Dezembro de 2005, 15:38:30

 Eu vejo uma aberração normal em uma situação extrema com abertura max. e visualizada em 100%.

 Eu vejo pessimo sharpening via software, ou seja, raw é para ser tratado e o jpg da xt já ta sharpeado.

 Eu consigo distinguir mais detalhes nas imagens "softs" da R1 do que nas imagens nitidas da xt, ou seja, sharpeadinha basica no PS resolve. To sem o PS aqui pra fazer este teste, interpolar a foto da xt para 10mp e comparar com a foto da R1 devidamente sharpeada.

 E alem disso, a xt ta usando uma lente prime no teste.


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #6 Online: 06 de Dezembro de 2005, 16:24:18
Citar
Eu vejo uma aberração normal em uma situação extrema com abertura max. e visualizada em 100%.

Bom, você perguntou onde ou tinha visto aberração, eu mostrei. E não acho que seja normal, ou melhor, é normal em uma lente com baixa qualidade óptica.

Citar
Eu vejo pessimo sharpening via software, ou seja, raw é para ser tratado e o jpg da xt já ta sharpeado.

O tratamento que a R1 dá em jpg também perde em nitidez para a XT.

Citar
Eu consigo distinguir mais detalhes nas imagens "softs" da R1 do que nas imagens nitidas da xt, ou seja, sharpeadinha basica no PS resolve. To sem o PS aqui pra fazer este teste, interpolar a foto da xt para 10mp e comparar com a foto da R1 devidamente sharpeada.

Bom, sobre os detalhes, devemos considerar que a imagem da R1 está apresentada em tamanho maior, os detalhes estão maiores, mas não me parecem mais nítidos.
Outra coisa: abre as fotos da aberração em 100% e dá uma olhada nas folhagens. É o que eu disse: é normal, mas normal para lente ruim.

Citar
E alem disso, a xt ta usando uma lente prime no teste.

Bom, vantagens de uma câmera de lente intercambiável sobre uma câmera de lente fixa com qualidade discutível, né?


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #7 Online: 06 de Dezembro de 2005, 17:23:18
Sobre a aberração, é bom lembrar que aquele crop do DPReview é sobre 10MP. Outras prosumers normalmente chegam em níveis semelhantes de aberração cromática em 8MP, então possivelmente houve um ganho na R1. Além disso, a Sony tem a mania de gerar fotos mais saturadas, o que realça as áreas de aberração.

Mesmo assim, as prosumers estão muito aquém da qualidade de uma boa lente de SLR. Se é para fazer um super range com uma qualidade porca, prefiro uma lente fixa ou de menor range (como 28-85mm) com qualidade impecável.

Aliás, nunca entendi direito por que uma prosumer não poderia ter lentes intercambiáveis. Não seria reflex, mas poderia ter viewfinder eletrônico... qual o problema em fazerem uma câmera assim? Já que vendem tantos acessórios, poderiam vender "lentes de prosumer". Para a Sony, isso seria especialmente interessante, já que eles não tem compromisso algum com um mount... poderiam começar do zero.
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2005, 17:25:37 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


zecahue

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
    • Zé Cahue
Resposta #8 Online: 06 de Dezembro de 2005, 19:46:17
Saiu mais um review dela:
http://cameralabs.com/reviews/SonyR1/page4.shtml

Pena que eles fazem comparações com a lente do kit.

Se buscar defeitos, vai encontrar em qualquer lente. Mas uma 24-120mm f2.8~4.8 com minima distorcao/aberracao/vinheta e boa nitidez(ok, ela perde em nitidez pra canon 50mm f1.4 .. e deve perder pra outras top tbem, mas colocou a 17-85 IS no chinelo em vinhetagem, pena que nao teve mais comparacoes com esta lente)... custaria quase o preco desta camera.

 Ela(a lente) tem recebido otimos elogios em todos os reviews. A CarlZeiss ta pagando este povo?

 Ela (a camera) tem varios pontos negativos, como o ja falado ruido em altos ISOs, é lenta, é um trambolho...  mas dizer que a lente não é boa acho que é furada eim..?  Se alguma coisa nao vai bem nela, acredito que a sony tentou fazer um sensor parecido com o da D2X mas com baixo custo e algo nao saiu bem nele (ou no algoritimo, pois aquele ruido no preto é realmente bem feio).

 Acredito que aqueles 20mb de raw nao estao la a toa, é camera pra quem gosta de fazer ajustes bem precisos na conversao do raw e nao espera que venha pronto.


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #9 Online: 06 de Dezembro de 2005, 20:08:31
Olha, os resultados da folhagem que aparecem lá são meio desestimulantes, você não acha?

A lente pode não ser propriamente ruim, mas muito boa certamente não é. Aí, considerando que paga-se o dobro do que uma D50 e sem chance de ter uma qualidade óptica melhor, acho que complica. E outra: o range não é tão amplo, você fica limitado também por isso. Mas, como já falei, o importante é o passo dado pela sony. :thmbup:  
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2005, 20:12:15 por Bruno Gomes »


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 06 de Dezembro de 2005, 20:17:33
A câmera é excelente dentro de sua proposta, mas o preço é meio salgado. Com a ausência de espelho fica mais fácil corrgir distorções nos cantos e vinheta.
Citar
Se alguma coisa nao vai bem nela, acredito que a sony tentou fazer um sensor parecido com o da D2X mas com baixo custo e algo nao saiu bem nele (ou no algoritimo, pois aquele ruido no preto é realmente bem feio).
Provavelmente o live preview do CCD pela ausência de um visor ótico esquenta este e deixa algum ruído. Com 40o na Brasil como ficaria?

Se fosse mais barata seria imbatível.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #11 Online: 06 de Dezembro de 2005, 20:24:39
Citar
Aliás, nunca entendi direito por que uma prosumer não poderia ter lentes intercambiáveis. Não seria reflex, mas poderia ter viewfinder eletrônico... qual o problema em fazerem uma câmera assim? Já que vendem tantos acessórios, poderiam vender "lentes de prosumer"


Err.. para manter a característica all-in-one.


zecahue

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
    • Zé Cahue
Resposta #12 Online: 06 de Dezembro de 2005, 20:50:41
Citar
A câmera é excelente dentro de sua proposta, mas o preço é meio salgado. Com a ausência de espelho fica mais fácil corrgir distorções nos cantos e vinheta.
Citar
Se alguma coisa nao vai bem nela, acredito que a sony tentou fazer um sensor parecido com o da D2X mas com baixo custo e algo nao saiu bem nele (ou no algoritimo, pois aquele ruido no preto é realmente bem feio).
Provavelmente o live preview do CCD pela ausência de um visor ótico esquenta este e deixa algum ruído. Com 40o na Brasil como ficaria?

Se fosse mais barata seria imbatível.

 Pois é, o grande problema da sony é o nome. Ou melhor, nomes.. se paga uma boa % a mais por ter Sony/CarlZeiss. A Matsushita/Leica se comecarem a fazer cameras com sensores maiores vai engolir a dupla S/CZ.

 Mas acredito que o preco venha a baixar, na Europa ja ta custando 740-800euros e aqui na China custa cerca de 970 dolares em grandes lojas, em revendedores especiais cerca de 920. Nos eua ja ta caindo pra 900 doletas.

 A interferencia do live preview no ruido nao parece ser muita, a principio pelo teste feito pelo phil. Mas isto foi bastante discutido, pois teoricamente ha uma influencia.


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 06 de Dezembro de 2005, 21:04:24
A Panasonic se comprometeu com Olympus e a linha SLR 4:3.
Talvez ano que vem saia uma.
Cara, voce tá na China.:ph34r:
Bota umas fotos aí para a gente ver.  
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2005, 21:05:41 por pmachado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams