Autor Tópico: Montar um studio fotográfico  (Lida 7592 vezes)

filipe_car

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
Online: 20 de Agosto de 2010, 11:18:53
Pessoal,

Estou responsável por um projeto de inclusão de um studio fotográfico aqui na empresa,
fabricamos móveis plásticos, como cadeira, mesas etc.

Sempre precisamos de imagens, pois estamos inovando com desenvolvimento de novos produtos, e quando precisamos de uma imagem para incluir no site e o programa acionamos o fotógrafo que cobra por foto de R$150 a 200.

Estou fazendo curso superior de Publicidade, e estou numa cadeira que é Linguagem Fotográfica, mas está no início, não chegou nos equipamentos ainda.


Queria uma recomendação, como sou totalmente leigo no assunto.
Câmera, lente, iluminação, cenário etc.



OBS: o studio tem que ser móvel, quando precisar monta e desmonta quando for necessário.



Resido em Pernambuco.



Conto com a ajuda de vocês.










lgmmachado

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
Resposta #1 Online: 21 de Agosto de 2010, 22:04:49
olha, este investimento depende da demanda... eu pelo menos conheco empresas que possuem uma boa demanda de produtos fotograficos, e que fizeram investimentos em equipamentos de ponta, etc... atualmente eles estao fazendo as fotos com fotografos externos pois ja tem muito com que se preocupar dentro de casa alem da pessoa que era para fazer isso saiu da empresa, ou nao conseguiram a qualidade esperada. ja vi isso em pelo menos 3 empresas de bom porte.

montar um estudio decente pode ultrapassar a casa dos 5mil reais fora os equipamentos fotograficos (cameras, lentes, cartoes, etc)... se voce diluir este valor no custo das fotos, alem do tempo empregado e a qualidade desejada este investimento pode demorar um bom tempo para retornar ou ate nunca se retornar.

eu particularmente nao recomendo esta acao, salvo se muito bem fundamentada e com uma pessoa de experiencia para uttilizar os equipamentos...

acho que vai contra a tendencia de mercado que cada vez mais terceiriza este tipo de servico.


filipe_car

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 23 de Agosto de 2010, 12:43:06
olha, este investimento depende da demanda... eu pelo menos conheco empresas que possuem uma boa demanda de produtos fotograficos, e que fizeram investimentos em equipamentos de ponta, etc... atualmente eles estao fazendo as fotos com fotografos externos pois ja tem muito com que se preocupar dentro de casa alem da pessoa que era para fazer isso saiu da empresa, ou nao conseguiram a qualidade esperada. ja vi isso em pelo menos 3 empresas de bom porte.

montar um estudio decente pode ultrapassar a casa dos 5mil reais fora os equipamentos fotograficos (cameras, lentes, cartoes, etc)... se voce diluir este valor no custo das fotos, alem do tempo empregado e a qualidade desejada este investimento pode demorar um bom tempo para retornar ou ate nunca se retornar.

eu particularmente nao recomendo esta acao, salvo se muito bem fundamentada e com uma pessoa de experiencia para uttilizar os equipamentos...

acho que vai contra a tendencia de mercado que cada vez mais terceiriza este tipo de servico.




lgmmachado, obrigado pela informação.

Mas como eu falei estou estudando as possibilidades, o investimento será alto
mas será atrelado seus benefícios, só o fato de não ter que depender do fotógrafo aqui na empresa e a questão do valor de uma foto já é de grande ajuda.

O manuseio da máquina, será por minha conta mesmo, estou pagando uma cadeira na faculdade que "abrange" a linguagem fotográfica, se for preciso fazer um curso para aprimorar isso não é problema.

O investimento dos equipamentos será alto mas irá compensar.
Se não passar das R$5.000 bagatelas.


então ainda preciso de opiniões de profissionais nesta área para me indicar os equipamentos necessários.



abraço.


Clovis Lambiazi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
Resposta #3 Online: 23 de Agosto de 2010, 23:44:19
Creio que com uns 5 mil voce consiga comprar um equipamento de iluminação bom.


filipe_car

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 24 de Agosto de 2010, 12:51:02
OK!..
preciso de recomendaçoes tipo modelo, marcas e tall.
componentes completo como camera, lente etc.


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.449
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #5 Online: 24 de Agosto de 2010, 22:21:09
Recomendo das marcas nacionais Atek e Mako. Dá uma olhada no site. Vai precisar de tochas potentes porque móvel depende de DOF. Então pode considerar por volta de R$1600-2000 cada tocha. Tem que ser pelo menos duas ( três ou quatro são recomendadas ). De acessório para tochas: sombrinha, hazy, rebatedor, fundo infinito, girafa, refletor. O investimento para fotos profissionais será com certeza acima dos 5mil ( só de luz, sem contar máquina, lente, etc ). Se vale a pena investir essa grana ou não é questão de pensar. Até porque tem que considerar que além de ter os equipamentos as fotos produzidas deverão ser do mesmo nível das anteriores, pois é através dessas imagens que a empresa está se comunicando e vendendo o produto.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


MAURO LEITE

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 97
  • Sexo: Masculino
    • http://www.artfotodigital.com.br
Resposta #6 Online: 24 de Agosto de 2010, 23:12:59
compre flash da digiflash.Sao os melhores.
2 canon 5D markII,40D,20D,T1i,lentes canon 24-105,70-200F4,20mm 2.8,50mm 1.4 e 1.8,tamron 28-75 2.8,17-50 2.8,3 flash canon 580 EXII e 430EXII.


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.449
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #7 Online: 25 de Agosto de 2010, 10:31:55
Verdade... esqueci da Digiflash... muito bom tbm
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


filipe_car

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 26 de Agosto de 2010, 17:31:53
tem alguma camera e lente específica para este caso!??


Luiz Guarnieri

  • Trade Count: (20)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.243
  • Sexo: Masculino
  • Estou em São Paulo
Resposta #9 Online: 26 de Agosto de 2010, 21:08:02
 1 Canon 5d MKII      valor R$5.800,00
 1 Canon 24-70 f 2.8  valor R$3.500,00
 1 Mako Variolite 804 valor R$5.850,00
 2 Mako Variolite 404 valor R$3.499,00
 
 Somando-se a isso tudo, tripés, hazys, uma girafa, garras, sistema de fundo, placas de isopor, bla bla bla.

 
 
 
 
 


Emmanuel Medeiros

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #10 Online: 05 de Setembro de 2010, 00:03:10
eu queria saber quanto devo gastar pra montar um studio fotográfico e prestar serviços para fazer festar book etc???...pq na minha conta tenho que gastar em torno de R$25 mil