Autor Tópico: Canonflex RM - antiga e travada  (Lida 3362 vezes)

Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Online: 11 de Dezembro de 2005, 18:45:33
Olá caros amigos,

Ha muito tempo eu fico acompanhando os tópicos do MF sobre "qual câmera comprar", "analógica X digital", ou "custos de uma digital"... e por aí vai...

Eu tenho uma A-95, e sou bem iniciante ainda. (tem só uns 7 meses que eu comecei a fotografar).  Acho que como a maioria do pessoal do fórum, eu tb gostaria de uma camera melhor... uma XT, ou uma D50...

Recentemente achei em casa uma canonflex (do meu pai) toda suja e cheia de fungos, com duas objetivas:

Canon "FD 28mm 1:3.5"

Canon "Super-canomatic R 58mm 1:1.2" ambas sujas e tb com fungos em seu interior. Eu vi num site japonês que esta objetiva vale aproximadamente R$ 1.750,00 (lá no Japão). (93.000 yenes).

Será que compensaria consertar ou mandar limpar essa camera e essas objetivas? (aquele "espelho" que tem dentro do corpo da camera está travando...)
Apesar de bem antigas, acho que foi comprada mais ou menos em 1975, se devidamente limpas e revisadas tiram boas fotos como uma Canon nova?

Alguém saberia dizer qto ficaria esse tipo de conserto e limpesa? Alguém tb indica um lugar  bom (e barato) para executar?

De repente, em vez de pensar numa DSLR, eu conserto esta de filme e uso?






abraços.
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2005, 23:11:37 por davisato »
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #1 Online: 11 de Dezembro de 2005, 19:01:48
Em geral o preço de limpeza de uma câmera/lente, fica em cerca de 80 reais, pouco mais, pouco menos.

Se vale a pena limpar uma lente que vale 1750 dólares? Bem, não vou nem responder.

Infelizmente não acho essas coisas quai em casa -risos.


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #2 Online: 11 de Dezembro de 2005, 23:50:49
Opa, bem-vindo ao mundo das lentes de mount FL/FD!

Vale a pena limpar sim. Mandei limpar a lente (50mm F1.7) da pentax da minha namorada e cosmeticamente ficou perfeita. E olha que ela estava puro fungo. O pai dela chegava a fotografar na praia, sem filtro e dentro d'água (claro, sem imergir a câmera). Paguei R$30,00. Fiquei impressionado em como o elemento frontal e traseiro ficaram translúcidos, ficou parecendo 0km. Se o técnico fez besteira lá nos elementos intermediários não sei, mas a aparência ficou ótima.

Gostaria de aprender como fazer a limpeza em casa. Me parece muito simples sabendo o líquido certo e tendo as ferramentas certas. As chavezinhas de fenda para abrir a objetiva acho que eu já tenho, falta saber o que mais é necessário.

Olha, você já tem um belo de um conjunto. Essa lente F1.2 deve ser alguma série especial, pois em geral as normais F1.2 para Canon FD/FL não valem tanto assim, mesmo as S.S.C., não chegam a 500 reais no ML ou no Ebay.

Eu tenho uma 50mm F1.4 S.S.C. que, apesar dos arranhados de limpeza indevida na lente, ela tira fotos muito nítidas, semelhantes ou melhores que muitas lentes das DSLRs atuais. Você está com um belo equipamento, mande limpar as lentes num bom técnico ou tente descobrir como se limpa (repito, essas lentes de foco manual não devem ter galho pra abrir e a limpeza deve ser bem simples tendo o ferramental certo).

Olha, esse mundo da fotografia "de verdade" é apaixonante. Quando você mandar digitalizar o primeiro filme fotografado com esse seu equipamento, você vai querer dar sua A95 para o irmão mais novo. As fotos não vão dever nada para as melhores DSLRs atuais. Boas fotos!

------------------------------------------------------------------
Sobre o espelho travando, esse é um dos problemas mais simples. Deve ser oxidação ou algo do tipo. Ele deve estar subindo quando você clica e depois não desce mais, deixando o visor "preto" né? Se ele não descer após o clique, tire a objetiva e encontre a travinha que prende ele. Tem algo ali que se você pressionar, o espelho desce de novo.

A Pentax MX da minha namorada estava assim, por fazer muito tempo que não era usada. Fizemos durante um tempo esse processo de empurrar a trava do espelho para ele voltar. Com o uso constante, esse problema nem se repete mais, está funcionando perfeitamente... espero que também seja o caso da sua câmera.
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2005, 00:02:06 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #3 Online: 12 de Dezembro de 2005, 01:19:17
Citar
Sobre o espelho travando, esse é um dos problemas mais simples. Deve ser oxidação ou algo do tipo. Ele deve estar subindo quando você clica e depois não desce mais, deixando o visor "preto" né? Se ele não descer após o clique, tire a objetiva e encontre a travinha que prende ele. Tem algo ali que se você pressionar, o espelho desce de novo.

A Pentax MX da minha namorada estava assim, por fazer muito tempo que não era usada. Fizemos durante um tempo esse processo de empurrar a trava do espelho para ele voltar. Com o uso constante, esse problema nem se repete mais, está funcionando perfeitamente... espero que também seja o caso da sua câmera.
Francisco,

Tudo blz? Qto ao travamento, eu comecei a clicar varias vezes, como vc falou realmente quase nao está travando o espelho mais!

Agora, qto a limpesa... aí acho que já são outros quinhentos... Seria ótimo se eu mesmo conseguisse fazer essa limpesa, mas eu estava olhando, as duas objetivas estão muito sujas, e é por dentro... além disso, o espelho no corpo da câmera, (aquele que levanta) tb está imundo. Alem disso, a ocular tb tá suja por dentro...

Mas, segundo o Ivam, deve ficar em torno de R$ 80,00 a limpesa, eu acho realmente compensa mandar para um técnico especializado!

Valeu pelas dicas!! Um abração e obrigado!  :thmbup:

O site que eu achei o preço é esse aqui (está em japonês):

http://www.mediajoy.com/mjc/search/index.p...1&pg=1&pglen=10
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2005, 01:20:20 por davisato »
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #4 Online: 12 de Dezembro de 2005, 08:38:37
O problema de abrir a objetiva é que na montagem o inexperiente nem sempre encontra os afastamentos corretos e o alinhamento correto das lentes. Além disso há uma minúscula bilha que é responsável pelos cliks do diafragma que geralmente se perde quando alguém que não está alerta abre a lente (isso faz pouca diferença, pois o diafragma contínuo é até mais legal)

Repasso o dito por um amigo que faz manutenção em cãmeras e que conhece "um pouqiinho" de lentes:

Para os vidros extrenos Veja limpa-vidros
Para os elementos internos benzina retificada.

Se você mandar para manuetnção será feita a limpeza com esses produtos. O dito por esse meu amigo apenas corrobora o que já ouvira de um outro técnico.


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #5 Online: 12 de Dezembro de 2005, 11:35:09
Obrigado pelas dicas, mestre Ivam!!!  :thmbup:

Eu vou mandar consertar! Devo mandar para minha irmã que mora em Belo Horizonte. (para mim é mais fácil) Ela disse que conhece um pessoal bom que trabalha com isso lá. Abraços!  :thmbup:  
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #6 Online: 12 de Dezembro de 2005, 13:24:15
Pois é... uma vez fui abrir a minha AE1 usando o manual de reparos da Canon e deu um trabalho do cão... tem que cuidar pra não deixar o fotômetro desregulado, mas li vários guias na net antes e não tive problemas. Vou tentar encontrar o guia de reparos das lentes FD...

Neste verão devo fotografar muito na praia/litoral. Não sei como as lentes vão se comportar com a maresia, então quero estar preparado para eu mesmo fazer a manutenção, caso seja necessário.

Andei pesquisando e descobri que Canonflex R era um mount para SLRs Canon. Depois vieram as FL e, nos anos 70, as FD.

Manual de instruções:

http://www.canonfd.com/rmind.htm

Outra fonte sobre as Canonflex R.

http://www.cameraquest.com/canonflx.htm

Aqui uma observação sobre as lentes Canonflex R:

"The Canonflex MOUNT is almost the same as the later Canon FL/FD series cameras, but NOT the same.  Lenses have a different set of connections at the back.  In practical terms,  you may damage your camera or lens by interchanging earlier Canonflex bodies and lenses with later FL/FD bodies and lenses.  Some will be OK, some not OK, so be careful."

Em outro site:

"I just dug out my 1977 copy of "How to Select and Use Canon SLR Cameras" by Carl Shipman. According to Shipman's lens compatibility table, the Canonflex RM can use FD and FL lenses but the aperture has to be stopped down manually. He doesn't list any specific lenses that cannot be used, but I would add that if you're using FD lenses make sure they're not set to "A" or you'll damage a tiny pin in the lens mount."

"Canonflex RM, 1962, Similar to RP but built  in selenium meter.  The most common Canonflex with about 72,000 production."

Não encontrei referência a essa sua lente 58mm. Quando o seu pai comprou essa câmera, se ele já não fosse fotógrafo na época, provavelmente chegou na loja e disse "quero a melhor lente que você tiver aí" :P , já que as Canonflex RM costumavam vir com uma 50mm F1.8.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #7 Online: 12 de Dezembro de 2005, 13:27:59
http://canon.cavey.org/html/1959-1963.shtml

Não consegui copiar o texto da página pois está dividido em muitas tabelas...

Aqui vão algumas características:
Marketed April 1962
Discontinued 1964   
Original Price       
49,500 yen (w/R50mm f/1.8)
69,000 yen (w/R58mm f/1.2)



 
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2005, 13:33:50 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #8 Online: 12 de Dezembro de 2005, 21:00:26
Francisco,

Mais uma vez obrigado pelas dicas!!  :thmbup:  Eu vou realmente mandar limpar a câmera e as objetivas, pq eu não tenho o menor know how pra tentar fazer isso em casa... e é bem provável que acabe estragando alguma coisa, hehehehehe

abraços!  :thmbup:  
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG