Autor Tópico: Rolleiflex + Provia  (Lida 4509 vezes)

klaus liebert

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 39
  • Sexo: Masculino
    • photo.net
Online: 11 de Setembro de 2010, 08:45:23
Ola pessoal!

eis 3 fotos feitas com uma rolleiflex TLR (xenotar), mais Fuji Provia (vencido, mas sempre guardado na geladeira).

Acho impressionante do que uma camera da decada de 60 é capaz.

abracos











« Última modificação: 11 de Setembro de 2010, 08:45:54 por klaus liebert »


Ebone

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 11 de Setembro de 2010, 13:10:53
Muito legal o resultado mesmo.

Mas sabe o que me encanta nisso? Imagine essa menina daqui há alguns (muitos) anos mostrando esses cromos para sua própria filha... Não no computador mas os próprios cromos na luz... isso é fotografia de verdade!


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #2 Online: 11 de Setembro de 2010, 14:13:44
Ebone:
 Verdade absoluta.


klaus liebert

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 39
  • Sexo: Masculino
    • photo.net
Resposta #3 Online: 15 de Setembro de 2010, 15:33:49
Valeu pelos comentarios!

Concordo com voce Ebone, alias ha poucas semanas tive um problema no computador e perdi quase tudo. Por sorte cerca de 80% das fotos que tenho estao seguras em filme.

Podem ate dizer tudo sobre back up e bla bla bla, mas quem tem saco para isto? Eu nao tenho, e a maioria da pessoas tb nao.

O duro é que as pessoas so se darao conta que apesar de terem clicado como nunca nao tem fotos de recordacao daqui a muitos anos, quando ja sera tarde.


ramon

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 51
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 17 de Setembro de 2010, 01:08:58
Puts, todas estão lindas... mas essa primeira a luz dela e todo o contexto tá magnifica...sem dúvida, filme é filme! Fica pra toda história.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #5 Online: 17 de Setembro de 2010, 10:57:46
O filme tem uma grande vantagem, incontestável, sobre o digital. Não estou falando em relação a qualidade da imagem, praticidade e isso tudo que todo mundo geralmente discute.

No digital, simplesmente não há um meio físico representativo da imagem, e sim um meio de armazenamento qualquer que contém as informações da imagem. Mas você depende de um aparato tecnológico que muda constantemente, sejam as mídias, dispositivos de armazenamento e os padrões. Supondo que alguém tenha um banco de imagens em DVD e que este DVD dure 50 anos, algo que duvido. Onde vai arrumar um leitor de DVD nessa época ? Hoje, você não consegue nem mais ler um disquete facilmente. HDs de tecnologia mais antiga, como os MFM,RLL e ESDI então, nem se fala. Tem um monte de padrões de imagem que cairam no esquecimento, e isso em menos de 20 anos. O fato é que a tecnologia será muito diferente e poderá ser muito complicado recuperar as imagens.

Claro que dá para migrar de midia, tecnologia e tal, mas convenhamos, é um saco !

Com o filme, há um suporte, um meio fisico, que se bem guardado dura 100 anos na boa. Não precisa de nenhuma tecnologia eletrônica ou de informática para ver a imagem. Pode ser reproduzida por meios simples e por ai vai.

Eu comprei uma ampliação de uma foto dos irmãos Allinari, de Florença, feita sob encomenda de um negativo em placa de vidro do final do séc. 19. A placa é de 10x7 polegadas, e a imagem impressionante. Tem mais de 100 anos !
« Última modificação: 17 de Setembro de 2010, 10:58:31 por afshalders »


ricardo braescher

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 03 de Janeiro de 2011, 17:54:19
Provia------ o filme
Rollei ----- a camera
PONTO FINAL


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 03 de Janeiro de 2011, 18:05:49
Provia------ o filme
Rollei ----- a camera
PONTO FINAL

Eu diria: ponto e vírgula, pois:

Velvia 50------ o filme (também)
Rollei-------idem.
-22.352971,-48.775582


GuiSimões

  • Trade Count: (9)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
  • Sexo: Masculino
    • Arte em Giclê
Resposta #8 Online: 04 de Janeiro de 2011, 01:42:27
Braga,

essa fleuma em cima do Ektar é válida? As respostas de cor e contraste seriam equivalente a um Provia, por exemplo?

[]'s


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 04 de Janeiro de 2011, 08:14:15
Braga,

essa fleuma em cima do Ektar é válida? As respostas de cor e contraste seriam equivalente a um Provia, por exemplo?

[]'s

Sim, é válida. Vou plagiar o Zé Azevedo em sua frase lá no outro post. Então, pra falar desse filme: "Ele é ele. Ele tem personalidade."; acho que isso exemplifica muito bem a aura do Ektar.

Quanto a compará-lo com o Provia, ou qualquer outro filme, bem, eu não vejo essa prática com bons olhos. Deixemos cada macaco no seu galho. Mas também não tenho competência técnica para dizê-lo com tanta convicção.

Já ouvi falar que mesmo entre os diferentes formatos de Ektar há alguma diferença. Você sabe, existe Ektar nos formatos 135, 120, 4x5 e 8x10. São esses os que conheço, embora tenha usado somente até o médio formato. Vou encomendar uma caixinha de 4x5 pra ver como é.
-22.352971,-48.775582


jackvidal

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 18 de Janeiro de 2011, 10:39:40
Lindas fotos, mas a primeira está sensacional!

Jack
"É preciso ter vontade E ir!"
http://www.flickr.com/photos/jackvidal


irado

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 935
  • Sexo: Masculino
  • (re)aprendendo a fotografar.. olhando.
Resposta #11 Online: 18 de Janeiro de 2011, 12:52:21
as fotos estão ótimas; não há surpresa, na verdade: QUALQUER filme de boa qualidade - mesmo que barato - em câmara com ótica boa oferecerá MUITO, mas MUITO mais do que QUALQUER digital. Se duvidam, olhem novamente as fotos acima e notarão que os fios de cabelo estão individuais. No monitor provávelmente algo se perde, mas "ao vivo e a côres" a história é outra. Aliás, slides são feitos para projeção - ampliação de até 1000x - faça isso com um amontoado de pixels (risos).
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2011, 12:52:40 por irado »
saudações,
irado furioso com tudo
Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
Não uso drogas - 100% Miko$hit-free
"Antigamento o homossexualismo era coibido, depois passou a ser tolerado, agora já está sendo completamente aceito e eu vou me embora antes que se torne obrigatório." [Arnaldo Jabor]
"infelizmente no brasil quem decide não é quem le jornal, mas sim quem limpa a bunda com ele." [encontrado no Orkut]


Alexandre Freires

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.816
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 03 de Fevereiro de 2011, 21:49:49
Belas fotos Klaus, a fotometria está perfeita :ok:
Alexandre Freires
Site: www.duasrodasbrasil.com.br


talesbass

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.545
  • Sexo: Masculino
  • we can all drive change...
Resposta #13 Online: 09 de Março de 2011, 15:22:23
Esta camera é show

lindas fotos fotometria perfeita

Parabens :clap:
\"Se há uma característica que destingue um homem de um menino, talvez seja a paciência\" (Lance Armstrong)


AC

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 113
Resposta #14 Online: 16 de Março de 2011, 14:36:34
Nas mãos de quem sabe utilizar o resultado é este, fotos lindas.
Abração