Autor Tópico: Lentes fixas 28mm para Nikon  (Lida 2001 vezes)

B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Online: 17 de Dezembro de 2005, 00:10:41
Pessoal, já tinha como certa a compra da Nikkor 50mm f/1.8. Entretanto, tenho pensado em comprar uma 28mm, para ter uma ângulo de visão mais próximo das clássicas 50mm em filme. Tenho visto a Nikkor 28mm f/2.8 e a Sigma 28mm f/1.8 EX Aesférica DG DF. A Sigma é um pouco mais cara, mas a abertura maior seria bastante usada por mim, que precisei muitas vezes da f/1.8 da minha Canon 50mm. Bom, alguém conhece essas duas lentes? O que teria a dizer sobre elas?

Abraços!


Thiago Sigrist

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #1 Online: 17 de Dezembro de 2005, 14:35:07
Olá, Bruno!

Pelo que vejo, a Nikkor 28/2.8 é comparável em qualidade à Sigma 28/1.8, mas é bem mais leve e também mais barata. Porém, concordo, a abertura da Sigma é uma vantagem indiscutível.

O problema é que, na realidade, a Nikkor 28/2.8 não é das melhores lentes da Nikon. Acho que inclusive ela é a pior GA fixa da Nikon, seja em termos de resultado nas fotos, seja em MTF.

Acho que o esquema, se você quiser uma lente fixa com ângulo de visada normal pra sistema Nikon, seria pegar uma Nikkor 35/2D (que é bem boa, mesmo em f/2) ou ainda tentar a Sigma 30/1.4 DC. Esta última tinha uns problemas com nitidez e desfoque nas bordas nas primeiras tiragens, mas parece que as cópias mais recentes já não sofrem do mesmo mal. Lembre-se também que ela é uma Sigma DC, ou seja, só funciona em câmeras digitais com sensor APS. Como última opção, você pode investigar a Nikkor 28/1.4D, mas é caaaaaaaaaaaaaaaara.

Espero ter ajudado em algo!
Abraços!
Thiago Massariolli Sigrist
Indaiatuba - SP
-----------------------------
Câmera Grande (DSLR) + Lente
Câmera Compacta


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #2 Online: 17 de Dezembro de 2005, 15:02:42
Ajudou sim! :thmbup:
No outro fórum também falaram dessa 35 f/2. O problema é o preço. Só achei ela na consigo e na beephoto, na consigo sai por R$1450,00, mas acho que dá para conseguir por menos. No teste do photodo ela recebeu 3.9. A 50mm já recebeu 4..4, e a 28 f/2.8 fica atrás das duas, com 3.2.
A sigma tem o inconveniente de ser mais grandona, perde aquela discrição que eu gostava quando usava a XT com a 50mm. Talvez esperar aparecer uma 35 usada em bom estado possa ser a melhor solução mesmo.